Alfabetização infantil: a importância da família

nov 21, 2016 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Escola, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Apesar de a escola ser fundamental no processo de alfabetização infantil, a presença da família tem muita importância, não apenas para que a criança mantenha um bom ritmo em casa, mas também para que seu desenvolvimento seja acompanhado de uma boa relação família-escola.

De fato, quanto maior a participação familiar no ensino, mais interessada a criança fica no aprendizado. Esse é o estímulo essencial durante a fase de alfabetização; afinal, o hábito e o treino da leitura e escrita faz com que tudo seja memorizado e desenvolvido com mais facilidade.

Base social

Antes de a criança entrar para a escola, a família é, com toda certeza, a primeira instituição que influencia a dinâmica social na infância. Ou seja, esta base pode e deve criar um ambiente propício para o aprendizado, e assim estimular o futuro aluno a se interessar pelo crescimento estudantil.

É importante, logo de início, que o núcleo familiar não deposite toda a responsabilidade nos educadores – ainda mais em se tratando do processo de alfabetização, em que as poucas horas em contato com o professor não são suficientes para que a criança desenvolva o costume de treinar, assim como o prazer em fazê-lo.

Reflexo de casa

Um fator de extrema relevância é que a escola é o espelho de casa, o que torna as relações familiares essenciais no comportamento da criança perante coleguinhas ou professores; o ambiente escolar é uma extensão do domiciliar e, ao contrário do que muitos imaginam, deve ser visto pelos alunos como um local alegre e estimulante. Para isso, os educadores contam principalmente com os pais, a fim de que seus filhos estejam dispostos, desde casa, a fazer parte da sociedade.

Nessa fase, os filhos tentam ao máximo espelhar-se nos pais. A família é importante nesse ponto não apenas para incentivá-los na alfabetização das crianças, mas principalmente para mostrá-los que todos se interessam por leitura e escrita, e o quão fundamental e aplicável essas habilidades são para a vida.

Como ajudar

Na prática, a família pode sentir-se um pouco confusa sobre como ajudar a escola. Mas, primeiramente, deve-se saber que existe um material direcionado para o período de alfabetização e aprendizagem. A literatura infantil é bastante ampla e este é um processo que, para ser eficaz, deve ter início desde os primeiros meses de vida: o incentivo com um livro para bebê – que geralmente possui uma temática mais leve e uma história infantil ilustrada – é fundamental para despertar desde cedo o interesse e a alegria pela leitura. Outro ponto importante é sempre adequar-se ao gosto pessoal da criança: existe uma infinidade de livros infantis e a escolha do enfoque, da história e até das imagens faz total diferença na hora de a criança gostar ou não do costume da leitura.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais