A leitura atuando na sensibilidade dos pequenos

jun 28, 2016 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Leiturinha, Literatura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Este  texto não fala somente do simples hábito de ler atuando na educação dos pequenos. Ele fala do tipo de leitura que ajuda a gente a entender os sentimentos e a  promover aqueles que são realmente bons de se sentir e que são indispensáveis nas relações entre pessoas e com o mundo.

Tente se lembrar da sua trajetória de vida desde a infância. Já reparou que muitas coisas que você não sabia lidar era pelo simples fato de você não saber o que essas coisas significavam? Isto é completamente normal. Ninguém nasce sabendo de tudo. Nem dos próprios sentimentos. Às vezes tudo o que faltava era saber traduzir e verbalizar o que se sentia para as pessoas.

Pois então, se a gente que é adulto às vezes se depara com situações em que é preciso respirar fundo e relembrar nossos valores diante do que sentimos, com os pequenos não pode ser diferente. As crianças também sentem raiva, amor, ciúme, saudade… E também precisam treinar a paciência e praticar a solidariedade, por exemplo.

Neste momento, a leitura atua como uma grande aliada da família no papel da construção do discernimento dos pequenos, para que eles saibam interpretar seus sentimentos e saibam lidar com eles diante do convívio com as outras pessoas e com a natureza.  Por isso, a Equipe de Curadoria da Leiturinha preparou uma dica de leitura ideal para trabalhar estas questões dentro do universo infantil. Confira:

Dica Leiturinha: 

O jardim das virtudes

Autora: Alessandra Ioriatti
Ilustradora:
Maria Fernanda Garcia
Editora:
Saber e Ler
Melhor idade:
a partir de 4 anos


jardim-virtudes-blog

A natureza nos alegra, nos diverte, nos ensina, nos acolhe, nos compreende, nos faz companhia, nos tira da solidão, nos enriquece, nos agrega, nos faz sorrir quando estamos abalados com coisas pequenas…

Dona Joaninha, tão pequenina, era a guardiã de um jardim cheio de cores e perfume.  Os caracóis, as borboletas, os insetos, as abelhas, todos faziam a sua parte para ajudar no funcionamento desse lugar, com muito amor e união. Mas um dia, algumas crianças foram brincar no jardim. Ali, descobriram não só lindas flores e pequenos insetos. Descobriram por que aquele lugar era chamado de jardim das virtudes!

Esse livro nos ensina que nossos pequenos devem, desde cedo, aprender a observar, respeitar e a valorizar a natureza e as relações. Os ensinamentos transmitidos as levarão a amar e apreciar o mundo natural e atuar em relação a esses sentimentos, contribuindo para o cuidado e preservação do nosso mundo.

É necessário que as crianças compreendam que todo o o funcionamento do mundo depende de todos nós, que temos que cuidar do mundo, tendo como base os valores que regem a harmonia com todo nosso sistema.

Leia mais: 

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais