O que são germes? Falando de ciência com crianças!

nov 10, 2021 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O que são germes? E onde será que eles vivem? Eles se espalham? Conseguimos enxergá-los? Quantas perguntas! Contudo, todas elas são muito pertinentes e importantes para aprendermos um pouco mais sobre o tema Ciência e os cuidados que devemos ter com nossa saúde. Assuntos como esses tornam-se imprescindíveis para serem discutidos e apresentados para as crianças no atual cenário em que estamos vivendo.

👉 Leia mais: “Banhinho é Bom!”, livro para falar sobre autocuidado com toda a nostalgia do Castelo Rá-Tim-Bum

Em 2019, o mundo foi surpreendido pela Covid-19, um vírus totalmente desconhecido e altamente contagioso que mudou a vida de todos nós.

No início, nem mesmo os maiores cientistas foram capazes de compreender o vírus e até hoje ele apresenta novas particularidades  e exige constantes estudos. Por isso, é extremamente importante que cada um faça a sua parte: manter o distanciamento social, usar  máscaras, álcool em gel e se vacinar. Só assim vamos conseguir combater a Covid-19. Mesmo com o controle da pandemia, não podemos dar chance ao erro!

Falando de ciência com crianças

Diante de tudo isso, é ainda mais significativo falarmos sobre a ciência com as crianças. O conceito dela está em explicar os fenômenos, sejam eles naturais ou não, por meio de estudos e experimentos.

E como podemos falar sobre esse conceito com os pequenos?

O melhor caminho é falar de maneira bem natural e lúdica, afinal, o aprendizado sempre flui quando tudo é apresentado de forma clara, explicativa e descontraída. Jogos, brincadeiras, leituras, experimentos e desafios são ótimas estratégias para trabalharmos o conceito de ciências tanto em sala de aula quanto em casa.

Outra dica legal é estimular o espírito pesquisador da sua criança. Por exemplo, pesquise com dela qual é a diferença entre germes, vírus e bactérias. Ofereça ferramentas de busca, como enciclopédias, sites e revistas científicas. Ah, e sempre instigue ao máximo a sua curiosidade!

O importante é ter sempre um diálogo explicativo e acolhedor. Esteja presente sempre que puder, pois sua presença renderá frutos enriquecedores para o desenvolvimento da sua criança. Lembre-se de que você é o maior exemplo e inspiração para sua criança!

Meu livro dos porquês: O que são os germes? – Um livro de não-ficção para crianças

Clique na imagem para ver o item na Loja Leiturinha

A leitura sempre será sua aliada para apresentar qualquer assunto para os pequenos e as pequenas. A diversidade dos gêneros literários também contribui para novos momentos de aprendizado. Livros de não-ficção para crianças são igualmente capazes de prender a atenção, estimular a imaginação e promover ensinamentos de maneira lúdica.

Pensando nisso, a Curadoria da Leiturinha selecionou para seus pequenos leitores um livro especial para falar sobre esse tópico tão fundamental: Meu livro dos porquês – O que são os germes?, além de tudo, é um livro-brinquedo com abas interativas, que farão com que a leitura seja ainda mais prazerosa e divertida.

Esse livro foi enviado a alguns membros do Clube Leiturinha em Julho/2021, mas agora está disponível para compra avulsa na Loja Leiturinha!🛒 Saiba mais:

Sobre a obra “O que são germes?”

Como podemos explicar para nossas crianças algo que é invisível? 🦠👀

Clique na imagem para ver o item na Loja Leiturinha

Os vírus e as bactérias não são visíveis a olho nu, mas com este livro você terá a oportunidade de apresentar um pouco mais desse universo para a sua criança. A partir dessa leitura, ela poderá interagir com um conteúdo introdutório aos germes e à higiene. Este livro contém 30 abas para levantar e dicas sobre como lavar as mãos e se manter saudável. Por isso, aproveite o momento para uma divertida aula de Ciências em família!🔬

Clique na imagem para ver o item na Loja Leiturinha

👉 Clique aqui para adquirir o Meu livro dos porquês – O que são os germes? na Loja Leiturinha! E, depois, aproveite para explorar todo o nosso amplo universo de produtos. São infinitos livros, coleções, brinquedos educativos, roupinhas fofas, produtos da marca própria Leiturinha… Para todas as idades.📚✨

Leia mais:

Fernanda Veiga

Mãe da Helena, formada em Pedagogia, especialista em Relações Interpessoais e Educação Moral. Descobriu na literatura infantil uma das suas maiores paixões e acredita que a leitura tem o simples poder de transformar e ressignificar as pessoas.

    Acompanhe nossas redes sociais