Conhece uma criança fascinada por carros? Pela Patrulha Canina? Pela Frozen? Ter o mesmo personagem como tema de festa infantil, estampa da roupa, tema das brincadeiras e de praticamente todos os assuntos de um pequeno é normal. É comum que entre o segundo e o sexto ano de vida, as crianças desenvolvam fortes interesses por determinadas coisas e/ou assuntos. Como filmes, personagens, animais, carros e… E por que não, dinossauros? Mas por que as crianças gostam de dinossauros tanto assim?
Por que os dinossauros são tão fascinantes?
Entre os principais interesses de pequenos e pequenas estão… Os dinossauros! Imagine um mundo totalmente novo, com seres que você nunca viu e paisagens inusitadas. Imaginou? Esse é um exercício divertido até para nós, adultos. E, como você já deve saber, o que move os pequenos é a fantasia e a imaginação. Portanto, esse exercício para eles é ainda muito mais interessante! Os dinos são seres que não habitam mais nosso planeta. Por isso, pensar como era quando eles viviam aqui, sem nenhuma informação prévia, é algo extremamente fantástico para as crianças. Afinal, é preciso exercitar muito a criatividade para pensar em um mundo que nunca viram. Além disso, os dinossauros são criaturas muito atraentes. Seus nomes chamam a atenção, assim como suas habilidades e forma de viver.
Mas, afinal, crianças que gostam de dinossauros são mais inteligentes?
Em alguns momentos, esses interesses da infância parecem verdadeiras fixações. Isso faz com que os pais acreditem que esse gosto exacerbado por uma única coisa, possa prejudicar o desenvolvimento do seu pequeno. Mas não é bem assim que acontece. Pelo contrário! Esse fascínio pode ajudar a desenvolver ainda mais a capacidade que os pequenos têm de aprender, estimular sentimentos como a autoconfiança e a segurança sobre seus conhecimentos, e também trabalhar a memória.
Os dinossauros, por exemplo, ajudam a trabalhar noções de temporalidade, Ciências, História e questões referentes às formas e tamanhos. Tudo isso, explorando ao máximo a ludicidade e a fantasia. Os Pterodáctilos são uma dos preferidos entre os pequenos: como pode um ser com asas, bico e garras, que parece um jacaré e come carne, ter vivido aqui na Terra? Essas perguntas abrem margem para muitas respostas que podem trazer novos conhecimentos em diversas áreas para as crianças.
Se o seu pequeno tem verdadeira paixão por dinossauros, você já deve ter percebido que ele já conseguiu decorar seus nomes, assim como suas habilidades, habitat, entre outras informações. Isso desperta sua cognição para novos aprendizados, exercitando a habilidade de aprender questões referentes à Biologia, além de trazer isso para o campo afetivo, explorando a afeição por elementos alheios.
E aí na sua casa? Você também tem um pequeno fã do mundo dos dinossauros? Conte para a gente!
Leia mais: