Muitos dos hábitos que um indivíduo tem quando adulto começam a ser formados logo nos primeiros anos de vida. Por isso, assim como os maus hábitos precisam ser evitados, os bons devem ser estimulados para que os pequenos os levem durante toda a sua vida.

A leitura é um desses hábitos que devem ser incentivados desde cedo! Com muitas opções de histórias e livros infantis, é importante que a literatura faça parte da vida dos pequenos desde muito cedo (Leia para o seu bebê durante a gravidez com estas 4 dicas). Entre outros (VÁRIOS) benefícios, o hábito da leitura estimula a criatividade, a empatia, o raciocínio, o respeito, a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e da linguagem e uma visão de mundo mais ampliada.

Mas como fazer isso?

Além de ser o exemplo, algumas outras dicas podem ajudar você a incentivar a leitura desde cedo em casa, como, por exemplo, fazer visitas à biblioteca da cidade, aproveitar os personagens e temas favoritos do seu pequeno, explorar as cantigas populares, assinar um clube do livro, usar diferentes entonações de voz e gestos durante a contação, montar um cantinho da leitura e explorar as ilustrações dos livros!

O papel da história infantil ilustrada no incentivo à leitura

Livro ilustrado, livro imagem, livros com ilustrações dos mais variados tipos… Principalmente durante a infância as imagens e ilustrações dos livros têm um papel fundamental, despertando o interesse, a curiosidade e a atenção dos pequenos leitores, desde os primeiros meses de vida. Muito mais do que apenas uma “decoração” ou detalhe dos livros, as ilustrações são parte fundamental da história e do objeto livro. A literatura infantil caminha lado a lado com o trabalho de ilustradores. É como já falamos aqui no Blog: “O ilustrador é uma personagem fundamental na literatura infantil. Afinal, ele é quem dá imagem, cor e formas à ideia do texto, ou até mesmo conta uma história por meio das ilustrações” (Leia A importância das ilustrações nos livros infantis).

Ou seja, a história infantil ilustrada é essencial para despertar o interesse do pequeno em ler e acompanhar as histórias, muito antes de aprender a ler. Além disso, as ilustrações têm o importante papel de estimular a  imaginação das crianças para pensar em ações e conseguirem visualizar as aventuras e desventuras dos personagens durante a narrativa.

Por isso, as ilustrações são muito mais do que um atrativo para a capa de um livro, permitindo uma experiência inovadora e completa de um universo, seja ele de fantasia, aventura, ou outros gêneros. Quando a criança recebe uma história infantil ilustrada não ocorre apenas a leitura de um texto e uma imagem, e sim a criação de uma experiência completa. É possível apreciar o formato, o uso do enquadramento utilizado pela editora, a relação entre a capa e o seu conteúdo, assim como a articulação do texto com as imagens.

As ilustrações incentivando a arte e outras formas de expressão

Além de tudo isso que citamos ali em cima, as ilustrações também inspiram trabalhos artísticos e estimulam a sensibilidade e a experiência do mundo ao redor. Afinal, é muito importante que a criança tenha sua criatividade estimulada e colocada em prática, ajudando não apenas o seu lado sensível e cognitivo, mas também a sua coordenação motora, ao realizar atividades como desenhar, pintar e mexer em um livro – virando páginas, carregando o item, etc.

Os diferentes tipos de ilustração na literatura infantil

Xilogravura, colagem, pintura, calcogravura… Você já parou para pensar em quantas técnicas e possibilidades existem na hora de ilustrar um livro? Há muitos anos, os artistas começaram a criar obras ilustradas e a dar um caráter ainda mais infantil às obras destinadas aos pequenos. Mas, até as ilustrações chegarem ao que  conhecemos hoje, impressas ou coloridas em papel, elas passaram por etapas que evoluíram para a diversidade de hoje em dia. Conheça aqui os diferentes tipos de ilustração na literatura infantil!