Você sabe qual é o índice de leitura no Brasil?

nov 2, 2021 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O hábito da leitura é um impulsionador para diversas melhorias no desenvolvimento infantil, tanto de ordem prática quanto cognitiva. O aumento do vocabulário, a compreensão do texto e a ortografia são exemplos disso. Esse hábito também contribui para que haja várias melhorias emocionais. É o caso do aumento da empatia, o autoconhecimento e a compreensão de outras realidades. No entanto, analisando o índice de leitura no Brasil, a prática ainda é tímida no país.

👉 Leia mais: Qual é a importância da leitura na educação infantil?

Você sabe qual o índice de leitura no Brasil por habitante?

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro tem uma média anual de 4,96 livro por habitante.📘 Porém, apenas 2,43 desses livros (menos de 3, em média) foram lidos do início ao fim, o que tende a comprometer ainda mais o índice de leitura no Brasil.

Com isso, percebemos que o brasileiro ainda não considera a leitura uma prática diária. Provavelmente, parte dessa métrica se dá devido ao fato de que ler não é considerada é uma atividade de lazer. Muitos de nós ainda não consideramos a leitura como uma opção para momentos de distração, similar ao que é assistir televisão, ouvir música ou ir a um restaurante.

Os motivos levantados para não ler caminham entre a falta de tempo⏰ e a dificuldade em praticar a leitura.😖

Qual o impacto em exames e provas?

O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) avalia estudantes entre 15 e 16 anos de 77 países. Ao analisarmos as notas, vemos que 50% dos brasileiros tem resultados nível 1 em leitura. Em uma escala de 1 a 6, 1 é o pior índice de desempenho e 6 é o melhor.

Esses dados evidenciam que a compreensão média do brasileiro é literal e tende a se restringir a frases curtas. A falta de abstração também é evidenciada nos resultados de Matemática e Ciências, que são as outras áreas avaliadas pelo programa.

Entre os países cujos jovens têm melhores resultados em leitura encontram-se Finlândia, Canadá e Coréia. Estes 3 países estão no topo da lista de quem lê mais com os seguintes números: a Finlândia tem uma média de 14 livros lidos por ano por habitante; depois. aparecem o Canadá, com 12. e a Coréia, com 10.

O hábito da leitura é muito importante. Vamos cultivar?

Existem diversos estudos que relacionam a leitura com a possibilidade de liberdade e de entendimento do mundo.

O índice de leitura no Brasil também impacta a oportunidade de melhores empregos. Dr. Seuss, famoso escritor dos Estados Unidos da América e autor de mais de 60 obras infantis, falou sobre a importância da literatura:

“Quanto mais você lê, mais coisas irá saber, e quanto mais você aprender, a mais lugares poderá ir”.

Por isso, que tal começar a ler aquele livro hoje mesmo e fazer crescer o índice de leitura no Brasil?💪

🛒Aumente o índice de leitura no Brasil com a Loja Leiturinha!

Confira abaixo 4 livros curados diretamente da Loja Leiturinha que podem ser grandes aliados para você ajudar a aumentar o índice de leitura no Brasil, promovendo momentos divertidos, lúdicos e cheios de aprendizado com as suas crianças!✨📚

Box Mágico de Oz

Clique na imagem para ver o item na Loja Leiturinha

O box Mágico de Oz é um produto indicado pra quem adora viajar e imaginar no mundo mágico de Oz. Seus pequenos e suas pequenas devem ter os primeiros contatos com certos clássicos literários ao seu lado. É a melhor forma para eles construírem pouco a pouco o hábito da leitura e o amor por estas obras.

Ler para as crianças ou junto com elas é uma prática saudável e com muitos ganhos educacionais, pois elas aumentam seu vocabulário e repertório cultural.

Adicionalmente, o livro para colorir, com ilustrações originais de W. W. Denslow e John R. Neill, é ótima alternativa para ir além da leitura. Com criatividade, os pequenos leitores e pequenas leitoras podem dar asas à imaginação, podendo usar os elementos da história para pintar e depois mostrar aos amiguinhos e familiares.

O livro O mágico de Oz é repleto de lições de vida, permeadas com muito senso de humor. Tudo isso para conduzir você e as crianças a um mundo de encantamento, diversão e descobertas de todos os tipos!

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

Dom Quixote em Quadrinhos

Clique na imagem para ver o item na Loja Leiturinha

Recomendado para crianças a partir dos 10 anos, o livro Dom Quixote em Quadrinhos é inspirado nesse que é considerado um dos primeiros romances da história. Trata-se de uma das obras que inaugurou o gênero HQ, forma de contar histórias que temos até hoje.

O personagem Dom Quixote figura entre os mais conhecidos de todo o mundo. O clássico é apresentado à criançada de modo acessível e atraente. As ilustrações bem humoradas de Caco Galhardo fazem com que os leitores possam visitar passagens significativas da obra de Miguel de Cervantes.

O conteúdo deste livro vai desde as reflexões iniciais, passando pela transformação do pacato fidalgo no visionário cavaleiro andante, até suas aventuras que atravessaram os séculos. Este livro destaca, também, as grandes batalhas e a famosa luta com os moinhos de vento.

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

Píppi Meialonga

Clique na imagem para ver o item na Loja Leiturinha

A encantadora Píppi Meialonga é uma menina de nove anos incrivelmente forte que não tem pai nem mãe e mora sozinha, mas é feliz da vida. Seus companheiros são um cavalo e um macaquinho. Ela faz suas próprias roupas e sua própria comida.

Sapeca e sem medo de nada, a personagem principal do livro Píppi Meialonga demonstra ter autoestima elevada. Pedida certa para encantar aquela criança mais espivetada!

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

João, Joãozinho, Joãozito

Clique na imagem para ver o item na Loja Leiturinha

Este livro é certeza de deliciosos momentos de leitura que levam as crianças a descobrir a genialidade do mineiro Guimarães Rosa, um dos grandes nomes da literatura do país.

O livro João, Joãozinho, Joãozito conta a infância do autor. As imagens que complementam o texto possibilitam uma autêntica viagem pelo interior de Minas Gerais e pelo amor de Joãozinho pelas palavras e pelos animais.

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

Leia mais:

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação, educadora e escritora, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação, desenhos, viagens e literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais