Livros de contos, revistas de colorir, cadernos escolares e diários fazem parte da infância das crianças. São itens essenciais para o desenvolvimento do raciocínio e criatividade dos pequenos, e devem ser introduzidos já nos primeiros anos de vida.

Quando a criança tem contato com livros em seus primeiros anos, fica mais fácil para que mais tarde ela possa desenvolver o gosto e prazer pela leitura dos mais variados temas – começando pelos livros de bebê, com ilustrações e história infantil, até chegar aos livros de literatura, acadêmicos, etc.

O que pode incomodar é o acúmulo desses materiais em um ambiente, tanto para os pais quanto para os filhos – e o que era para ser uma atividade produtiva pode se tornar uma verdadeira bagunça.

Ensine o hábito de guardar livros

Assim como é importante introduzir a leitura logo nos primeiros anos de vida, ensinar o hábito de organizar os livros é a melhor maneira para que se crie uma responsabilidade por parte da criança.

É recomendado, após cada leitura, mostrar para a criança o lugar no qual o livro precisa ser guardado, determinando que essa prática deve ser feita sempre, a cada leitura – para logo tornar-se um costume.

Reúna todos os livros em um único lugar

Uma forma para organizar todos os livros, sejam eles infantis ou não, é definir um único lugar para serem guardados. Assim, fica mais fácil recolher e juntar tudo em uma mesma estante, caixa, etc.

Há quem possua grandes estantes de livros, mas para o armazenamento de livros infantis isso pode não ser a melhor ideia – afinal, eles precisam estar ao alcance da criança para que possam ser pegos e guardados. Sendo assim, as estantes menores ou até mesmo caixas são os mais recomendados.

Livros velhos: doe!

Alguns dos itens da bagunça são livros velhos acumulados. Os que já não são de interesse das crianças mais velhas, por exemplo, apenas fazem volumes desnecessários no armário – ocupando espaços que poderiam ser usados para outras publicações ou até mesmo objetos decorativas, deixando o ambiente ainda mais agradável.

Existem diversos sebos que aceitam doações, ou outras instituições de caridade, que você encontra facilmente fazendo buscas rápidas na internet. Além de organizar os pertences de seus filhos, você contribui para a felicidade de outras crianças.

Limpeza

A higiene do acervo é importante tanto para a conservação das obras quanto para a saúde das crianças. Para essa tarefa, não hesite em pedir ajuda aos filhos – o que acaba sendo outra forma de desenvolver responsabilidade por parte dos pequenos.

Além do mais, é essencial que o acervo esteja sempre limpo, pois nas idades de 1 a 5 anos a criança tem costume de “experimentar” novas coisas, colocando os mais variados objetos na boca – inclusive livros.

Use a criatividade

Para quem ainda não possui uma estante de livros, a dica é usar a criatividade. Diversos materiais, até os recicláveis, podem formar belos armários – contribuindo também com a decoração do quarto ou sala de leitura da criança.

Usar prateleiras é uma ótima opção, pois você pode verificar qual a medida necessária para guardar todos os livros e também onde eles serão colocados, de acordo com o tamanho da criança, para o fácil acesso.

Com o crescimento dos livros online talvez não seja preciso um espaço tão grande, e uma técnica antiga – e ainda muito usada – são as caixinhas de papelão, que podem ser decoradas da maneira que preferir de acordo com o gosto da criança. Uma caixa de papelão, tesoura, cola, papéis adesivos para decorar e criatividade, são os únicos materiais necessários – ou seja, você não gasta dinheiro!