Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

Literatura infantil e inclusão: em busca de um mundo para todos

por | jan 20, 2022 | 2 Comentários

O contato com os livros desde o início da vida traz inúmeros benefícios para as crianças. No entanto, é fundamental que esses benefícios possam chegar a todos os pequenos e pequenas. Afinal, ler deve ser um direto de todas as pessoas! 📚❤️ E o tema literatura infantil e inclusão deve ser sempre debatido. Por isso, que tal conversar sobre esse assunto? Acompanhe o texto!

Leia mais:
👉 Descubra os benefícios da leitura na infância
👉 Como montar um cantinho da leitura em casa
👉 Você sabe quais são os benefícios do audiolivro para o seu pequeno?

Iguais, porém diferentes: cada criança se desenvolve à sua maneira!

As crianças se desenvolvem de formas diferentes umas das outras. Isso porque o processo de desenvolvimento infantil é influenciado não só por fatores biológicos, mas por vários outros. Por exemplo, o ambiente em que vivem e os estímulos que recebem de seus pais, mães e pessoas responsáveis.

Assim, interpretar dessa forma os acontecimentos que precedem a compreensão do mundo e o aprendizado de significados, rompe com a ideia de que a criança se desenvolve a partir de acumulações sucessivas, que seriam naturais ao curso do desenvolvimento humano.

Ao contrário dessa concepção, entende-se que é do lançar da criança no mundo que ela se desenvolve. Por isso, podemos afirmar que todas as crianças se desenvolvem de acordo com suas próprias habilidades, dentro do seu próprio contexto. 🧒👧

Sendo mais específico, o estudioso do desenvolvimento infantil, Lev Vygotsky, pontuou a respeito do desenvolvimento de crianças com deficiência. Segundo ele, “uma criança cujo desenvolvimento está complicado pela deficiência não é simplesmente uma criança menos desenvolvida que as outras, mas uma criança que se desenvolve de outra maneira“.

Literatura infantil e inclusão: o papel dos livros

Através da experiência da leitura e pelo intermédio e contato com os diferentes tipos de livros, as crianças com deficiência têm a oportunidade de acessar diferentes leituras do mundo e aprender diferentes conceitos. Por isso, quanto mais frequente o acesso à literatura, mais variadas serão as informações que as crianças captam. E assim, será ainda mais rico o seu aprendizado.

No entanto, ajustes podem ser necessários: a adaptação dos livros infantis é uma das maneiras de que crianças com deficiências possam ter contato não só com a leitura, mas com a aquisição de conceitos e de novas estruturas linguísticas, por exemplo.

Dessa forma, todos os benefícios da leitura na infância, nas diversas áreas do desenvolvimento (como a cognição, linguagem, desenvolvimento motor, autocuidados e socialização), podem ser também apreendidos por uma criança com deficiência.

Para além das influências que a leitura exerce no desenvolvimento saudável na infância, reafirmamos a importância do ato de ler como forma de construção do sujeito perante ao mundo. A literatura tem grande influência na forma com que o sujeito percebe o mundo em sua extensão, para além do que está ao alcance da sua percepção. E por isso, literatura infantil e inclusão são assuntos bastante importantes, que estão intimamente ligados.

A produção literária a favor de um mundo mais inclusivo

Então, como a produção literária pode trabalhar de forma efetiva para um mundo mais inclusivo? 🤔 A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, e uma verdadeira referência no assunto literatura e inclusão! Ela existe há mais de 70 anos e dedica-se à inclusão de pessoas com deficiência, com ênfase na deficiência visual.

A instituição produz e distribui de forma gratuita livros em braille, falados e digitais acessíveis. Seu foco é a distribuição direta para o público-alvo, mas ela também realiza o envio para mais de 3 mil bibliotecas e organizações de todo o Brasil. Ainda, são oferecidos serviços especializados de forma gratuita para pessoas com deficiência visual. Aqui, o projeto atua com foco nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade.

Livros em braille

Braile (ou braille) é um sistema de escrita tátil, utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É tradicionalmente escrito em papel relevo. E a Fundação Dorina Nowill conta com uma das maiores gráficas braille do mundo, com capacidade de produzir até 450 mil páginas por dia.

Além dos livros, a fundação imprime cardápios, catálogos, cartões de visita e muito mais. Todos em formato acessível. E além da escrita em braille, existe o tinta-braille, que une o recurso da escrita em relevo ao formato fonte ampliada. 📖

Assim, por meio desse conjunto de tecnologias, é possível tornar a literatura infantil e inclusão realmente indissociáveis. Afinal, leva-se o lúdico, o divertido e o educativo para formar pequenas e pequenos leitores com a ponta dos dedos!

Livros em fonte ampliada

O formato fonte ampliada consiste na diagramação, adaptação e impressão de conteúdo em letras grandes e com alto contraste. Seu público-alvo são pessoas que se incluem na categoria de baixa visão. Dessa forma, elas podem ter acesso tanto aos conteúdos quanto às ilustrações, que devem ser impressas em cores fortes, com bastante contraste e tamanho ampliado.

É importante notar, aliás, que muitos livros infantis já têm esse tipo de composição gráfica. Por isso, vale investigar quais são aqueles que melhor se adaptam às necessidades do pequeno leitor em formação!

Audiolivros

A Fundação Dorina Nowill também é referência na produção de audiolivros, em formato MP3 e WAV.  Nesta opção, os livros são gravados em formato de áudio, para serem ouvidos para pessoas que preferem esse tipo de leitura.

E essa novidade tão importante também já chegou na Leiturinha: agora, as famílias leitoras podem ler e ouvir as nossas melhores histórias! Para isso, basta baixar e acessar o Aplicativo Leiturinha. Assim, por meio dos Audiolivros Leiturinha, nós também unimos literatura infantil e inclusão! ❤️🔈

Por fim, ainda nesta modalidade, é importante mencionar o programa DOSVOX. Sua definição indica que ele é “um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho”.

O sistema também é voltado para o desenvolvimento de leituras. Ele oferece ao deficiente a capacidade fazer uma leitura de forma autônoma, sem necessitar da mediação. Dentro desse formato, também são oferecidos serviços de tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Também há legendagem para a inclusão de surdos e pessoas com alterações de audição, voz e linguagem.

Livros em formato digital

O ePub é uma tecnologia inovadora no mundo dos livros digitais. E essa ferramenta também é adotada pelo Ministério da Educação, como um dos formatos do livro do Programa Nacional do Livro Didático, o PNLD.

Nos livros em formato digital, são apresentadas opções de layout de navegação. Isso torna o formato acessível e de fácil uso. Nele, também podem ser incluídos os audiolivros, com vozes sintetizadas, por exemplo.

Ainda, nesta modalidade estão incluídas o livros na tecnologia DAISY (Dorina Daisy Reader). Ele é aplicativo aberto e gratuito para a leitura de livros digitais no formato Daisy. Desenvolvido visando a integração total com os arquivos nesse formato, produzidos em qualquer parte do mundo, possuindo versões em português, inglês e espanhol.

A literatura é um direito de todos!

Desde muito cedo, é preciso falar sobre individualidades com os pequenos e pequenas. Por isso, frequentar a escola e outros lugares que privilegiam os contatos sociais são de grande importância desde os primeiros anos de vida.

Dessa maneira, as crianças não só aprendem a socializar com afins, mas também a compartilhar um espaço comum entre indivíduos com características distintas. No entanto, não basta apenas saber conviver, algumas características necessitam de uma maior empatia.

Isso significa que, desde muito cedo, precisamos ensinar aos pequenos e pequenas sobre a sensibilidade de olhar para o outro, exercitando o senso de solidariedade e apoio, e sobre o respeito às diferenças. E os livros têm um papel imprescindível neste exercício!

Pensar a literatura, é pensar em um direito universal, seja para crianças com ou sem deficiência. Trata-se de um dever social.

Nas palavras de Antônio Cândido:

“Vista deste modo, a literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação”.

Dicas da Loja Leiturinha para falar sobre literatura infantil e inclusão

Os livros têm o poder de nos transformar, não é mesmo? Por isso, que tal começar a introduzir temas como diversidade e inclusão com as crianças? Confira abaixo algumas sugestões da Loja Leiturinha para iniciar ou aprofundar essas conversas tão importantes com os pequenos e pequenas!

Livros Infantis em Braille

Livros Infantis Em Braille

A leitura é um passo importante para a construção deste futuro mais inclusivo, justo e livre de preconceitos! E a literatura deve ser acessível a todos: é preciso apenas uma mente aberta e um coração disposto a viver muitas emoções, não é mesmo? Então, na coleção Livros Infantis em Braille, reunimos dois livros infantis em braille que vão garantir deliciosos momentos de leitura em família. Saiba mais sobre os dois livros da coleção abaixo!

O livro Dorina Viu, de Cláudia Cotes e Dimaz Restivo, conta um pouquinho da história de Dorina Nowill, uma mulher visionária e muito sensível que enxergou além de seu tempo e para além das aparências. E ela fez a diferença por onde passou!

Já em Enquanto João-Garrancho Dorme conhecemos um menininho que abriu um livro e ele estava em branco… mas não sua imaginação! Um monstrinho faz um vendaval de fantasias e todos voam pelo ar! A cidade que não dorme, agora sonha com o possível e o impossível! As ilustrações de Walter Lara são traduzidas às mãos dos pequenos leitores, não perdendo a genialidade que as cores do ilustrador transmitem.

👉 Clique aqui para conhecer a coleção Livros Infantis em Braille na Loja Leiturinha!

Livros Infantis sobre Autismo

Livros Infantis sobre Autismo

A coleção Livros Infantis sobre Autismo traz essa temática de forma suave, leve e compreensível para as crianças que se enquadram no espectro, para quem conhece ou até mesmo para quem nunca ouviu falar sobre o TEA. São dois livros infantis que abordam de forma delicada, simples e cuidadosa o mundo de meninos diferentes, muitas vezes despercebido em meio a tantos outros mundos singulares. Conheça os dois livros da coleção:

Algumas pessoas vivenciam as diferenças de forma mais assídua, e é preciso que olhemos suas individualidades com amor e delicadeza. Marcos Chaib Mion é um apresentador de televisão, ator, dublador, empresário e blogueiro. Em seu livro “Lições que Aprendi com meu Filho Autista”, o também autor traz algumas passagens sobre a aventura de ser pai do Romeo. Mas uma passagem em especial despertou a comoção de toda a família e do público em geral. Foi assim que nasceu A Escova de Dentes Azul, livro infantil que também irá emocionar você e seu pequeno.

A infância é a época de se expressar livremente. Nessa fase, reagimos de forma surpreendente e espontânea diante de tudo que é novo. Dentre tantos jeitos e formas de ser, existem alguns traços especiais, que caracterizam O Menino Só – único, como tantos outros iguais a ele. A sensibilidade das palavras de Andrea Viviana Taubman tecem a história de um menino em seu próprio mundo de introspecção e transformação.

👉 Clique aqui e saiba mais sobre a coleção Livros Infantis sobre Autismo na Loja Leiturinha!

Joca e Dado

Joca e Dado

Leituras como a de Joca e Dado são ideais para conversar com as crianças sobre inclusão. Você sabia que as personagens são inspiradas em pessoas reais? Além disso, as ilustrações do livro Original Leiturinha foram feitas por um estúdio com profissionais diversos. Dentre eles, pessoas com Síndrome de Down. Inspirador, não é mesmo? Converse com seu(a) pequeno(a) sobre as infinitas possibilidades que todos nós temos como pessoas. Além disso, incentive que ele(a) interaja com as atividades ao final do livro. Que tal brincarem com Joca e Dado em outras histórias possíveis?

👉 Clique aqui para conferir o livro Joca e Dado na Loja Leiturinha!

Yunis

Yunis

Yunis é um menino com Síndrome de Down. Ele adora cozinhar. Faz doces e bolos maravilhosos e os decora com um desenho especial que virou sua marca. Todas as noites ele deixa alguns de seus deliciosos doces na porta de cada criança do seu vilarejo. Mas elas não sabem quem é o responsável por essas coisas tão gostosas e esse ato tão generoso. Elas só descobrirão depois… Yunis é uma história que promove a diversidade e a inclusão, e encoraja a gentileza e a aproximação entre as pessoas!

👉 Clique aqui para levar o livro Yunis para as suas crianças!

Você gostou das nossas sugestões de livros sobre literatura infantil e inclusão? Então, se você quer continuar vivendo as melhores histórias com as crianças, conheça a Leiturinha! O maior clube de livros infantis do Brasil está aguardando a sua família. Descubra o plano ideal e faça parte!

Categorias:
Leitura
Escrito por Caroline Lara
Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!
Livros selecionados por faixa etária, todo mês na sua casa. Saiba Mais.
Relacionados
10 autores para conhecer a cultura nordestina

10 autores para conhecer a cultura nordestina

Ariano Suassuna, um dos grandes autores para conhecer a cultura nordestina! De nomes consagrados aos mais recentes: vamos falar sobre 10 autoras e autores para conhecer a cultura nordestina? Continuando nossas celebrações da Semana da Cultura Nordestina, selecionamos...

5 livros infantis sobre o poder da amizade

5 livros infantis sobre o poder da amizade

O poder da amizade é um assunto comum em livros infantis. Não à toa: ter uma sólida rede de apoio é o que nos faz atravessar os caminhos mais difíceis em nossas vidas. 💕 Nesse sentido, ensinar para as crianças sobre a importância da amizade é uma maneira de incentivar...

Você conhece a literatura de cordel?

Você conhece a literatura de cordel?

Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, a literatura de cordel é um gênero literário popular, cujas histórias costumam ser baseadas em relatos orais. Marcada pela rima e pela métrica, seus versos costumam receber ilustrações caprichadas em xilogravura, que,...

10 autores para conhecer a cultura nordestina

10 autores para conhecer a cultura nordestina

Ariano Suassuna, um dos grandes autores para conhecer a cultura nordestina! De nomes consagrados aos mais recentes: vamos falar sobre 10 autoras e autores para conhecer a cultura nordestina? Continuando nossas celebrações da Semana da Cultura Nordestina, selecionamos...

5 livros infantis sobre o poder da amizade

5 livros infantis sobre o poder da amizade

O poder da amizade é um assunto comum em livros infantis. Não à toa: ter uma sólida rede de apoio é o que nos faz atravessar os caminhos mais difíceis em nossas vidas. 💕 Nesse sentido, ensinar para as crianças sobre a importância da amizade é uma maneira de incentivar...

Você conhece a literatura de cordel?

Você conhece a literatura de cordel?

Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, a literatura de cordel é um gênero literário popular, cujas histórias costumam ser baseadas em relatos orais. Marcada pela rima e pela métrica, seus versos costumam receber ilustrações caprichadas em xilogravura, que,...

3 livros para ler com as crianças antes que as férias acabem

3 livros para ler com as crianças antes que as férias acabem

Para grande parte das crianças, as férias são a melhor época do ano! Afinal, quem não gosta de ter o dia inteirinho para brincar, se divertir e curtir a família? 😍 Esse é um momento delicioso para descansar, viver novas experiências, fazer novas descobertas e criar...

2 Comentários

  1. Luiza sousa

    Parabéns pela escrita

    Responder
  2. Luiza sousa

    Muito interessante!

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito! Vamos falar de conscientização ambiental com as crianças?

Descubra a importância do tema e o papel da literatura nessa jornada!

Boa leitura!