Cada vez mais tem se tratado, nas diversas áreas do conhecimento, da importância da promoção do desenvolvimento integral na Primeira Infância, fase da vida das crianças que começa na gestação e termina por volta dos seis anos de idade. No entanto, pouca literatura tem sido produzida no Brasil a respeito da família como promotora desse desenvolvimento.

Buscando preencher essa lacuna, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) lançou neste mês uma publicação digital e gratuita sobre o papel das famílias no desenvolvimento integral das crianças. O livro, chamado Fundamentos da Família como Promotora do Desenvolvimento Infantil – Parentalidade em Foco*, traz oito capítulos que debatem o conceito de parentalidade nos diversos aspectos da vida das crianças, como saúde, cuidados e educação.

O objetivo da publicação é disponibilizar evidências para auxiliar profissionais que atuam com famílias grávidas e com crianças de até seis anos a empoderá-las em seu papel de cuidar, proteger e estimular o desenvolvimento integral dos pequenos. Como pano de fundo para isso, o livro trabalha com o conceito de parentalidade, um termo adaptado a partir da palavra parenting, da língua inglesa, que se refere ao “conjunto de atividades propositadas no sentido de assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento da criança”.

Os especialistas que assinam os textos do livro foram instigados a abordar, de forma multidisciplinar, diversos aspectos da relação família/pais/filhos que envolvem a promoção do desenvolvimento infantil na Primeira Infância. Entre os temas abordados estão:

1. Definições, dimensões e determinantes da parentalidade;
2. O papel das práticas e estilos parentais no desenvolvimento da Primeira Infância;
3. Parentalidade: uma via de mão dupla;
4. Contribuições da participação da figura masculina;
5. Familia e desenvolvimento na Primeira Infância: processo de autorregulação, resiliência e socialização;
6. Ações da equipe de saúde da família no fortalecimento de cuidados familiares;
7. Família, escola e Educação Infantil;
8. Família e direitos das crianças.

Para saber mais acesse:

*Download: Livro “Fundamentos da Família como Promotora do Desenvolvimento Infantil – Parentalidade Em Foco”

Por Instituto Alfa e Beto.