Livro digital discute o papel da família no desenvolvimento das crianças

dez 29, 2015 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Dicas, Leiturinha, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Cada vez mais tem se tratado, nas diversas áreas do conhecimento, da importância da promoção do desenvolvimento integral na Primeira Infância, fase da vida das crianças que começa na gestação e termina por volta dos seis anos de idade. No entanto, pouca literatura tem sido produzida no Brasil a respeito da família como promotora desse desenvolvimento.

Buscando preencher essa lacuna, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) lançou neste mês uma publicação digital e gratuita sobre o papel das famílias no desenvolvimento integral das crianças. O livro, chamado Fundamentos da Família como Promotora do Desenvolvimento Infantil – Parentalidade em Foco*, traz oito capítulos que debatem o conceito de parentalidade nos diversos aspectos da vida das crianças, como saúde, cuidados e educação.

O objetivo da publicação é disponibilizar evidências para auxiliar profissionais que atuam com famílias grávidas e com crianças de até seis anos a empoderá-las em seu papel de cuidar, proteger e estimular o desenvolvimento integral dos pequenos. Como pano de fundo para isso, o livro trabalha com o conceito de parentalidade, um termo adaptado a partir da palavra parenting, da língua inglesa, que se refere ao “conjunto de atividades propositadas no sentido de assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento da criança”.

Os especialistas que assinam os textos do livro foram instigados a abordar, de forma multidisciplinar, diversos aspectos da relação família/pais/filhos que envolvem a promoção do desenvolvimento infantil na Primeira Infância. Entre os temas abordados estão:

1. Definições, dimensões e determinantes da parentalidade;
2. O papel das práticas e estilos parentais no desenvolvimento da Primeira Infância;
3. Parentalidade: uma via de mão dupla;
4. Contribuições da participação da figura masculina;
5. Familia e desenvolvimento na Primeira Infância: processo de autorregulação, resiliência e socialização;
6. Ações da equipe de saúde da família no fortalecimento de cuidados familiares;
7. Família, escola e Educação Infantil;
8. Família e direitos das crianças.

Para saber mais acesse:

*Download: Livro “Fundamentos da Família como Promotora do Desenvolvimento Infantil – Parentalidade Em Foco”

Por Instituto Alfa e Beto.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais