Boca da noite: Os sonhos de um curumim

jul 4, 2019 | 10+ anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Sabe aquele momento em que o sol se deita no horizonte, o azul do céu dá lugar ao colorido da aurora e a noite começa a despontar com suas estrelas brilhantes? Essa é a boca da noite. Segundo o povo Wapichana, este é o momento em que a família se reúne para contar as histórias que o dia guardou, descansar o corpo, adormecer e se preparar para o novo dia. 

Mas dois curumins, ao ouvirem este nome “boca da noite”, ficaram tão cismados que um deles até sonhou com a tal “boca”. A história é de Cristiano Wapichana e nela temos contato com um pedaço importante de nossa história, a dos povos indígenas. Em especial do povo Wapichana, radicados em sua maioria no estado de Roraima. 

A curiosidade infinita dos pequenos

Boca da Noite, da editora Zit, nos conta da curiosidade infinita das crianças. Seja curumim, menino da cidade ou do campo, toda criança quer mais é saber o porquê de tudo ao seu redor e, para isso, toda paisagem deve ser investigada e toda pessoa é uma fonte de informações! Para Kupai, o curumim desta história, foi assim: cada resposta puxando uma nova pergunta, a imaginação e os sonhos completando aquilo que no dia não ficava claro para ele.

A história de Cristiano Wapichana, nos remete à realidade dos povos indígenas, sua cultura e seus costumes. Nos leva para dentro dos sonhos de um curumim inventivo e curioso e, quando voltamos, temos nossa realidade expandida e mais colorida, através das paisagens belíssimas de Graça Lima, a ilustradora. 

Os melhores livros infantis

Boca da Noite: Um livro necessário e premiado

O livro coleciona não só fãs, mas muitos prêmios. Entre eles o Jabuti em 2017, na categoria Infantil, e o  FNLIJ 2017, nas categorias Criança e Melhor Ilustração. Com tantas honras, é um livro que não pode ser deixado de fora da biblioteca dos nossos pequenos assinantes Leiturinha!

Leia mais:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais