Coleção de livros infantis sobre cultura indígena

fev 7, 2024 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

livros infantis sobre cultura indígena são uma ótima forma de apresentar as tradições, a identidade e a cultura indígena para crianças, é algo fundamental para que as novas gerações não se esqueçam das raízes que formam o povo brasileiro. Pensando nisso, a Loja Leiturinha preparou uma coleção de livros infantis sobre cultura indígena.

A realidade dos povos indígenas no Brasil

Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.
(Oswald de Andrade)

Antes dos europeus chegarem por aqui, nosso país já era povoado por diversos povos indígenas que se espalhavam por todo o território brasileiro. Estima-se que nessa época fossem mais de mil povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas.

Hoje, infelizmente, são apenas 255 povos, falando mais de 150 línguas diferentes. Segundo o Censo IBGE 2022, são por volta de 1 milhão de indígenas que se dividem entre as cidades e as áreas rurais, representando aproximadamente 0,83% da população total do país.

Esses povos vem resistindo para viver e ter seus direitos garantidos, ainda que em meio a muito preconceito, desvalorização e violência. Por isso, apresentar livros infantis sobre cultura indígena para crianças desde cedo é fundamental! O objetivo, portanto, é possibilitar a construção de uma realidade diferente para essas pessoas que representam nosso passado, nossas raízes, nossa origem e nossa cultura.

Cultura Indígena para Crianças

 

Sabendo que a literatura infantil é sempre uma importante aliada, a Curadoria da Leiturinha preparou uma lista com obras Originais que exploram diversos aspectos das culturas indígenas no Brasil, vamos ver?

➡️ Tainá e os Guardiões da Amazônia

                 

Depois de fazer sucesso nos cinemas e na série para TV, a aventura de Tainá e seus amigos bichos chega agora à sua casa por meio de um livro Original Leiturinha. Tainá e os Guardiões da Amazônia é uma coleção de dois livros que você pode adquirir na Loja Leiturinha

👉 Clique aqui para comprar “Bicho livre é lindo!” na Loja Leiturinha!

👉 Clique aqui para comprar “Juju, a ararinha azul” na Loja Leiturinha!

➡️ Chapeuzinho Verde

Neste belíssimo livro Original Leiturinha, Maria Lucia Takua Peres reimagina o conto clássico da menina que leva doces para a vovozinha, Chapeuzinho Verde nos convida a abrir a mente e o coração se quisermos garantir a sobrevivência da Terra e de todos os que nela habitam.

👉 Clique aqui para comprar “Chapeuzinho Verde” na Loja Leiturinha!

➡️ Fogo, gente!

Fogo, gente! é um Original Leiturinha escrito por Cristino Wapichana. O fogo, dizem os ancestrais, é o irmão primeiro que carrega em si o princípio de tudo, pois ele queima, purifica, energiza, aquece. Tudo isso forma sua essência, que está presente em todos os seres vivos de nosso planeta.

👉 Clique aqui para comprar “Fogo, gente!” na Loja Leiturinha!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais