Prêmio Reclame Aqui

Como montar um cantinho da leitura em casa?

por | jun 29, 2021 | 5 Comentários

Na busca por promover o hábito da leitura nos filhos e nas filhas desde cedo, os pais procuram proporcionar diversos incentivos aos pequenos e às pequenas. Já pensou que ter um espaço específico para isso em casa pode ajudar nessa missão? 📚👀 Preparamos algumas dicas de como montar um cantinho da leitura em casa. Assim, as crianças terão um lugar estimulante e criativo para viver fantasias, aventuras e muito aprendizado. Confira!

Para gostar de ler

O desenvolvimento de interesses e hábitos é um processo que tem início na infância. Por essa razão, estabelecer o contato com os livros nesse período é extremamente importante. Isso pode incentivar os pequenos e as pequenas a continuarem com o hábito de ler na vida adulta! Uma forma de apresentar o mundo da leitura para as crianças é criando um espaço específico para os livros em casa. Nesse cantinho especial, as obras  podem ficar dispostas de forma criativa, despertando a curiosidade e a vontade de ler.

Cantinho da leitura infantil: Decoração

O primeiro passo dessa missão é simples e divertido: convidar a criança para fazer parte do processo! Você pode pedir para ela escolher um local adequado e que seja especial. Pode ser no quarto, na sala ou em outro ambiente da casa que tenha espaço para estantes, uma poltrona para leitura e uma mesinha – opções que podem ajudar a criar uma área confortável.

A decoração também é uma parte importante para criar o cantinho da leitura perfeito. Você pode optar por tapetes e almofadas divertidas para substituir a poltrona! O importante é que a criança se sinta à vontade no ambiente, para que a leitura seja, de fato, um momento feliz aguardado. 🎈

Além disso, opte por um local com boa iluminação e que seja mais silencioso. A leitura exige concentração, principalmente no período da alfabetização infantil. Por isso, prefira ambientes em que os livros não precisem competir com o barulho da TV ou com a tentação de um computador.

Outra dica importante é ficar atento(a) ao posicionamento das estantes. Você estará montando um cantinho da leitura infantil, portanto, é fundamental que tudo esteja ao alcance da criança. Afinal, ela precisa ter autonomia para escolher seus próprios livros.

Estruturando o cantinho da leitura em casa: A escolha dos livros

As estantes do seu cantinho da leitura devem conter diferentes tipos de livros infantis, com títulos diversificados e sempre condizentes com a faixa de desenvolvimento da criança. Livros de fábulas, clássicos da literatura infantil brasileira, contos de fadas, aventuras e livros cheios de ilustrações são alguns dos tipos de literatura que você pode oferecer aos pequenos e às pequenas.

Mas não se preocupe em fazer tudo sozinho(a)! A Leiturinha tem uma equipe de Curadoria que seleciona os melhores livros para cada etapa de desenvolvimento dos pequenos. Conte com nosso time!

Como fazer os filhos gostarem de ler: Estabeleça uma rotina 

Ter uma rotina para os afazeres do dia a dia é muito importante para a criança desde seus primeiros meses de vida. Estabelecer um planejamento diário permite que ela cresça mais segura e confiante, além de ajudá-la na organização das suas atividades cotidianas. Com a leitura não é diferente! Portanto, crie uma rotina para esse momento. Você sabia que o ato de ler também é relaxante? 😴

Por isso, fica a dica: conte histórias antes da hora de dormir! Assim, o sono será muito mais tranquilo e prazeroso para a criança. ❗ Não deixe de conferir as recomendações de leitura ao final do post! ❗

Utilize o cantinho da leitura com a criança

A presença dos pais no momento da leitura é um grande incentivo para que a criança desenvolva esse hábito. Existem diversos argumentos que comprovam a importância de ler contos infantis para as crianças. Além de aguçar a criatividade, as relações familiares se estreitam em momentos como esses.

Por isso, o cantinho da leitura não precisa ser feito apenas quando a criança for alfabetizada. Mesmo que ela não saiba ler, é importante que o contato com os livros ocorra desde a primeira infância.

Seguindo essas dicas, o cantinho da leitura será importante não apenas na infância, mas também durante a vida inteira do seu pequeno ou da sua pequena!

Como incentivar a leitura na infância?

Ler é um hábito que nos transforma, engrandece, diverte e também nos ensina. A leitura liberta a alma e transcende barreiras, revigora e acalenta o coração. Seja lá qual for seu intuito, ler sempre será a renovação para novos horizontes e perspectivas, além de ser um excelente exercício para conquistarmos novos aprendizados que ninguém irá tirar de nós.  

Dessa forma, podemos afirmar que a leitura é benéfica em todas as etapas da vida. Contudo, na infância ela é especialmente importante: É durante essa fase que o aprendizado se dá de maneira mais intensa, construindo a base que vai sustentar o progresso individual ao longo da vida. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a leitura é considerada um dos principais estímulos para o desenvolvimento da criança. Portanto, quanto mais cedo ela recebê-los, melhor será para a construção dos seus saberes.

4 dicas de ouro para estimular as crianças a lerem

  1. Como primeiro passo, apresente o universo dos livros para sua criança. Isso pode acontecer até mesmo enquanto ela estiver na barriga da mãe!
  2. Deixe a criança explorar o livro e viver intensamente esses belos momentos de descoberta.
  3. Seja o exemplo! Mostre à criança que você também gosta de ler. Dessa forma, criem juntos um hábito para a leitura.
  4. Por fim, esteja presente! 🧡 A sua presença fará com que a criança construa ainda mais aprendizado, além do fortalecimento de vínculo afetivo entre vocês (que será ainda maior).

Vamos enriquecer o cantinho da leitura do seu pequeno?

Sem dúvidas, o cantinho da leitura precisa ser confortável e ter uma decoração atraente. Contudo, forma sem conteúdo não é nada! Por isso, selecionamos algumas recomendações especiais diretamente da Loja Leiturinha para você deixar a estante do seu pequeno ou da sua pequena ainda mais interessante! 📚💕 Todos os livros recomendados abaixo fazem parte do selo Originais Leiturinha, obras especiais feitas dentro da nossa casa. Confira!

Joca e Dado

como montar cantinho da leitura joca e dado crianças com síndrome de down

Escrito por Henri Zylberstajn. Ilustrado por La Casa de Carlota.

“As diferenças nos ajudam a trocar experiências. Permitem ensinar o que sabemos e aprender com os outros as muitas coisas que ainda não conhecemos”.  É assim que a amizade de Joca e Dado nos mostrará o poder da diversidade e a necessidade de abrirmos espaço para o novo. Um livro-convite à conexão, à inclusão e ao respeito às diferenças!

Além disso, 50% das vendas do livro “Joca e Dado” serão revertidas para o Instituto Serendipidade.

👉 Clique aqui para adquirir esse Original na Loja Leiturinha!

Alguém viu o meu chapéu?

cantinho da leitura livro alguém viu o meu chapéu original leiturinha

Escrito por Marcelo Jucá. Ilustrado por Bruno Nunes.

Alguém viu o meu chapéu? conta a história de um chapéu feito de jornal parecido com um barco que sumiu! Ninguém sabe, ninguém viu… Só sabemos uma coisa: muita gente vai ajudar a encontrá-lo. Nessa busca, muitos serão interrogados, mas cada um deles está muito ocupado com seus afazeres. As pistas dadas por eles nos levarão a lugares e culturas muitos diferentes! A proposta desta obra é apresentar diferentes referências culturais para os pequenos a partir de um elemento bastante comum: o chapéu.

👉 Clique aqui para adquirir esse Original na Loja Leiturinha!

A girafa Belka

livros infantis diferentes a girafa belka criando um cantinho da leitura em casa

Escrito e ilustrado por Gabriela Gil.

A girafa Belka é a girafa mais simpática do universo! Quem nos acompanha há algum tempo, já sabe desde antes do aniversário da Leiturinha que a Belka faz amigos facilmente, gosta de tomar sorvete, ama o inverno e a natureza. Ela vive tantas histórias que nenhuma delas poderia ficar de fora do seu livro. Para contar todas essas aventuras, Gabriela Gil escolheu usar os quadrinhos como gênero literário.

👉 Clique aqui para adquirir esse Original na Loja Leiturinha!

📱 Você já tem o Aplicativo Leiturinha?

Acompanhe conteúdos exclusivos, acompanhe o envio do seu Kit Leiturinha, avalie os livros recebidos e muito mais! Basta procurar pela Leiturinha na barra de busca da AppStore ou do Google Play. Disponível tanto para assinantes quanto para não assinantes! 🐝

Leia mais:

Escrito por Fernanda Veiga
Mãe da Helena, formada em Pedagogia, especialista em Relações Interpessoais e Educação Moral. É a pedagoga responsável pela escolha do primeiro livro da Leiturinha e descobriu na Literatura Infantil uma das suas maiores paixões na vida. Hoje, 6 anos depois, continua atuando com muito carinho e cuidado na curadoria dos livros. Acredita que a leitura tem o simples poder de transformar e ressignificar as pessoas.
Livros selecionados por faixa etária, todo mês na sua casa. Saiba Mais.
Relacionados
Maternidade Real: A visão de mulheres reais sobre ser mãe

Maternidade Real: A visão de mulheres reais sobre ser mãe

“Viver a maternidade real é me doar a todo momento. É pensar e estar com ele no meu pensamento 24 horas por dia. É me preocupar, é sentir esse medo, acho que até mesmo um medo de perder. É querer aproveitar cada momento como se fosse único e pedir que o tempo pare."...

Qual é a importância da leitura na educação infantil?

Qual é a importância da leitura na educação infantil?

De modo geral, os livros têm a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Mas qual é a importância da leitura na educação infantil, especificamente? Neste texto, você irá descobrir por que desenvolver o hábito da...

Meu filho dorme mal: 5 dicas para noites mais tranquilas

Meu filho dorme mal: 5 dicas para noites mais tranquilas

Meu filho dorme mal, o que fazer? 😴 Se essa pergunta não sai da sua cabeça, é bom prestar atenção nas informações que temos para você! O sono é importante para que o desenvolvimento mental e físico das crianças ocorra de forma saudável. Como essa fase de crescimento é...

Maternidade Real: A visão de mulheres reais sobre ser mãe

Maternidade Real: A visão de mulheres reais sobre ser mãe

“Viver a maternidade real é me doar a todo momento. É pensar e estar com ele no meu pensamento 24 horas por dia. É me preocupar, é sentir esse medo, acho que até mesmo um medo de perder. É querer aproveitar cada momento como se fosse único e pedir que o tempo pare."...

Qual é a importância da leitura na educação infantil?

Qual é a importância da leitura na educação infantil?

De modo geral, os livros têm a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Mas qual é a importância da leitura na educação infantil, especificamente? Neste texto, você irá descobrir por que desenvolver o hábito da...

Meu filho dorme mal: 5 dicas para noites mais tranquilas

Meu filho dorme mal: 5 dicas para noites mais tranquilas

Meu filho dorme mal, o que fazer? 😴 Se essa pergunta não sai da sua cabeça, é bom prestar atenção nas informações que temos para você! O sono é importante para que o desenvolvimento mental e físico das crianças ocorra de forma saudável. Como essa fase de crescimento é...

5 Comentários

  1. Diva Rodrigues pascoal

    Muito bom amei. Tenho Netos de seis anos. Ele ama leitura. 0 presentes de aniversário ele escolheu livros.

    Responder
  2. Diva Rodrigues pascoal

    Ótima oportunidade para as crianças ser envolver com os livros.

    Responder
  3. Lívia Silva

    Estou montando um cantinho da leitura para meu filho, quem quiser do livro infantis ?

    Responder
  4. thayane

    Gente… Tô amando as dicas de vcs!
    Meus bebês adoram os livrinhos.

    Responder
  5. Guilherme viana

    Informação interessante🤝

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *