Cores e formas são muito atraentes para os pequenos. Algo que parece tão simples pode ampliar muito o aprendizado. O uso das cores é de grande influência no desenvolvimento dos pequenos. Estímulos provenientes delas são peça chave no desenvolvimento motor e cognitivo, raciocínio, visão, entre outras funções. Além disso, os brinquedos sensoriais influenciam os pequenos desde a fase inicial de vida. Por isso, aprenda a fazer massinha de modelar bem colorida com seus pequenos.
Como fazer sua massinha de modelar?
Além de ganhar a atenção dos pequenos pela cor, a massinha de modelar é um ótimo recurso para fazer brincadeiras sensoriais. Para que ela possa ser usada sem preocupação, o ideal é que você mesmo prepare uma receita de massinha caseira, que, além de ser atóxica, se torna uma diversão barata e eficaz no desenvolvimento psico-motor do pequeno.
Você vai precisar de:
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de sal
- 1½ xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol, ou outro comestível)
- corante comestível de cores variadas
Modo de preparo:
Misture os ingredientes em sequência e, por último, coloque o corante da cor que preferir. Conduza a brincadeira! Modele a massinha junto com as crianças, criem formas, toquem e esparramem esse instrumento de exploração sensorial livremente!
Também preparamos um passo a passo sobre como fazer sua massinha de modelar em casa! Confira:
Viu como é fácil? Agora mãos na massinha!
E por falar em estímulos sensoriais, além dos brinquedos, os livros ilustrados são peças importantes no desenvolvimento motor e cognitivo, no raciocínio e visão dos nossos pequenos leitores. Pensando nisso, preparamos um dica de leitura que combina com o clima de diversão: um livro ilustrado com elementos de massinha de modelar.
Dica Leiturinha:
Para meu bebê: Animais | Editora Gira gira
Este livro foi criado pensando nos bebês: ilustrações feitas a partir da brincadeira com massinha e uma pequena quantidade de texto. Os animais se tornam figuras importantes no imaginário da criança. As fantasias geralmente são caracterizadas pelos animais, por isso, é fundamental que estejam presentes nas primeiras leituras dos pequeninos.
Leia mais: