Clube de livros infantis: vale a pena fazer parte de um?

out 6, 2021 | Atividades, Clube Leiturinha, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Um grande consenso entre os adultos é que a infância passa rápido. 💨 Quem nunca parou para pensar nos seus dias de criança e desejou reviver alguns desses momentos? São muitas as experiências que começam nessa fase da vida e que continuamos a carregar conosco para sempre. Seja um hábito, um hobby, um lugar ou até uma receita! A infância tem um enorme potencial que ecoa ao longo dos nossos dias. Dentre os momentos mais marcantes, estão aqueles recheados de livros, leituras, boas risadas e conversas. É por isso que separamos algumas razões que farão você conseguir explicar para sua família e amigos por que vale a pena fazer parte de um clube de livros infantis. 📚✨ As crianças agradecem!

👉 Leia mais: Por que ler para as crianças é importante?

4 benefícios de fazer parte de um Clube de Livros Infantis

1. Mais tempo de qualidade em família 

Principalmente na infância, o aprendizado acontece por meio da interação. É no contato com o outro, em momentos de atividades, perguntas, experiências e brincadeiras, que os pequenos vão formando sua percepção do mundo. Nesse contexto, a família é uma das principais aliadas para o desenvolvimento infantil como um todo. Participar de um clube de livros infantis cria um espaço ideal para se ter mais tempo de qualidade em família, transformando a leitura em um momento compartilhado significativo. 

Esse tempo passado juntos coopera não apenas para o desenvolvimento cognitivo da criança, como também contribui para sua saúde emocional. O psicólogo Gary Chapman é conhecido por sua teoria de que as pessoas percebem e demonstram conceitos como o amor de forma diferente. Dentre os tipos de percepção do amor, está justamente o tempo de qualidade.

Ele significa nada mais que usar o tempo de forma intencional e presente para outra pessoa, por meio de atividades que criem e fortaleçam o vínculo afetivo. As crianças, especialmente, são muito capazes de notar e sentir a diferença entre um tempo de qualidade passado com pais, avós, amigos e um tempo empregado de maneira “automática”. Isto é, para os pequenos, saber que você está investindo tempo neles, concentrado(a) em seus interesses, gostos e questões, é de extrema relevância para o sentimento de bem-estar e segurança emocional.

2. Um hábito para a vida inteira

Nós adultos sabemos que não é fácil formar um hábito. Tente passar a acordar 1h mais cedo ou realizar uma nova atividade com constância e você verá quanto esforço precisa ser empreendido. A boa notícia é que o início de um novo hábito tende a ser mais fácil na infância, principalmente se for feito de uma maneira atrativa para a criança.

Sendo assim, fazer parte de um clube de livros infantis é uma ótima oportunidade, já que a constância da leitura ocorre de forma natural e divertida. E vale também lembrar que a leitura é um dos melhores hábitos para se levar ao longo da vida, pois estimula o raciocínio, auxilia a memória e é uma janela para novos conhecimentos. Está aí um hábito em que vale muito a pena investir!

3. A expectativa pela leitura desde os primeiros anos de vida

Nada como uma boa surpresa, não é verdade? Melhor ainda é receber uma surpresa todo mês! E quando se trata de um livro, então, o pacote fica perfeito. Isso porque a expectativa pela chegada do seu kit faz com que a criança associe a leitura ao prazer e à alegria, que acompanham o recebimento do livro. Com a constância do recebimento mensal, as reações podem se tornar mais calmas e contidas, mas as sensações positivas se mantêm atreladas à leitura. Esse fator é um ótimo aliado na construção do interesse da criança pelo universo dos livros.

4. Desenvolvimento infantil como enfoque

Como sobreviver ao mar de informações em que estamos? Para todo item que você imaginar, existem diversas opções disponíveis, cada uma com seus detalhes. Agora, se pararmos para pensar em livros, a tarefa é ainda mais complexa. Afinal, são muitos os fatores envolvidos, desde gêneros literários e autores, até enredo, temas etc. A vantagem de um clube de livros infantis como a Leiturinha é que ele conta com um time de especialistas focados em selecionar os melhores livros para sua criança. Isso envolve uma reflexão constante e profunda sobre como os livros que chegam na sua casa podem contribuir para o desenvolvimento infantil. 

Nenhuma opção é aleatória. Assim, você sabe que toda leitura que fizer com seus pequenos contempla um leque de habilidades sendo trabalhadas. Sejam habilidades interpessoais como a empatia e a responsabilidade social, sejam outras de ordem individual, como o autoconhecimento.

📚Faça parte da Leiturinha, o maior clube de livros infantis do Brasil!

Na verdade, a Leiturinha não é apenas o maior Clube de Livros Infantis do Brasil… 👀 Sendo francos, somos o maior clube de livros do país como um todo! Ou seja, o maior clube de livros brasileiro é infantil. E o nome dele é Leiturinha. 📚🤸‍♀️✨

👉 Entre para o Clube Leiturinha e receba mensalmente no conforto da sua casa os melhores livros para sua criança! Cuidadosamente selecionados pela nossa Curadoria, um time amplo de especialistas em desenvolvimento infantil, garantimos que cada pedacinho do kit Leiturinha tenha impacto real na vida das famílias leitoras. Conheça os planos aqui e boa Leiturinha!

Leia mais:

Jéssica Oliveira

Linguista e curadora na Leiturinha. É apaixonada pelo poder das palavras, pela educação em linguagens e pela excelência na produção de livros. É mestre em Estudos da Linguagem, pós-graduanda em Produção Editorial e formada em Letras – Português e Literaturas. Ama o universo da literatura infanto-juvenil e acredita que ele nos acompanha desde a barriga até nossos cabelos brancos.

    Acompanhe nossas redes sociais