Marina e Makolelê: livro infantil sobre gentileza e empatia

set 16, 2020 | Clube Leiturinha, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

“Rabo de peixe, cara de gente!” Makolelê é um gorila que todos os dias vai até Marina, uma sereia, para zombar dela. Um dia, Marina resolve falar como se sente quando ouve essas provocações. Essa é uma história sobre empatia, amizade e respeito construído entre seres tão diferentes entre si. Por isso mesmo tão especiais! Um livro infantil sobre gentileza perfeito para ler com os pequenos e incentivar esse sentimento neles. 

Gilles Eduar e seus personagens cativantes!

O autor de As Asas do Crocodilo, livro que já cativou nossos leitores do Clube em 2019, agora marca presença no Original Leiturinha Marina e Makolelê. Neste livro, os pequenos serão apresentados a um diálogo sincero e gentil. Esse diálogo mostra que, ainda que os outros digam coisas maldosas, não significa que elas sejam reais. Ou que as pessoas não possam mudar sua percepção. 

Assim, com a leveza poética e as cores de Gilles, Marina e Makolelê nos ensinam sobre como superar situações de bullying. Tudo isso, a partir de uma postura mais aberta à escuta e da vivência de se conhecer o outro. Os personagens mostram aos pequenos a beleza de poder se aceitar e aceitar o outro do jeitinho que ele é! 

“A experiência dos pais lerem com os filhos é algo mágico”

Gilles é um autor conhecido no Brasil e no mundo e já conquistou diversos prêmios por seu trabalho. Ele teve contato com a literatura infantil quando criança. Porém decidiu mergulhar de vez na profissão depois de sua vivência no Museu do Louvre, no período em que viveu na França.

Em 2019, tivemos a oportunidade de receber uma visita do autor na Leiturinha e bater um papo com ele sobre literatura. Gilles tem como marca registrada suas ilustrações em cores vivas e divertida. Ele acredita no poder de unir as pessoas por meio da literatura, especialmente os pais e filhos. Em suas palavras:

“A experiência dos pais lerem com os filhos é algo mágico. Ela transcende o simples fato de ler. É um momento de intimidade entre pais e filhos, em que estão olhando para a mesma imagem, para a mesma história, focando a mesma coisa.” 

A literatura como apoio aos desafios da socialização

Por fim, vale dizer que este é um livro para ser lido em vários momentos da vida. Seja simplesmente pelo prazer da leitura, ou pelo seu poder de comunicar com o que sentimos e vivemos, especialmente as crianças em seus desafios de socialização. Afinal, falar sobre situações fictícias é uma forma de iniciar conversas mais delicadas com os pequenos sem que eles se sintam constrangidos, o uso do livro infantil sobre gentileza pode auxiliar nessa conversa. Os personagens nos fornecem modelos de comportamento que podem ser facilmente abordados com os pequenos, rendendo ótimas conversas!

Que tal fazer parte da nossa família de leitores? Acesse o Clube Leiturinha!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais