Não confunda estímulo com cobranças excessivas

dez 20, 2018 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Comportamento, Criança, Família, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Sempre me perguntam sobre a importância de  incentivar a autonomia e independência das crianças, mas acho que vale a pena uma reflexão sobre o significado disso. Durante o crescimento, as crianças são capazes de aprender muitas coisas por si mesmas. Elas são curiosas, gostam de desafios, estão com a imaginação a mil e estão sempre atrás do que é novo.

Como estimular a autonomia da criança sem exagerar nas cobranças?

Os adultos podem auxiliar esse processo estimulando os pequenos, mas sem jamais esquecer que incentivar não é o mesmo que forçar ou cobrar. As características de cada criança devem SEMPRE ser respeitadas, pois o desenvolvimento é algo individual. Cada criança tem um tempo e seus próprios interesses, e forçar o amadurecimento é fazer com que ela pule etapas, o que pode trazer dificuldades futuras em questões cognitivas, emocionais ou sociais.

O importante é que a criança sinta-se segura e feliz para poder experimentar o mundo à medida em que se sentir confiante para isso. E é nesse momento que nos colocamos ao lado dela para apoiar suas descobertas.

7 habilidades necessárias para a autonomia da criança

Coisas simples como alcançar um brinquedo, escolher a fruta do lanche e mesmo escovar os dentes fazem muita diferença. Entre outros benefícios, a autonomia estimulada na infância gera pessoas mais criativas, com maior poder de decisão, responsáveis, capazes de resolver problemas e prontas para aprender habilidades mais complexas quando adultas. Preparamos um guia rápido com dicas práticas para estimular seu filho desde cedo. Confira 7 habilidades necessárias para a autonomia da criança!

Flávia Carnielli

Mãe da Maria Clara e da Rafaela, mestre em psicologia clínica, especialista em psicologia perinatal e formada em psicoterapia infantil. *Flávia é especialista em psicologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais