Como montar um cantinho da leitura em casa?

jun 29, 2021 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Dicas, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Na busca por promover o hábito da leitura nos filhos e nas filhas desde cedo, os pais procuram proporcionar diversos incentivos aos pequenos e às pequenas. Já pensou que ter um espaço específico para isso em casa pode ajudar nessa missão? 📚👀 Preparamos algumas dicas de como montar um cantinho da leitura em casa. Assim, as crianças terão um lugar estimulante e criativo para viver fantasias, aventuras e muito aprendizado. Confira!

Para gostar de ler

O desenvolvimento de interesses e hábitos é um processo que tem início na infância. Por essa razão, estabelecer o contato com os livros nesse período é extremamente importante. Isso pode incentivar os pequenos e as pequenas a continuarem com o hábito de ler na vida adulta! Uma forma de apresentar o mundo da leitura para as crianças é criando um espaço específico para os livros em casa. Nesse cantinho especial, as obras  podem ficar dispostas de forma criativa, despertando a curiosidade e a vontade de ler.

Cantinho da leitura infantil: Decoração

O primeiro passo dessa missão é simples e divertido: convidar a criança para fazer parte do processo! Você pode pedir para ela escolher um local adequado e que seja especial. Pode ser no quarto, na sala ou em outro ambiente da casa que tenha espaço para estantes, uma poltrona para leitura e uma mesinha – opções que podem ajudar a criar uma área confortável.

A decoração também é uma parte importante para criar o cantinho da leitura perfeito. Você pode optar por tapetes e almofadas divertidas para substituir a poltrona! O importante é que a criança se sinta à vontade no ambiente, para que a leitura seja, de fato, um momento feliz aguardado. 🎈

Além disso, opte por um local com boa iluminação e que seja mais silencioso. A leitura exige concentração, principalmente no período da alfabetização infantil. Por isso, prefira ambientes em que os livros não precisem competir com o barulho da TV ou com a tentação de um computador.

Outra dica importante é ficar atento(a) ao posicionamento das estantes. Você estará montando um cantinho da leitura infantil, portanto, é fundamental que tudo esteja ao alcance da criança. Afinal, ela precisa ter autonomia para escolher seus próprios livros.

Estruturando o cantinho da leitura em casa: A escolha dos livros

As estantes do seu cantinho da leitura devem conter diferentes tipos de livros infantis, com títulos diversificados e sempre condizentes com a faixa de desenvolvimento da criança. Livros de fábulas, clássicos da literatura infantil brasileira, contos de fadas, aventuras e livros cheios de ilustrações são alguns dos tipos de literatura que você pode oferecer aos pequenos e às pequenas.

Mas não se preocupe em fazer tudo sozinho(a)! A Leiturinha tem uma equipe de Curadoria que seleciona os melhores livros para cada etapa de desenvolvimento dos pequenos. Conte com nosso time!

Como fazer os filhos gostarem de ler: Estabeleça uma rotina 

Ter uma rotina para os afazeres do dia a dia é muito importante para a criança desde seus primeiros meses de vida. Estabelecer um planejamento diário permite que ela cresça mais segura e confiante, além de ajudá-la na organização das suas atividades cotidianas. Com a leitura não é diferente! Portanto, crie uma rotina para esse momento. Você sabia que o ato de ler também é relaxante? 😴

Por isso, fica a dica: conte histórias antes da hora de dormir! Assim, o sono será muito mais tranquilo e prazeroso para a criança. ❗ Não deixe de conferir as recomendações de leitura ao final do post! ❗

Utilize o cantinho da leitura com a criança

A presença dos pais no momento da leitura é um grande incentivo para que a criança desenvolva esse hábito. Existem diversos argumentos que comprovam a importância de ler contos infantis para as crianças. Além de aguçar a criatividade, as relações familiares se estreitam em momentos como esses.

Por isso, o cantinho da leitura não precisa ser feito apenas quando a criança for alfabetizada. Mesmo que ela não saiba ler, é importante que o contato com os livros ocorra desde a primeira infância.

Seguindo essas dicas, o cantinho da leitura será importante não apenas na infância, mas também durante a vida inteira do seu pequeno ou da sua pequena!

Como incentivar a leitura na infância?

Ler é um hábito que nos transforma, engrandece, diverte e também nos ensina. A leitura liberta a alma e transcende barreiras, revigora e acalenta o coração. Seja lá qual for seu intuito, ler sempre será a renovação para novos horizontes e perspectivas, além de ser um excelente exercício para conquistarmos novos aprendizados que ninguém irá tirar de nós.  

Dessa forma, podemos afirmar que a leitura é benéfica em todas as etapas da vida. Contudo, na infância ela é especialmente importante: É durante essa fase que o aprendizado se dá de maneira mais intensa, construindo a base que vai sustentar o progresso individual ao longo da vida. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a leitura é considerada um dos principais estímulos para o desenvolvimento da criança. Portanto, quanto mais cedo ela recebê-los, melhor será para a construção dos seus saberes.

4 dicas de ouro para estimular as crianças a lerem

  1. Como primeiro passo, apresente o universo dos livros para sua criança. Isso pode acontecer até mesmo enquanto ela estiver na barriga da mãe!
  2. Deixe a criança explorar o livro e viver intensamente esses belos momentos de descoberta.
  3. Seja o exemplo! Mostre à criança que você também gosta de ler. Dessa forma, criem juntos um hábito para a leitura.
  4. Por fim, esteja presente! 🧡 A sua presença fará com que a criança construa ainda mais aprendizado, além do fortalecimento de vínculo afetivo entre vocês (que será ainda maior).

Vamos enriquecer o cantinho da leitura do seu pequeno?

Sem dúvidas, o cantinho da leitura precisa ser confortável e ter uma decoração atraente. Contudo, forma sem conteúdo não é nada! Por isso, selecionamos algumas recomendações especiais diretamente da Loja Leiturinha para você deixar a estante do seu pequeno ou da sua pequena ainda mais interessante! 📚💕 Todos os livros recomendados abaixo fazem parte do selo Originais Leiturinha, obras especiais feitas dentro da nossa casa. Confira!

Joca e Dado

como montar cantinho da leitura joca e dado crianças com síndrome de down

Escrito por Henri Zylberstajn. Ilustrado por La Casa de Carlota.

“As diferenças nos ajudam a trocar experiências. Permitem ensinar o que sabemos e aprender com os outros as muitas coisas que ainda não conhecemos”.  É assim que a amizade de Joca e Dado nos mostrará o poder da diversidade e a necessidade de abrirmos espaço para o novo. Um livro-convite à conexão, à inclusão e ao respeito às diferenças!

Além disso, 50% das vendas do livro “Joca e Dado” serão revertidas para o Instituto Serendipidade.

👉 Clique aqui para adquirir esse Original na Loja Leiturinha!

Alguém viu o meu chapéu?

cantinho da leitura livro alguém viu o meu chapéu original leiturinha

Escrito por Marcelo Jucá. Ilustrado por Bruno Nunes.

Alguém viu o meu chapéu? conta a história de um chapéu feito de jornal parecido com um barco que sumiu! Ninguém sabe, ninguém viu… Só sabemos uma coisa: muita gente vai ajudar a encontrá-lo. Nessa busca, muitos serão interrogados, mas cada um deles está muito ocupado com seus afazeres. As pistas dadas por eles nos levarão a lugares e culturas muitos diferentes! A proposta desta obra é apresentar diferentes referências culturais para os pequenos a partir de um elemento bastante comum: o chapéu.

👉 Clique aqui para adquirir esse Original na Loja Leiturinha!

A girafa Belka

livros infantis diferentes a girafa belka criando um cantinho da leitura em casa

Escrito e ilustrado por Gabriela Gil.

A girafa Belka é a girafa mais simpática do universo! Quem nos acompanha há algum tempo, já sabe desde antes do aniversário da Leiturinha que a Belka faz amigos facilmente, gosta de tomar sorvete, ama o inverno e a natureza. Ela vive tantas histórias que nenhuma delas poderia ficar de fora do seu livro. Para contar todas essas aventuras, Gabriela Gil escolheu usar os quadrinhos como gênero literário.

👉 Clique aqui para adquirir esse Original na Loja Leiturinha!

📱 Você já tem o Aplicativo Leiturinha?

Acompanhe conteúdos exclusivos, acompanhe o envio do seu Kit Leiturinha, avalie os livros recebidos e muito mais! Basta procurar pela Leiturinha na barra de busca da AppStore ou do Google Play. Disponível tanto para assinantes quanto para não assinantes! 🐝

Leia mais:

Fernanda Veiga

Mãe da Helena, formada em Pedagogia, especialista em Relações Interpessoais e Educação Moral. Descobriu na literatura infantil uma das suas maiores paixões e acredita que a leitura tem o simples poder de transformar e ressignificar as pessoas.

    Acompanhe nossas redes sociais