Quem já assistiu o filme Divertida Mente sabe que ele dá uma verdadeira aula sobre a importância de cada sentimento para os pequenos de todas as idades! No filme, a pequena Riley se vê diante de uma grande mudança e seus sentimentos ficam confusos… Através dessa história, os pequenos entram nos pensamentos de Riley e podem ver como ficam suas emoções: Raiva, Nojinho, Tristeza, Medo e Alegria. Aos pouquinhos, vamos percebendo a importância de cada sentimento e, principalmente, acompanhamos seu amadurecimento.
A importância de nomear os sentimentos
Ao assistir o filme Divertida Mente, a lição que fica é a importância de conversar sobre nossos sentimentos, desde muito cedo. Sempre falamos aqui no Blog da Leiturinha sobre como é fundamental ouvir os pequenos em suas angústias, medos, quando estão com raiva ou agressivos. E, certamente, ainda falaremos muitas outras vezes, pois escutar as crianças com atenção e respeito é a base para que não só a relação entre vocês seja fortalecida, mas também todas as demais relações sociais que o pequeno vier a ter. Quando expressamos nossos sentimentos e emoções podemos nos ouvir. Quando falamos para alguém, nós legitimamos esta experiência, dando a ela dimensão de realidade, através dos ouvidos atentos daquele que se coloca à disposição.
Os bebês ainda não sabem lidar com seus sentimentos. Simplesmente os sentem. Esse aprendizado é um processo lento e não ordenado, que ocorre ao longo da vida. Amadurecemos e nos conhecemos melhor quando refletimos sobre as coisas que vivemos. Mas, como ajudar uma criança a refletir sobre si mesma e a compreender seus sentimentos?
Ajudando os pequenos a lidar e nomear suas emoções
Como dissemos, crianças bem pequenas, que ainda estão adquirindo a fala ou a capacidade de se comunicar, simplesmente sentem – raiva, medo, angústia, tristeza, alegria – e seu corpo reage a tais sensações – gritos, agressividade, birras, agitação, prostração. Nesses momentos o papel do adulto é fundamental para nomear aquilo que a criança ainda não tem capacidade de nomear por si mesma. O adulto, assim, contém e nomeia, trazendo solidez para o que antes era pura emoção.
Assim que a criança conquista a habilidade de se comunicar, é hora de ajudá-la a nomear seus sentimentos, para que ela mesma possa falar sobre eles, dando vazão por meio da linguagem ao que antes era pura sensação e reação.
Assim, se ela chora, pode dizer os motivos que a fizeram chorar e o adulto pode ajudá-la a entender se o choro é de raiva, medo, dor ou mesmo de alegria e emoção. A palavra pode transformar o que sentimos e ressignificar o que já foi sentido, trazendo novos modos de ver o mundo e a si mesmo.
Uma criança que consegue comunicar aquilo que sente pode ter mais facilidade para se relacionar e para lidar com as adversidades da vida.
Lidando com os sentimentos de forma leve e lúdica
Se identificar com os personagens, pode ser uma associação eficaz para que os pequenos entendam seus sentimentos. O filme Divertida Mente é uma ótima maneira de introduzir este bate-papo com os pequenos, mostrando para as crianças a importância de compreender suas emoções. Existem também outras formas de iniciar essa conversa com as crianças: preparamos uma listinha com algumas dicas que vão ajudar você a conversar sobre sentimentos com seu pequeno de forma descontraída, e até mesmo divertida! Confira:
Régua dos sentimentos
Estas réguas já foram enviadas como surpresinha no Kit Leiturinha! Essa é uma forma bem simples e didática de ajudar as crianças a apontar como se sentem no dia ou diante de uma situação, apenas indicando uma expressão facial, que se relaciona a um sentimento. Assim, ele pode aprender a diferença entre vergonha e medo, por exemplo, além de poder apontar o rostinho com o qual se identifica, sem precisar saber o nome desse sentimento. É um recurso muito utilizado em salas de aula e em grupos de crianças e, em casa pode ser igualmente útil para ajudar seu pequeno a se expressar.
Baralho das emoções
É uma técnica muito utilizada pelos adeptos da Terapia Cognitivo Comportamental e pode ser útil para ajudar a falar sobre sentimentos e situações cotidianas. Pode ser usada em família, em terapia e até mesmo em grupos. São cartinhas com as mais variadas emoções, todas duplicadas. Assim, vocês podem brincar de jogo da memória, e, a cada acerto, a criança pode falar sobre uma situação em que sentiu aquela emoção. Vocês podem usar a imaginação e criar várias outras versões para esse jogo.
Caixinha das emoções
Vocês devem separar uma caixinha para cada sentimento ou emoção. Seu pequeno pode desenhar e escrever em cada uma delas para caracterizá-las. As caixinhas, inicialmente vazias, serão preenchidas ao longo dos dias e à medida em que as coisas forem acontecendo. Se ele passou um dia ruim ou se chorou por algum motivo, pode escrever ou desenhar seu sentimento e colocar na respectiva caixinha. Vocês podem aproveitar o momento da atividade para conversar sobre formas de superar essa situação ou sentimento ruim e sobre o aprendizado decorrente de tal vivência.
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