Brigas entre irmãos são quase como arco-íris em dia de sol e chuva. Inevitavelmente elas irão aparecer em algum momento. E tudo bem! Os conflitos entre irmãos são comuns e demonstram a forma como cada um consegue lidar com seus sentimentos e com o espaço do outro. Antes de interferir em uma briga, certifique-se de que eles não estão sabendo usar os recursos necessários para findá-la. Por exemplo, quando partirem para a agressão física ou verbal. Mas, antes disso, as discussões são sempre saudáveis. Elas abrem caminhos para o exercício da empatia, do respeito e da tolerância entre ambos.

O importante é que, ao final, o carinho e companheirismo sempre prevaleçam às desavenças e que a conciliação aconteça, com ou sem a ajuda de um adulto. Como a literatura infantil é sempre uma grande aliada, selecionamos um livro sobre briga entre irmãos para ler para as crianças. A Briga é um livro infantil digital produzido pela PlayKids, escrito por Kyle Logan e ilustrado por Adilson Farias. E o melhor: você pode baixá-lo ao final desta matéria!

“A Briga”: Baixe este livro sobre briga entre irmãos para ler com as crianças!

No livro digital A Briga, nos deparamos com dois irmãos já conhecidos, os personagens e mascotes do PlayKids App: Júnior e Lupi. O que não vemos muito, são as brigas entre os irmãos… Pelo visto mais comuns do que imaginamos. Neste livro, eles disputam um brinquedo muito querido. Na confusão, acabam quebrando o boneco. Ao final, a mãe pede para que cada um vá para seu quarto até que se acalme. Nesse tempo a sós, percebem que é hora de pedir desculpas. Afinal, podem até ficarem bravos um com outro, mas sempre estarão juntos!

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.