Literatura infantil e a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA)

abr 1, 2024 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O contato com os livros desde o início da vida traz inúmeros benefícios para as crianças. Para isso, é fundamental que esses benefícios possam chegar a todos os pequenos e pequenas. Afinal, ler deve ser um direto de todas as pessoas, e um recurso valioso para que crianças consigam de forma mais completa. 📚❤️ E o tema literatura infantil e a inclusão deve ser sempre debatido, inclusive quando falamos de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), pois a leitura tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional dessas crianças
Que tal conversar sobre esse assunto? Acompanhe o texto!

Leia mais:
👉 Descubra os benefícios da leitura na infância
👉 Como montar um cantinho da leitura em casa

Iguais, porém diferentes: cada criança se desenvolve à sua maneira!

As crianças se desenvolvem de formas diferentes umas das outras. Isso porque o processo de desenvolvimento infantil é influenciado não só por fatores biológicos, mas por vários outros. Por exemplo, o ambiente em que vivem e os estímulos que recebem de seus pais, mães e pessoas responsáveis.

Assim, interpretar dessa forma os acontecimentos que precedem a compreensão do mundo e o aprendizado de significados, rompe com a ideia de que a criança se desenvolve a partir de acumulações sucessivas, que seriam naturais ao curso do desenvolvimento humano.

Ao contrário dessa concepção, entende-se que é do olhar da criança no mundo que ela se desenvolve. Por isso, podemos afirmar que todas as crianças se desenvolvem de acordo com suas próprias habilidades, dentro do seu próprio contexto. 🧒👧 Principalmente quando falamos do desenvolvimento e da autonomia de crianças neurodiversas.

Sendo mais específico, o estudioso do desenvolvimento infantil, Lev Vygotsky, pontuou a respeito do desenvolvimento de crianças com deficiência. Segundo ele, “uma criança cujo desenvolvimento está complicado pela deficiência não é simplesmente uma criança menos desenvolvida que as outras, mas uma criança que se desenvolve de outra maneira“.

Literatura infantil e a inclusão: o papel dos livros

Através da experiência da leitura e pelo intermédio e contato com os diferentes tipos de livros, as crianças com autismo têm a oportunidade de acessar diferentes leituras do mundo e aprender diferentes conceitos. Por isso, quanto mais frequente o acesso à literatura, mais variadas serão as informações que as crianças captam. E assim, será ainda mais rico o seu aprendizado.

No entanto, ajustes podem ser necessários: a adaptação dos temas dos livros infantis é uma das maneiras de que crianças com autismo possam ter contato não só com a leitura, mas com a aquisição de conceitos e de novas estruturas linguísticas, por exemplo.

Para além das influências que a leitura exerce no desenvolvimento saudável na infância, reafirmamos a importância do ato de ler como forma de construção do sujeito perante ao mundo. A literatura tem grande influência na forma com que o sujeito percebe o mundo em sua extensão, para além do que está ao alcance da sua percepção. E por isso, literatura infantil e inclusão são assuntos bastante importantes, que estão intimamente ligados.

A produção literária a favor de um mundo mais inclusivo

Então, como a produção literária pode trabalhar de forma efetiva para um mundo mais inclusivo? 🤔 Além da produção de conteúdos específicos que falem sobre o mundo da criança com transtorno de espectro autista também é fundamental pensar em alternativas para crianças com deficiências visuais e de audição, por exemplo.

Livros em braille

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, e uma verdadeira referência no assunto literatura e inclusão! Ela existe há mais de 70 anos e dedica-se à inclusão de pessoas com deficiência, com ênfase na deficiência visual.

Braile (ou braille) é um sistema de escrita tátil, utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É tradicionalmente escrito em papel relevo. E a Fundação Dorina Nowill conta com uma das maiores gráficas braille do mundo, com capacidade de produzir até 450 mil páginas por dia.

Assim, por meio desse conjunto de tecnologias, é possível tornar a literatura infantil e inclusão realmente indissociáveis. Afinal, leva-se o lúdico, o divertido e o educativo para formar pequenas e pequenos leitores com a ponta dos dedos!

Livros em fonte ampliada

O formato fonte ampliada consiste na diagramação, adaptação e impressão de conteúdo em letras grandes e com alto contraste. Seu público-alvo são pessoas que se incluem na categoria de baixa visão. Dessa forma, elas podem ter acesso tanto aos conteúdos quanto às ilustrações, que devem ser impressas em cores fortes, com bastante contraste e tamanho ampliado.

É importante notar, aliás, que muitos livros infantis já têm esse tipo de composição gráfica. Por isso, vale investigar quais são aqueles que melhor se adaptam às necessidades do pequeno leitor em formação!

Audiolivros

A Fundação Dorina Nowill também é referência na produção de audiolivros, em formato MP3 e WAV.  Nesta opção, os livros são gravados em formato de áudio, para serem ouvidos para pessoas que preferem esse tipo de leitura.

E essa novidade tão importante também já chegou na Leiturinha:  As famílias leitoras podem ler e ouvir as nossas melhores histórias! Para isso, basta baixar e acessar o Aplicativo Leiturinha. Assim, por meio dos Audiolivros Leiturinha, nós também unimos literatura infantil e inclusão! ❤️🔈

Livros em formato digital

O ePub é uma tecnologia inovadora no mundo dos livros digitais. E essa ferramenta também é adotada pelo Ministério da Educação, como um dos formatos do livro do Programa Nacional do Livro Didático, o PNLD.

Nos livros em formato digital, são apresentadas opções de layout de navegação. Isso torna o formato acessível e de fácil uso. Nele, também podem ser incluídos os audiolivros, com vozes sintetizadas, por exemplo.

Ainda, nesta modalidade estão incluídas o livros na tecnologia DAISY (Dorina Daisy Reader). Ele é aplicativo aberto e gratuito para a leitura de livros digitais no formato Daisy. Desenvolvido visando a integração total com os arquivos nesse formato, produzidos em qualquer parte do mundo, possuindo versões em português, inglês e espanhol.

A literatura é um direito de todos!

Desde muito cedo, é preciso falar sobre individualidades com os pequenos e pequenas. Por isso, frequentar a escola e outros lugares que privilegiam os contatos sociais são de grande importância desde os primeiros anos de vida. E os livros podem oferecer um porto seguro para crianças com autismo nessa fase de desenvolvimento.

Dicas da Loja Leiturinha!

Os livros têm o poder de nos transformar, não é mesmo? Por isso, que tal começar a introduzir temas como o de pessoas com transtorno de espectro autista com as crianças? Confira abaixo algumas sugestões da Loja Leiturinha sobre esse tema e também listas com temas próximos.

➡️ O Menino Só

A infância é a época de se expressar livremente. Nessa fase, reagimos de forma surpreendente e espontânea diante de tudo que é novo. Dentre tantos jeitos e formas de ser, existem alguns traços especiais, que caracterizam O Menino Só – único, como tantos outros iguais a ele. A sensibilidade das palavras de Andrea Viviana Taubman tecem a história de um menino em seu próprio mundo de introspecção e transformação.

👉 Clique aqui para comprar “O Menino Só” na Loja Leiturinha!

➡️ Listas especiais para aumentar a biblioteca da sua criança com temáticas importantes:

Livros Infantis sobre Emoções e Sentimentos:

Histórias que falam de emoções e sentimentos de forma lúdica e de um jeito que a criança entende é fundamental para estabelecer diálogos sobre coisas que elas sentem e muitas vezes não entendem, como raiva, tristeza e frustrações. A Leiturinha tem uma lista temática com livros super indicados pela nossa Curadoria.

 

👉 Clique aqui para conhecer a coleção Livros sobre Emoções e Sentimentos na Loja Leiturinha!

Livros Infantis sobre Inclusão e Diversidade:

Desenvolver a empatia e mostrar a diversidade do mundo é algo com muita força feito pelos livros infantis, com a imaginação das crianças é possível falar de temas delicados de um jeito leve, que ensina e diverte. A Leiturinha tem uma lista temática com livros super indicados pela nossa Curadoria.

👉 Clique aqui para conhecer a coleção Livros sobre Inclusão e Diversidade na Loja Leiturinha!

 

 

Você gostou das nossas sugestões de livros sobre literatura infantil e inclusão? Então, se você quer continuar vivendo as melhores histórias com as crianças, conheça a Leiturinha! O maior clube de livros infantis do Brasil está aguardando a sua família. Descubra o plano ideal e faça parte!

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais