Uma dica de leitura especial e 5 passos para aproveitar este momento com seu pequeno

mar 28, 2018 | Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Como os livros de abas podem contribuir com o desenvolvimento dos pequenos?  

O livro de abas é um sucesso no Clube Leiturinha, especialmente entre os bebês. Isso porque, além de ser atrativo e aguçar a curiosidade, pode desenvolver inúmeras habilidades cognitivas, como a motricidade grossa (movimento dos braços) e fina (movimento de pinça dos dedos), noções de movimento, tamanhos e formas. Além disso, os livros de abas passam a ideia de permanência de objetos, ou seja, mesmo que algo se esconda ou não esteja aparente, não deixou de existir.

Uma dica de leitura especial

A Equipe de Curadoria da Leiturinha sempre busca os melhores livros no mercado editorial, dentro e fora do Brasil, para apresentar novidades e atender os pedidos e demandas de toda família de leitores. Pensando nisso, trouxemos dois Lançamentos Exclusivos com abas! Confira:

Animais da Cidade e Dinossauros: aprendendo e interagindo com os livros!

Coleção-Dobra-e-Desdobra

Os dois títulos: Animais da Cidade e Dinossauros, são da Editora Cortez e compõem a Coleção Dobra e Desdobra. Eles apresentam adivinhas com características de cada animal. Para descobrir os personagens, os pequenos têm que desdobrar a página para cima e depois para a esquerda, revelando um grande cenário em 4 páginas, com um animal diferente em cada uma!

A Coleção Dobra e Desdobra apresenta, portanto, características que permitem que os pequenos tenham seu processo de aprendizagem favorecido, como o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, bem como as habilidades que já mencionamos acima, por meio da interação com as abas.

No primeiro livro, ao ter contato com os animais da cidade queos pequenos já têm familiaridade, como o cachorro, cavalo ou o gato, é possível ter a linguagem e a memória estimuladas, através da repetição dos nomes e do aprendizado sobre suas características. Já no livro dos dinossauros, os pequenos terão a oportunidade de conhecerem suas características (braços curtos, pernas compridas, cauda pontiaguda, entre outras) e de estimularem sua imaginação e criatividade.

5 passos para aproveitar ainda mais a leitura!

Não faltam motivos para tirar algum momento do dia para ler e brincar com seu pequeno usando um destes livros, ou os dois ao mesmo tempo! Por isso, preparamos aqui 5 passos para vocês aproveitarem ao máximo estas dicas de leitura:

  • Leia junto! A leitura compartilhada é essencial para que estes livros sejam bem aproveitados. Sente-se com seu pequeno ou pequena e ensine a manusear o livro, como abrir e fechar as abas, aproveitando para falar sobre a importância de sempre cuidar bem dos seus livrinhos, mas acima de tudo, explorar suas páginas e aproveitar as características dele;
  • Fale devagar os nomes dos animais, estimulando seu pequeno a repeti-los. Isso favorece muito o processo de aquisição das palavras. Você pode começar a palavra e pedir para que ele ou ela termine;
  • Passe as mãozinhas de seu pequeno sobre os contornos;
  • Mostre e fale sobre as características diferentes a cada página, e, por meio delas, mostre formas, cores, quantidades, tamanhos diferentes;   
  • Faça comparativos e mostre igualdades e diferenças entre os animais: Por exemplo, “Olha, como é este dinossauro! Se parece com uma tartaruga…“.

Descubra: Por que os pequenos são tão fascinados pelo mundo dos Dinossauros?

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais