Uma das principais dúvidas de quem tem o sonho de ver o filho falando inglês, mas ainda não é fluente, é: “E se eu ensinar algo errado?”. E, antes de tudo, preciso te contar a verdade: provavelmente você vai falar algo errado para a criança, mas antes de se desesperar, saiba que isso acontece no português também!
Sim, mesmo você sendo fluente ou até mesmo nativo em um idioma, falar uma palavra ou outra errada, acontece!
O erro em um idioma pode ocorrer através da fonética, como trocar os sons, por exemplo, mas também pode ser na gramática (como conjugar errado os verbos, por exemplo) ou de qualquer outra parte daquele idioma.
E, como eu falei, pequenos erros fazem parte do desenvolvimento e da fala dos falantes daquela língua. Pode ter certeza de que se você abrir uma gramática normativa, vai ver que fala bastante coisa errada.
E está tudo bem.
Mas, claro, existem formas de contornar isso. Quer saber como? Continue aqui no texto que eu vou te contar.
Se você cometer um erro e depois descobrir que falou errado, pode contornar de duas maneiras:
Você pode simplesmente falar corretamente como se nunca tivesse errado antes
OU
Você pode falar pra criança que errou e agora já sabe que está correto
Então, fique tranquilo caso saia alguma coisa erradinha por aí, porque o que realmente vai fazer diferença é a exposição a longo prazo a esse idioma.
Além disso, existem outras formas de a criança ter acesso a essa língua
Como livros, audiobooks ou vídeos e filmes em inglês. Isso ajuda a criança a melhorar o inglês (claro, se ela já for exposta a essa língua via interação social) e ela pode acabar até te corrigindo, como foi meu caso!
Agora que você já sabe como contornar e resolver esse “probleminha” bilíngue, é importante que você saiba que, mais do que apenas contornar, devemos dar acesso à criança a outras fontes de estímulos. Lembre-se; você pode ser a única fonte de exposição ao idioma, mas não seja a única fonte de acesso a ele. Por isso, como eu falei, ler livros e ouvi-los depois em versão de áudio, pode te ajudar a não cometer mais erros, tanto na leitura quanto na fala.
É por isso que a Leiturinha criou o Flap, a versão em inglês que você já conhece. Assim, você vai poder ter os momentos de conexão com a criança através da leitura e, depois, conferir junto com ela a leitura do livro versão audiobook pelo aplicativo.
Legal, né?
Espero que tenham gostado dessas dicas!
Confira também:
👉Dicas de mediação FLAP by Leiturinha para quem não manja de inglês