Os benefícios da leitura na infância

A leitura é uma das práticas mais importantes da vida! Além de ser um hábito super prazeroso, que traz inúmeros benefícios em todas as etapas da vida, ler colabora também com os estudos e com o trabalho. Isso mesmo! Além de todos os benefícios para o desenvolvimento infantil, ensinar as crianças pequenas a gostarem de ler com as histórias infantis pode fazer toda a diferença em seu rendimento escolar. Isso porque a leitura desperta um maior interesse pelos estudos, sendo capaz de desenvolver a imaginação, proporcionando mais prazer à prática. E a Leiturinha sabe que tudo isso vale muito a pena!

Os melhores livros infantis

História infantil: livros despertam o interesse pelos estudos

Os professores que acreditam que o livro, além de instruir, informar e ensinar, podem também dar prazer, encontram formas eficientes de mostrar isso às crianças. E, dessa forma, a criança se interessa por ele, e busca nos livros este prazer e alegria.

Essa leitura está relacionada à chance de conhecer a grande e pura magia que um livro pode proporcionar. A literatura é um enorme campo de estudos e exige do professor um bom conhecimento para saber gerar momentos de prazer e estimulação para as crianças – gerando, assim, uma maneira mais eficiente, prática e rápida de desenvolver também o interesse pelos estudos acadêmicos.

Quando o aluno sente prazer na leitura, ele se apropria de informações que contribuem para a construção dos seus conhecimentos. A literatura infantil e a criança compartilham de uma mesma natureza: ambas são lúdicas, questionadoras e mágicas. Essas afinidades fazem com que a literatura seja o mais poderoso aliado do professor e dos pequenos, em busca da compreensão do ser humano e do mundo.

A literatura, por meio da história infantil, prepara a criança para ser um grande apreciador das letras, torna sua linguagem mais cuidada e a leitura mais fácil, formando assim uma pessoa culta. Dessa forma, é essencial o papel atribuído à fantasia em todo o processo de imaginação e atividade criadora.

Mas como incentivar a leitura desde cedo?

Desenvolver o hábito e o prazer pela leitura é um processo constante e deve acontecer primeiro em casa, com os pais, para então continuar nas escolas e seguir ao longo da vida. O primeiro passo é determinado pelo encantamento. Ouvir as histórias infantis e ter contato direto com os livros é muito favorável ao desenvolvimento do prazer e hábito de ler literatura infantil. Outro fator que contribui bastante para a leitura frequente é a influência de professores e educadores nas escolas. Dessa forma, pode-se dizer que a capacidade de ler está diretamente ligada ao envolvimento e motivação dos adultos.

Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas para pais e educadores incentivarem o hábito da leitura desde cedo entre as crianças. Confira:

Pais

– Comece a ler para o seu pequeno ainda antes do nascimento.

– Faça diferentes entonações de voz, mímicas, gesticule… use o corpo todo para contar uma história!

– Explore as imagens dos livros.

– Abuse das cantigas populares.

– Façam passeios literários, como uma ida à biblioteca do bairro por exemplo.

– Conte histórias antes de dormir.

– Peça para que o pequeno reconte a história, estimulando sua imaginação.

– Encoraje a criança a ler e interpretar os livros também.

– Ainda que o pequeno já saiba ler, não deixe de mediar a leitura.

– Aproveite as temáticas das histórias para conversar com seu filho.

– Montem um cantinho da leitura!

– Tenham uma rotina de leitura (você e seu pequeno).

– Deixe que seu pequeno leia para você!

– Faça parte de um clube do livro infantil!

– Se inteire dos gostos e preferências da criança.

– Leia!

Educadores

– Conte histórias durante as aulas, com naturalidade e sem obrigatoriedade.

– Deixe ao alcance de seus alunos uma variedade de títulos literários, como poesias, contos e fábulas.

– Explore histórias infantis ilustradas, que são ótimas opções para despertar o interesse pela leitura e pelos estudos em crianças mais novas.

– Conheça e se envolva com as obras literárias que está oferecendo aos pequenos.

– Desenvolva projetos de troca de livros entre alunos.

– Realizem apresentações lúdicas dos livros lidos em sala de aula.

– Peça para que cada um traga seu livro favorito para contarem para a turma.

– Use a imaginação e transforme conteúdos em histórias infantis!

– Promova passeios literários a livrarias e bibliotecas da cidade.

Qual o papel do professor na formação de novos leitores?

O hábito da leitura na infância colabora com o aprendizado, desde a formação das palavras e a estruturação de sentenças, até a memorização de regras ortográficas. Além da apresentação de números, letras, contextos históricos e conhecimentos na área de geografia. Por tudo isso, os livros infantis são ótimos instrumentos na educação de crianças e podem ser utilizados de diversas maneiras em sala de aula. O professor ou professora pode explorar a literatura infantil de diferentes formas: as histórias podem ser trocadas e contadas entre as crianças, encenadas em peças teatrais, transformadas em desenhos e pinturas ou, até mesmo, em outros textos. (Continuar lendo)