Mozart, Chopin, Beethoven… É um consenso que a música clássica é uma música de qualidade e ouvi-la nos traz muitos benefícios. Mas quais benefícios são estes? Como despertar um gosto musical? Ou como apresentar a música clássica para crianças

Os benefícios da música clássica para crianças e adultos

Para além de todo preciosismo intelectual e artístico que envolve o assunto, o que importa é que a música clássica é um patrimônio cultural da humanidade. Este já é um motivo bom o suficiente para, ao menos, conhecer um pouquinho sobre os principais compositores e, se ainda não os tenha ouvido, procurar conhecer um pouco sobre suas principais obras.

Estudos indicam que a música clássica é benéfica para o desenvolvimento da criatividade, da atenção, concentração e do desenvolvimento cognitivo como um todo. É o que demonstra uma pesquisa publicada pela Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), intitulada Mozart, Rock e a Ativação da Criatividade, de 2015. Ela relata um estudo de caso em que foi comprovado que ouvir música clássica (no caso, Mozart) influenciou positivamente os participantes na melhora da criatividade e na melhora do desempenho de funções cognitivas.

Apresentando a música clássica para crianças

Existem inúmeros compositores clássicos, cada um com um estilo diferente, então, se você ainda não tem um preferido, que tal, pesquisar um pouco sobre alguns deles? E para incentivar o hábito em casa com as crianças, que tal convidá-las a pesquisar algumas sinfonias junto com você? Vocês podem procurar músicas de acordo com preferência dos instrumentos (piano, cordas, sopro, percussão, por exemplo), ou de acordo com compositores específicos!

O Compositor Está Morto

Editora: Companhia das Letrinhas
Autores: Lemony Snicket e Carson Ellis

Para levar a música clássica para a rotina das famílias, a Equipe de Curadoria da Leiturinha selecionou para os Leitores Fluentes o livro O Compositor Está Morto, da Editora Companhia das Letrinhas. 

Com uma aventura dramática, cheia de suspense e mistério, este livro é repleto de referências relacionadas à cultura e à música clássica mundial. Perfeito para introduzir os pequenos nesta nobre arte, e também para gerar ainda mais encantamento nos que já apreciam uma boa ópera. 

Por meio desta obra, escrita por Lemony Snicket, musicada por Nathaniel Stookey e ilustrada por Carson Ellis, os pequenos terão contato com importantes nomes da música clássica, compositores que marcaram época e fizeram história. 

Além disso, esta edição é bilíngue, com o texto na íntegra no final, exercitando a fluência não só na língua materna, mas também na inglesa. 

Para ter um gostinho de O Compositor está morto, confira uma entrevista com os autores e um trecho da música composta especialmente para o livro, por Nathaniel Stookey!

Faça parte da nossa Família de Leitores você também! Incentive a leitura desde cedo, assinando o Clube Leiturinha! <3

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.