Como a imunização pode contribuir para uma primeira infância saudável

nov 11, 2021 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Pediatra destaca a fundamental contribuição da vacinação infantil para o crescimento saudável das crianças e em todas as fases da vida

De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira infância acontece entre a gestação e os seis anos de idade (1). Esse é um período fundamental para o desenvolvimento humano e requer diversos cuidados relacionados à saúde dos pequenos e pequenas (2).

Para informar aos pais e cuidadores sobre a necessidade e benefícios da imunização para uma infância saudável, nos unimos à Sanofi Pasteur, uma das maiores empresas de vacinas do mundo e presente no Brasil há mais de 45 anos, para abordar esse tema aqui no Blog Leiturinha.

👉 Ler mais: Os cuidados com os bebês prematuros para um desenvolvimento saudável

Imunização na primeira infância: quais são as necessidades das crianças?

Segundo o médico Daniel Jarovsky, pediatra, infectologista e membro da Sociedade de Pediatria de São Paulo, uma infância saudável tem como pilares uma boa alimentação, aprendizado, estímulo neurológico e a prevenção de doenças. 

“A criança deve poder atingir seu potencial máximo de aprendizado, desenvolvimento e interação social. Essa trajetória só pode ser assegurada quando ela está protegida de possíveis infecções graves, que podem deixar sequelas ou levar à morte. Por isso, é primordial associar a vacinação, para assim permitir que o potencial de uma infância saudável seja alcançado para todas as crianças”, ressalta o médico.

Outro fator muito importante apresentado pelo pediatra e que serve de alerta para as gestantes é que a vacinação das mulheres grávidas tem sido uma forma de proteção fundamental, principalmente para os bebês nos primeiros meses de vida.

“Os menores de seis meses não conseguem ter o esquema de vacinação completo, pois as vacinas são feitas ao longo desse período. Quando pensamos nos bebês menores de 2 meses, essa janela de suscetibilidade é ainda maior. Entretanto, essa janela pode ser preenchida com a vacinação das gestantes, visto que, ao serem vacinadas e produzirem anticorpos, estes são passados para o feto pela placenta. Já o bebê, após o nascimento, recebe esses anticorpos por meio do leite materno”, esclarece Jarovsky.

A caderneta de vacinação e a saúde das crianças

O bem-estar e os cuidados com a saúde da criança precisam ser compreendidos como mais do que idas regulares ao pediatra. Apesar deste ser um fator indispensável, a saúde da criança está também diretamente associada aos cuidados físicos, emocionais e sociais.

Após o nascimento e a alta hospitalar, a recomendação dos especialistas é de que a família faça visitas constantes ao pediatra ou ao posto de saúde para ser orientada sobre o esquema vacinal.

Ainda na maternidade, as famílias recebem a caderneta de saúde da criança, um documento que serve como guia dos cuidados e direitos e que auxilia pais e responsáveis no acompanhamento da saúde e do desenvolvimento da criança até os 9 anos de idade (3).

A caderneta apresenta o calendário de vacinação (4). Ressaltamos que o processo de imunização na primeira infância é um dos mais importantes! Além do impacto para a criança, a vacinação coletiva possui grande impacto na saúde e qualidade de vida de uma população, ajudando inclusive a eliminar e controlar doenças.

“Nos primeiros dois anos de vida, a gravidade e a incidência de doenças infecciosas é muito grande, principalmente as virais e as bacterianas. Portanto, deve-se sempre focar na vacinação no início da vida para diminuir o risco da evolução de doenças e diminuir as sequelas que podem prejudicar o desenvolvimento”, informa o pediatra e infectologista Daniel Jarovsky.

A importância da imunização na primeira infância para a imunização de rebanho

Outro ponto importante é que a imunização ajuda a evitar que essas doenças contagiosas sejam transmitidas entre as crianças, principalmente nos períodos de contato nas creches e escolas.

Ainda de acordo com o pediatra e infectologista, quando alcançamos um número alto de pessoas imunizadas, gera-se o processo que os especialistas chamam de imunização de rebanho. Assim, a sociedade fica protegida e livre da incidência e transmissão dessas doenças.

Para se manter alinhado com o esquema vacinal de toda a família, confira os calendários de vacinação disponibilizados pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) (5-8). São eles:

Saiba mais sobre cuidados para uma infância saudável no Almanaque Infância e Afeto, disponível gratuitamente no site www.sanoficonecta.com.br/campanha/vacinacao-sem-duvida/quem-ama-vacina/campanha-robson.

O material, cheio de dicas e brincadeiras para pais e cuidadores se divertirem com os bebês, é um desenvolvimento em parceria Leiturinha e Sanofi Pasteur, com o apoio da Associação Brasileira de Pais e Familiares de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com).

 

Referências

Sanofi Pasteur

Este artigo foi produzido pela Leiturinha, em parceira com a Sanofi Pasteur, e com o apoio da Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, para a campanha "Quem Ama Vacina".

    Acompanhe nossas redes sociais