Os 30 melhores livros infantis de 2022

dez 14, 2022 | Criança, Leitura, Leiturinha, Literatura, Livros, Loja Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Estamos chegando na reta final do ano! Por isso, chegou a hora de explorarmos a super tradicional lista dos 30 melhores livros infantis de 2022.

Quantas coisas vivemos juntos até aqui, não é mesmo? Dentre milhões de exemplares enviados, foram dezenas de livros curados, surpresas, histórias compartilhadas e momentos em família que amamos dividir com vocês.

E, como sempre, algumas experiências se tornam nossas favoritas, não é mesmo? Cada criança, em cada casa, junto de suas famílias, separa um lugar especial na estante para seus livros prediletos. São aqueles que elas pedirão que você leia e releia ou sobre os quais irão falar por muito tempo. E como é delicioso viver essas memórias juntos, uma e outra vez!

Para lembrar, honrar e reviver nossos momentos compartilhados este ano, confira a lista especial que preparamos e conte nos comentários se o seu livro infantil preferido está nela! 👇

👉 Leia mais: Os 30 melhores livros infantis de 2021

👉 Leia mais: Os 30 melhores livros infantis de 2020

Descubra os 30 melhores livros infantis de 2022

Dessa lista fazem parte diversas editoras que nos acompanham na jornada de proporcionar experiências literárias inesquecíveis à comunidade Leiturinha, e alguns de nossos Originais feitos pelo nosso time especialmente para vocês (os Originais têm uma matéria toda especial feita só para eles, não deixe de conferir). 

E agora, chega de curiosidade! Vamos conhecer quais foram os 30 melhores livros infantis de 2022? Lembrando que não temos hierarquia, todos eles são os queridinhos do ano! Acompanhe a lista, que começa com os livros para bebês e vai até as obras dos mais velhos.

📚 Leitores de Berço 

1. Urso e Rato: bom dia

Editora: Tiger Tales | Autoria: Nicola Edwards | Ilustrações: Maria Neradova

Este é mais um volume de Urso e Rato, grandes amigos já amados pelos pequenos. Em uma nova aventura cotidiana desses dois melhores amigos, a história apresenta momentos do cotidiano para bebês e crianças pequenas, auxiliando na assimilação da rotina. O livro conta com abas ao longo da história, incentivando a interação e recheando o momento da leitura com descobertas!

2. Livro com janelas: bichinhos do sítio

Foto principal de Bichinhos do sítio: Livro com janelas - Editora Usborne

Editora: Usborne | Autoria: Sam Taplin | Ilustrações: Rosalinde Bonnet

Este livro com belas ilustrações e personagens cativantes permite explorar sons, cores e espaços por meio de cenários e um texto interativo. Além de trazer abas como recurso especial, é possível instigar a curiosidade e incentivar a criança a explorar o livro por meio das perguntas que fazem parte do enredo. Com esse conjunto, não falta interação no momento da contação da história!

👉 Clique aqui para comprar “Livro com janelas: bichinhos do sítio” na Loja Leiturinha

3. Os animais e as diferenças

Editora: Vale das Letras | Ilustrações: Alexandre Mendonça

Esta obra é perfeita para sua criança continuar experimentando e descobrindo as maravilhas do universo dos livros. Por ser de pano, permite que ela explore o material enquanto aprecia as ilustrações. Pode ser aproveitada também como uma naninha ou objeto de transição! Ah, e sua temática sobre as diferenças é uma excelente oportunidade para apresentar novos aprendizados para sua criança, e inclusive irá contribuir para aquisição de suas primeiras palavras. 

📚 Leitores Brincantes 

4. Um livro squeaky: macaquinho

Editora: Todolivro | Autoria: Mammoth World | Tradução: Ana Cristina Ribeiro

Esta obra trabalha temas importantes para o desenvolvimento emocional, como amizade e afeto. Cores contrastantes e cenários repletos de detalhes ajudam a prender a atenção e despertar a curiosidade. Além disso, os recursos interativos ajudam a desenvolver ótimos momentos de contação de histórias e ampliam as possibilidades do livro.

5. Boa noite, fazendinha!

Imagem do livro "Boa noite, fazendinha!"

Editora: Tiger Tales | Autoria: Danielle McLean | Ilustrações: Gareth Williams

O livro Boa noite, fazendinha é uma ótima leitura sobre cuidados básicos como higiene pessoal, alimentação e hábitos saudáveis e prazerosos na primeiríssima infância. Explora sons, cores e o universo dos animais que na história seguem rotinas similares às das crianças. E claro: o livro é interativo e reforça o lado lúdico da contação de histórias e da leitura.

👉 Clique aqui para comprar “Boa noite, fazendinha!” na Loja Leiturinha

6. Cores e texturas

Editora: Ciranda Cultural | Autoria: Susie Brooks | Ilustrações: : Jayne Schofield

As características e diferenciais de cada animal são marcantes e destacadas neste livro com recortes, trazendo uma maior compreensão sobre as individualidades de cada um, como suas cores, observadas nos contrastes de pelo e pele. Tudo isso com adivinhações e perguntas que são muito importantes nesta fase do desenvolvimento infantil, pois colaboram para o fortalecimento intelectual e criativo dos pequenos leitores.

📚 Pré-leitores 

7. Malu e Nina vão à feira

⭐ Original Leiturinha | Autoria: Sonia Rosa | Ilustrações: Mariana Massarani

Esta é uma obra da grande autora Sonia Rosa, que conta com ilustrações apaixonantes de Mariana Massarani. Nesta história, duas irmãs, muito companheiras, iniciam um novo desafio: explorar o mundo por meio da brincadeira e diversão! Vamos à feira junto com Malu e Nina? O livro destaca questões a serem abordadas na infância, como o respeito, o carinho, a amizade e a compreensão, bem como trabalha as relações familiares de amor e afeto. Tudo isso em meio a uma inesquecível feira de cores e sabores.

8. O Urso de todas as cores 

Foto principal de Livro O Urso de Todas as Cores - Editora Brinque-Book

Editora: BrinqueBook | Autoria e ilustrações: Stephen Michael King

O livro do aclamado Stephen Michael King conta a história de uma divertida e amorosa família de ursos polares, instigando a imaginação das crianças. A obra aborda os laços familiares e sentimentos como carinho e afeição de forma lúdica, além de inspirar o lado artístico das crianças, mostrando que todos nós podemos produzir arte, desde pequenos. 

👉 Clique aqui para comprar “O Urso de todas as cores” na Loja Leiturinha

9. Um bom lugar 

Editora: NanaBooks | Autoria e ilustrações: Lucy Cousins

A autora desta história é muito conhecida dentro do universo literário infantil, principalmente pelas suas obras com a personagem “Ninoca”. Em Um bom lugar, as crianças são convidadas a desbravar temas importantes para esta fase da infância, como a amizade, o respeito e o cuidado com o meio ambiente. A obra apresenta, de maneira lúdica, o zelo que devemos ter com os animais, compreendendo suas necessidades e seu espaço. 

📚 Leitores Iniciantes 

10. A fada do dente banguela

Foto principal de A Fada do Dente Banguela

Editora: Mil Caramiolas | Autoria: Lulu Lima | Ilustrações: Elder Galvão

A literatura infantil tem o poder de abordar assuntos importantes de forma delicada, lúdica e compreensiva. Este livro é  um conto cheio de humor! Mas, além disso, pode ser especialmente divertido para crianças que estão trocando os dentinhos de leite por dentes permanentes. Afinal, é uma delícia poder ouvir uma história que tem tanto em comum com um momento tão especial da vida.

👉 Clique aqui para comprar “A fada do dente banguela” na Loja Leiturinha

11. O livro que não dá medo 

Foto principal de Livro O livro que (não) dá medo - Ed Carochinha

Editora: Carochinha | Autoria e ilustrações: Nick Bland

Esta é uma obra ideal para trabalhar o imaginário infantil de um jeito bem-humorado, além de aguçar a curiosidade, a criatividade e o protagonismo infantil. A construção do enredo permite explorar diversas emoções e sentimentos, como o medo, a coragem, a frustração, mas também o afeto e a autoconfiança. As ilustrações são muito expressivas, divertidas, repletas de detalhes e personagens diversos que vão se acumulando no decorrer da história. 

👉 Clique aqui para comprar “O livro que não dá medo” na Loja Leiturinha

12. Juju, a ararinha azul 

Foto principal de Livro Juju, a ararinha azul - Original Leiturinha

⭐ Original Leiturinha | Autoria: Rafael Campos Rocha

Depois de fazer sucesso nos cinemas e na série para TV, a aventura de Tainá e seus amigos bichos chegou à casa dos nossos assinantes por meio de um livro Original Leiturinha. A história explora a importância da preservação da natureza, da vida e do cuidado com os animais. Aproxima a criança de temas como empatia, amizade e união por meio de um enredo dinâmico, com ilustrações muito coloridas e convidativas. 

👉 Clique aqui para comprar “Juju, a ararinha azul” na Loja Leiturinha

13. E se, Porco?

Foto principal de Livro E Se Porco? - Editora Harper Kids

Editora: HarperCollins | Autoria e ilustrações: Linzie Hunter

E se um porco muito generoso, gentil e divertido pudesse muito nos ensinar sobre a vida, os medos, as preocupações e nossos relacionamentos com os amigos? Esta obra explora com doçura e clareza nossos relacionamentos interpessoais, valorizando a amizade e o cuidado próximo. O livro é também uma leitura perfeita para abordar a ansiedade na infância e abre caminho para conversas de grande relevância e impacto.

👉 Clique aqui para comprar “E se, Porco?” na Loja Leiturinha

14. Vamos montar uma banda

Foto principal de Livro Vamos Montar Uma Banda! - Original Leiturinha

⭐ Original Leiturinha | Autoria: Grupo de Autodefensores Instituto Simbora Gente | Ilustrações: Guilherme Lira

Os animais sonham em montar uma banda! Mas de quais instrumentos precisam? Quantos são? E os músicos, quais serão? Esta obra foi escrita por um grupo de autores e autoras do Instituto Simbora Gente, em uma oficina coordenada pelo autor Marcelo Jucá. O enredo foi feito por meio de um conto cumulativo superdivertido! Já as ilustrações, de Guilherme Lira, brincam com o espaço a cada página, possibilitando maior imersão dentro da narração, com animais e instrumentos musicais atrativos. 

👉 Clique aqui para comprar “Vamos montar uma banda” na Loja Leiturinha

📚 Leitores em Processo

15. Quinzinho

Foto principal de Livro Quinzinho - Editora Caqui

Editora: Caqui | Autoria: Luciano Ramos | Ilustrações: Bruna Assis Brasil

Nesta obra tão delicada, o pai de Quinzinho vem nos trazer, com muita propriedade, ensinamentos sobre o orgulho de ser quem se é, enfocando a beleza da cultura negra. Apresenta histórias reais, de pessoas reais, que fizeram a diferença em nosso país e em nosso mundo, dando ênfase à ancestralidade de um povo belo, inteligente e protagonista, de modo a despertar a valorização de cada pessoa, de seu eu, sua cor, suas características e sua família.

👉 Clique aqui para comprar “Quinzinho” na Loja Leiturinha

16. Você está entediada, Minimoni?

Foto principal de Livro Você está entediada, Minimoni? Ed Telos

Editora: Telos | Autoria e ilustrações: Rocio Bonilla

Esta história aborda um tema muito relevante para a infância: a descoberta do sentimento de tédio e suas dificuldades. Apresenta maneiras para lidar com esse sentimento de forma lúdica e imaginativa, abrindo caminho para o diálogo sobre como passar o tempo em casa. As ilustrações são delicadas e ao mesmo tempo expressivas, ajudando a criança a se identificar com a situação da personagem Minimoni.

👉 Clique aqui para comprar “Você está entediada, Minimoni?” na Loja Leiturinha

17. O talento do Guará

Foto principal de Livro O Talento de Guará - Original Leiturinha

⭐ Original Leiturinha | Autoria: Laís Graf | Ilustrações: Deise Lino

A floresta está em festa com o maior dos eventos. Venham logo, pequeninos, conhecer novos talentos! Por meio de uma linguagem rimada, com ritmo e musicalidade na narração, esta história explora temas muito importantes para essa fase da infância, como o reconhecimento das individualidades e dos talentos de cada um. Além disso, a obra aborda os desafios de lidar com as emoções e os sentimentos, como o medo, a confiança, o respeito e a empatia.

👉 Clique aqui para comprar “O talento do Guará” na Loja Leiturinha

18. Era uma vez um teatro

Foto principal de Livro Era uma vez um teatro - Editora Biruta

Editora: Biruta | Autoria: Graça Abreu e Lia Zatz | Ilustrações: Alexandre Teles

Este livro aborda a superação de sentimentos como solidão e isolamento, mostrando o valor dos laços que podem ser construídos entre pessoas de todas as idades, por meio da brincadeira, da diversão, do protagonismo infantil e da arte. O enredo contribui para ativar a imaginação e a criatividade, já que o leitor é convidado à leitura das imagens para compor a história.

👉 Clique aqui para comprar “Era uma vez um teatro” na Loja Leiturinha

19. Marta no país dos balões

Foto principal de Livro Marta no País dos Balões - Editora 34

Editora: 34 | Autoria: Germano Zullo | Ilustrações: Albertine

O destaque nesta obra fica por conta da busca pela realização dos sonhos: mesmo com medo do novo, é preciso cultivar o desejo de ir além. Além disso, o vocabulário é repleto de palavras novas e curiosas, que são fundamentais para o enriquecimento do vocabulário da criança. Vale a pena conhecer Marta, a “vaca cor de laranja”, pois há sempre uma aventura para adentrar e um novo desafio a ser vencido!

👉 Clique aqui para comprar “Marta no país dos balões” na Loja Leiturinha

20. Os Três Porquinhos – Clássicos Leiturinha

Foto principal de Livro Os Três Porquinhos - Original Leiturinha

⭐ Original Leiturinha | Ilustrações: Elder Galvão

Três Porquinhos, cada um com seu jeitinho, personalidade e individualidade, têm muito a nos ensinar sobre a vida, os sonhos e a profundidade das escolhas! Esta é uma releitura de um conto clássico, com uma abordagem atual e palpável aos olhos e entendimento das crianças. Ela traz grandes reflexões acerca do desenvolvimento pessoal, com temáticas como amadurecimento, a vinda das responsabilidades e a prudência ao fazer escolhas.

👉 Clique aqui para comprar “Os Três Porquinhos” na Loja Leiturinha

📚 Leitores Fluentes

21. Edith e a velha sentada

Foto principal de Livro Edith e a velha sentada - Editora Pallas

Editora: Pallas | Autoria: Lázaro Ramos | Ilustrações: Edson Ikê

Este livro traz a história da menina Edith, que há muito tempo não se animava com as atividades do dia a dia, como brincar e se divertir. Ao seu redor já comentavam que era como se ela tivesse uma velha sentada em sua cabeça. A obra se destaca por seu conteúdo repleto de valores e ensinamentos, trabalhando principalmente o autoconhecimento e a autodescoberta.

👉 Clique aqui para comprar “Edith e a velha sentada” na Loja Leiturinha

22. Os diários de Amora: o zoológico petrificado

Editora: Nemo | Autoria: Joris Chamblain e Aurélie Neyret

Esta é a história de Amora, uma menina cheia de atitude e de sonhos. A obra retrata as amizades, que são tão importantes e marcantes para o público infantojuvenil. Por meio de muito mistério, com diversas etapas para descobertas e exercício da imaginação, esta história é ideal para conversar sobre empatia, respeito aos animais e a diferença que as crianças podem fazer no mundo.

23. O Reino dos Mal-Humorados

Foto principal de Livro O Reino dos Mal-humorados - Editora Gaivota

Editora: Gaivota | Autoria: Rosana Rios | Ilustrações: Catarina Bessel

Com um enredo divertido e leve, este livro ressalta a existência de diferentes pontos de vista sobre as situações e o mundo. Ao apresentar a música como elemento fundamental para as pessoas, a história é um incentivo a olhar a vida de maneira mais positiva, enfatizando a diferença que cada um de nós pode fazer para tornar o mundo um lugar melhor para se viver e conviver.

👉 Clique aqui para comprar “O Reino dos Mal-Humorados” na Loja Leiturinha

24. O clube do Pepezinho

Foto principal de Livro O Clube do Pepezinho

Editora: Companhia das Letrinhas | Autoria e ilustrações: Dav Pilkey

O personagem Pepezinho já é conhecido das crianças, pois faz parte das aventuras do Homem-Cão, uma série de grande sucesso. O clube do Pepezinho é composto por divertidos quadrinhos, com uma linguagem adequada à faixa etária. Sempre recheado de amizade e tolerância, o enredo estimula o interesse do leitor pela expressão artística, uma vez que é apresentado um clube de arte para lá de interessante.

👉 Clique aqui para comprar “O clube do Pepezinho” na Loja Leiturinha

25. Bitmax & Cia: o robô da floresta

Imagem principal do livro "Bitmax & Cia: o robô da floresta"

Editora: Carochinha | Autoria: Jaume Copons | Ilustrações: Liliana Fortuny

Quando Mus e Wagner, um rato e um urso que vivem na Floresta Azul, encontram um robô quebrado e decidem consertá-lo, eles não têm ideia da aventura que está para acontecer. Por meio de uma história em quadrinhos leve, dinâmica e divertida, além de personagens irreverentes e bem-humorados, este livro explora diversos temas importantes, como inclusão, trabalho em equipe, tecnologia e meio ambiente.

👉 Clique aqui para comprar “Bitmax & Cia: o robô da floresta” na Loja Leiturinha

26. Salvos por um fio

Foto principal de Livro Salvos Por Um Fio - Editora Escarlate

Editora: Escarlate | Autoria e ilustrações: Silvana Rando

Nesta obra, escrita e ilustrada por Silvana Rando, uma grande autora de livros infantis, o leitor é convidado a transitar entre a realidade e a fantasia por meio de personagens criativos, irreverentes e inteligentes. O enredo explora diversos temas, como campo, cidade, preservação ambiental, cultura dos povos originários, folclore e cultura popular.

👉 Clique aqui para comprar “Salvos por um fio” na Loja Leiturinha

📚 Leitores Críticos

27. Aventuras estranhas: a noite do meteoro

Foto principal de Livro Aventuras Estranhas - A Noite do Meteoro

Editora: HarperKids | Autoria: Erick Clepton de Oliveira | Ilustrações: Bruno Romão

Nesta história, um grupo de jovens amigos vivencia acontecimentos no mínimo inusitados: a cidade em que vivem está sendo invadida por um grande meteoro e criaturas desconhecidas. Por meio de um narrador em primeira pessoa, que aproxima o leitor do protagonista, esta obra conta com a presença de temas de grande importância, como amizade, cumplicidade, respeito, coragem e confiança.

👉 Clique aqui para comprar “Aventuras estranhas: a noite do meteoro” na Loja Leiturinha

28. O cristal

Foto principal de Livro O Cristal

Editora: Telos | Autoria: Pete Johnson | Ilustrações: Anthony Smith

Esta história é repleta de mistério, aventura e superpoderes. Permite ao leitor acompanhar o amadurecimento do personagem e fazer importantes reflexões com o desenrolar da narrativa. O personagem principal vive momentos divertidos, mas carregados de aprendizados com seu protagonismo e autonomia para tomar decisões que exigem grande senso de responsabilidade.   

👉 Clique aqui para comprar “O cristal” na Loja Leiturinha

29. Imbatível 2: super-herói da proximidade

Foto principal de Livro Imbatível 2: Super-herói da proximidade

Editora: Nanabooks | Autoria: Pascal Jousselin

Esta é a continuação de Imbatível, um sucesso que conquistou crianças e pré-adolescentes ao redor do mundo. O enredo conta com um humor inteligente, irreverente e leve, que captura a atenção do leitor. O protagonista tem consciência de sua condição, tornando possível uma brincadeira de navegação entre os quadrinhos e criando situações para lá de divertidas. A obra incentiva o protagonismo juvenil, pois mostra o quanto nós podemos fazer a diferença se tivermos senso de justiça e humanidade.

👉 Clique aqui para comprar “Imbatível 2: super-herói da proximidade” na Loja Leiturinha

30. O mistério da múmia

Foto principal de Livro O Mistério da Múmia - Ed Girassol

Editora: Callis | Autoria: Martin Widmark | Ilustrações: Helena Willis

Nessa história envolvente, os protagonistas promovem a autonomia, a criticidade, a investigação e o protagonismo infantil. Todos os personagens têm características bem específicas e marcantes, que contribuem para a construção do mistério e permitem que o jovem leitor crie suas próprias suspeitas no decorrer da história.

👉 Clique aqui para comprar “O mistério da múmia” na Loja Leiturinha

E aí? O que achou da nossa lista dos 30 melhores livros infantis de 2022? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais.

Se quiser receber livros como esses todo mês na sua casa e incentivar a leitura infantil com toda a comodidade, assine o Clube Leiturinha, o maior clube de livros infantis do Brasil.

Boa Leiturinha! 💜

Jéssica Oliveira

Linguista e curadora na Leiturinha. É apaixonada pelo poder das palavras, pela educação em linguagens e pela excelência na produção de livros. É mestre em Estudos da Linguagem, pós-graduanda em Produção Editorial e formada em Letras – Português e Literaturas. Ama o universo da literatura infanto-juvenil e acredita que ele nos acompanha desde a barriga até nossos cabelos brancos.

    Acompanhe nossas redes sociais