Os 30 melhores livros infantis de 2021

dez 6, 2021 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Clube Leiturinha, Leiturinha, Loja Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Este ano já está perto do fim e, como de costume, viemos celebrar os 30 melhores livros infantis de 2021 com as nossas famílias leitoras! É uma lista preciosa, e cada pedacinho dela conta também muitas outras histórias, a cada virar de páginas na casa de cada criança que a recebeu.

Para rechear as bibliotecas dos nossos quase 200 mil assinantes, neste ano de 2021, a Leiturinha comprou mais de dois milhões e meio de livros! Cada um dos títulos, selecionados pela nossa equipe de Curadoria, teve como missão gerar momentos em família, diversão e descobertas para milhares de crianças e adolescentes. Afinal, especialmente neste ano, os livros foram também uma janela para o mundo.

Então, confira a lista especial que preparamos e conte nos comentários se o seu livro infantil preferido está nela!

👉 Leia mais: Os 30 melhores livros infantis de 2020
👉 Leia mais: Os 30 melhores livros infantis de 2019
👉 Leia mais: Os 30 melhores livros infantis de 2018

Descubra os 30 melhores livros infantis de 2021

Neste, que foi o segundo ano de pandemia que enfrentamos, os livros foram mais do que nunca alicerces para imaginarmos um novo futuro. Os livros foram a pausa necessária no fim do dia para alimentar a alma, o colo e o afago antes de dormir, o riso fácil no virar de uma página, a confirmação de se saber bem acompanhados, ainda que fisicamente isolados.

E como nossa equipe de Curadoria costuma dizer, compor a biblioteca de tantos leitores é um verdadeiro quebra-cabeça, que amamos construir todos os dias com os nossos assinantes. Os comentários que nos chegam, através dos canais de atendimento e das redes sociais, nos trazem um aprendizado intenso, diário e permanente sobre como um livro pode reverberar de formas tão diferentes e ricas em cada novo leitor. Por isso, nosso muito obrigada a cada um de vocês, por nos acompanharem nessa jornada!

E agora, chega de curiosidade! Vamos conhecer quais foram os 30 melhores livros infantis de 2021? Acompanhe a lista, de acordo com as nossas categorias de leitura.

Atenção: muitos dos 30 melhores livros infantis de 2021 também estão disponíveis na Loja Leiturinha! Para ver os produtos, basta clicar em cada link, tudo bem?

📚 Leitor de Berço

Os livros selecionados para a categoria Leitor de Berço proporcionam as primeiras experiências literárias da vida dos bebês! Uma responsabilidade enorme, mas cumprida com muito cuidado e carinho, por meio de livros que atraem os pequenos olhinhos e as mãozinhas curiosas.

1. Você e Eu

Editora: Tiger Tales
Autoria: Nicola Edwards
Tradução: Vivian Vallii

Os 30 melhores livros infantis de 2021: Você e Eu

Você e Eu é um livro que fala sobre o afeto e o quanto ele é importante para os bebês. As relações que são baseadas no amor e no respeito proporcionam sentimentos de confiança para a criança explorar sua potencialidade e os diferentes ambientes que a cercam. Além disso, este livro possui recursos interativos incríveis, para exercitar a motricidade dos bebês e o encanto dos adultos. Uma obra incrível e sensível para inaugurar a nossa lista dos 30 melhores livros infantis de 2021!

Você gostou do livro infantil Você e Eu? Clique aqui e saiba mais sobre a obra na Loja Leiturinha!

2. Doce Aconchego: Aventuras do Macaco

Editora: Todolivro
Tradução: Ana Cristina de Mattos Ribeiro
Revisão: Karin E. Rees de Azevedo

Os 30 melhores livros infantis de 2021: Doce Aconchego: Aventuras do Macaco

Esta é a história das aventuras de um macaco cheio de energia e alegria! O livro Doce Aconchego: Aventuras do Macaco foi feito para que os bebês possam interagir com sua materialidade. Enquanto o macaco explora o ambiente da floresta, o bebê conhecerá mais alguns animais. Assim como o protagonista do livro, os bebês descobrirão um mundo de emoções e diversão no momento da contação de histórias!

Quer saber mais sobre o livro infantil Doce Aconchego: Aventuras do Macaco? Clique aqui e saiba mais!

3. Tá na Hora do Banho: Cazé, o Jacaré

Editora: Vale das Letras
Autoria: Viviane C. Vicenti
Ilustrações: Jean Carlos Ferreira

Um brinquedo ou um livro? Os dois! Como um primeiro convite ao universo dos livros, Tá na Hora do Banho: Cazé, o Jacaré é um companheiro de todas as horas e lugares. Desde o berço até o parquinho ou banheira. Perfeito para pequenas mãozinhas curiosas e aquela vontade incontrolável de levar tudo à boquinha! Ah, e o livro é acompanhado de um item extra, um jacaré que acende e é o personagem da história, para estimular ainda mais a imaginação e deixar a contação ainda mais atraente.

4. Urso e Rato, para a cama

Editora: Tiger Tales
Autoria: Nicola Edwards
Tradução: Vivian Valli

O livro Urso e Rato, para a cama foi um dos queridinhos dos nossos leitores de berço e brincantes! Com ilustrações delicadas e muitos recursos interativos, este livro apresenta o tema da rotina do sono de maneira divertida e lúdica. Neste livro, Urso e Rato irão passar por várias fases de preparação antes de ir para a cama. Ao final, o que não vai faltar será um sono gostoso para uma noite tranquila. Uma leitura para aproveitarem juntos e preparar para o soninho chegar!

Leitor Brincante

Na categoria Leitor Brincante, além dos livros resistentes, são apresentadas obras com diferentes narrativas, formatos e recursos, como abas, puxe e ache, texturas e alto relevo, por exemplo. Tudo isso para tornar o momento da leitura ainda mais divertido!

5. Banhinho é Bom

Original Leiturinha
Autoria: Hélio Ziskind
Ilustrações: Tamilis Oliveira

O livro Original Leiturinha Banhinho é Bom vai certamente exercer um impacto para lá de positivo na rotina da sua família, já que une o tema do banho a elementos lúdicos, artísticos e repletos de diversão! Assim como diversas obras nessa lista, ele traz a criança negra como protagonista da história. E o melhor de tudo: pelas mãos talentosas da ilustradora Tamilis Oliveira. Como a artista nos contou: “durante o processo criativo, reli a letra várias vezes e nunca consegui passar por uma estrofe sem que minha mente desse ritmo a ela”. O resultado é uma obra para lá de musical e divertida!

Você também se encantou com o livro Banhinho é Bom? Clique aqui e saiba como comprar esse livro infantil na Loja Leiturinha!

6. Os Três Porquinhos: Livro Sonoro 

Editora: Culturama
Texto e edição: Naihobi Steinmetz Rodrigues
Ilustrações: Studio  Carol Juste
Narração: Daniela Fanti

Crianças de todas as idades (todas mesmo, de 0 a 100 anos!) ficam encantadas com efeitos sonoros em livros. Com este livro não foi diferente: já é um dos preferidos dos nossos leitores brincantes e pré leitores! A cada página de Os Três Porquinhos: Livro Sonoro, um recurso sonoro narra a história. É uma atração à parte, já que esta releitura do clássico Os três porquinhos por si só já é demais!

7. Uma Lagarta Muito Comilona 

Editora: Callis
Autoria: Eric Carle
Tradução: Miriam Gabbai

Um pequeno ovinho descansa em uma folha. E, desse ovo, nasce uma pequena lagarta faminta. Pelo caminho, ela encontra muitos alimentos. De pedacinho em pedacinho, vai comendo todos eles e logo se torna uma lagarta beeem grande. E agora? O que fazer? O livro Uma Lagarta Muito Comilona, como relata o autor, Eric Carle, fala sobre esperança! Afinal, para se tornar uma borboleta é preciso paciência, mesmo que em algum momento da vida exista alguma dor de barriga pelo caminho e mesmo que um casulo temporário seja necessário. 

8. Cara de quê? 

Editora: Catapulta
Autoria: Ivanke & Mey Clerici
Tradução: Sandra Martha Dolinsky 

Os sentimentos são muito abstratos e para falar sobre eles o primeiro passo é reconhecer como eles se manifestam no nosso corpo. É o caso das expressões faciais, ou melhor, as famosas caras e bocas. Pensando nisso, o livro Cara de quê? foi selecionado por falar sobre sentimentos de forma lúdica e adequada ao universo infantil. Mas não apenas sobre isto. Cada criança, a cada página, está inserida em um lugar diferente do mundo, mostrando também a rica diversidade cultural de toda a gente! Afinal, apesar das realidades vividas por cada um de nós serem muito diversas e diferentes, há sempre algo que nos une: nossa capacidade de sentir!

📚 Pré-Leitor

Na categoria Pré-Leitor, a Curadoria da Leiturinha entende que as crianças já têm maior autonomia para inventar e criar suas próprias histórias, estão mais habituados com o objeto livro, são inventivos e amam ouvir um bom faz de conta. Porém, muitos pequenos e pequenas ainda são mais atraídas pelo formato do livro do que pela história que ele apresenta.

9. O Gato Pete: Eu Amo Meu Tênis Branquinho 

Editora: Harper Kids e Leiturinha
Autoria: Eric Litwin
Ilustrações:James Dean
Tradução: Érico Assis

O Gato Pete: Eu Amo Meu Tênis Branquinho, foi o primeiro livro que deu início a série Pete The Cat, que conta com mais de 60 livros publicados. Este é um projeto de Eric Litwin, músico e contador de histórias que escreveu uma história e uma música  para o gato e James Dean, artista que desenhou e criou o personagem Pete em 1999 e em 2006 publicou The Misadventures of Pete the Cat. A colaboração entre James e Eric chegou ao fim em 2011, e então James e sua esposa Kimberly continuam a escrever e a ilustrar a série, que é um clássico da literatura e das telas norte-americanas. Um sucesso fora do Brasil, trazido em primeira mão aos assinantes Leiturinha, em parceria com a editora Harper Kids!

10. O Pequeno Príncipe Preto

Editora: Nova Fronteira
Autoria: Rodrigo França
Ilustrações: Juliana Barbosa Pereira

Esta é a história de um pequeno príncipe. Um príncipe repleto de brasilidade, herança cultural e afeto. A obra O Pequeno Príncipe Preto aborda temas de extrema relevância para a infância como identidade, herança cultural e afetividade. A narrativa possui diversas referências da cultura negra de origem africana, sendo apresentadas de maneira singela e poética. Além disso, as ilustrações convidam os pequenos leitores a imaginar o mundo narrado e a visitar as histórias mais antigas que os cercam.

Gostou de O Pequeno Príncipe Preto? Clique aqui e compre agora mesmo esse livro infantil na Loja Leiturinha!

11. Guido Vai ao Zoológico

Editora: Callis
Autoria: Laura Wall
Tradução: Thiago Neri

Em Guido Vai ao Zoológico conhecemos Sofia, uma menininha adorável, e Guido, um ganso muito especial. Eles se conheceram em um parque e Sofia não quis mais desgrudar dele. Eles se tornaram melhores amigos. Fazem tudo juntos, tudinho. Ops! Nem tudo! Algumas coisas eles não podem fazer juntos, afinal, ela é uma menina e ele é um ganso. Por isso, Guido às vezes se sente só. Então, Sofia tem uma ideia para ajudar o seu grande amigo.

12. Altos e Baixos

Original Leiturinha
Autoria: Giovanna Madalosso
Ilustrações: Ionit Zilberman 

Tudo nessa vida tem seus altos e baixos, não é mesmo? Mesmo as melhores experiências trarão seus desafios. E aquelas menos interessantes poderão trazer algo de bom, como crescimento pessoal. Mas será que só precisamos perceber isso depois de adultos? A resposta é não e este livro prova isso! Com uma leitura imaginativa e divertida, Altos e Baixos mostrará aos pequenos leitores o lado positivo e negativo das coisas. Aproveitem juntos essa leitura leve e profunda ao mesmo tempo. Ah, e uma notícia incrível: esta obra conquistou um super reconhecimento recentemente. Ficou entre os três melhores livros selecionados pela revista literária Quatro Cinco Um, nós não poderíamos ficar mais orgulhosos! 

📚 Leitor Iniciante

A alfabetização é um longo processo e, para tanto, o contato com os livros é fundamental. Por isso, a categoria Leitor Iniciante é ideal para quem quer mergulhar de vez no universo da literatura e conhecer de perto diversos gêneros literários, como fábulas, não-ficção, contos, poemas, entre outros.

13. Joca e Dado 

Original Leiturinha
Autoria: Henri Zylberstajn
Ilustrações: La Casa de Carlota

Joca e Dado é a história de uma amizade diferente e maravilhosa. Em suas características, esses dois amigos não têm muito em comum. Mas o que os une é o respeito, a admiração e a vontade de aprender um com o outro. Você também já reparou o quanto aprendemos com pessoas diferentes de nós? Nessa leitura, as crianças aprenderão que “as diferenças nos ajudam a trocar experiências. Permitem ensinar o que sabemos e a aprender com os outros as muitas coisas que ainda não conhecemos”.

Quer levar o livro Joca e Dado para as crianças? Clique aqui e confira essa obra especial na Loja Leiturinha!

14. O Incrível Livro do Gildo 

Editora: Brinquebook
Autoria: Silvana Rando

Você já teve vontade de criar algo que expresse suas ideias e interesses? Provavelmente, sim. Mas qual a parte mais difícil de todas? Geralmente, ter que lidar com as opiniões das pessoas. Em O Incrível Livro do Gildo, Gildo acorda com vontade de escrever um livro incrível, com monstros! Ao longo do caminho, a história vai ganhando várias características inusitadas. Até o ponto de o Gildo ficar confuso, com medo de decepcionar. Por isso, pensa em desistir. Qual será a saída para isso?

Gostou de O Incrível Livro do Gildo? Clique aqui e descubra mais sobre ele na Loja Leiturinha!

15. Yunis 

Editora: Tabla
Autoria: Amal Naser
Ilustrações: Anita Barghigiani
Tradução: Maria Carolina Gonçalves

“Os sonhadores são aqueles que acordam para realizar seus sonhos”. Assim começa a história de Yunis, um menino de enorme coração e um sonho nas mãos. Com Síndrome de Down e com muito a oferecer ao mundo, ele irá mostrar para todas as crianças que todos podemos ir em busca de nossos sonhos – ou até além. No caso do Yunis, tudo que ele queria era oferecer às outras crianças um pouco do amor que ele colocava em tudo que cozinhava!

16. A Janta da Anta 

Original Leiturinha
Autoria: Madu Costa
Ilustrações: Flávia Borges

A anta fez uma janta! Mais que depressa, todos os animais da floresta apareceram por lá. Foi um danado de um banquete! A autora, Madu Costa, te convida a ler em voz alta essa história para não deixar nenhum bicho de fora. Tem onça, tatu, sucuri e até lobo-guará. Se achegue mais, com calma e sem pressa. Não é todo dia que presenciamos uma história como essa. Publicado originalmente no ano 2000, A Janta da Anta (Ed. Imprensa Nacional) foi o primeiro livro infantil de Madu Costa. Além de ter uma sonoridade divertida, perfeito para mediação, o livro nasceu como um convite a conhecermos mais sobre a fauna brasileira e espécies em extinção. Hoje, passados mais de 20 anos dessa publicação, ele ainda se faz necessário e atual. E aí? Vamos também para a Janta da Anta? 

📚 Leitor em Processo

Muitas vezes, a literatura incomoda, mexe com o leitor e o tira de sua zona de conforto. Com isso, amplia também seus horizontes, abre seus olhos para o mundo ao seu redor e atua na construção de sujeitos mais críticos e solidários. Por isso, na categoria Leitor em Processo buscamos histórias que provoquem esse “desconforto” de forma positiva. Ou seja, causando espanto e maravilhando o pequeno leitor, deixando sempre um gostinho de suspense no ar.

17. Meu Amigo Dinossauro

Original Leiturinha
Autoria: Ruth Rocha
Ilustrações: Elisabeth Teixeira

Imagina o que aconteceria se um dinossauro aparecesse agorinha na sua casa? Sabemos que os dinossauros estão extintos, mas isso não impede nossa imaginação de voar! Ao invés de nos fazer correr de medo, essa é a história de um dinossauro que ensinará sua criança sobre o mundo. Em Meu Amigo Dinossauro, escrito por Ruth Rocha, sua criança viajará pela história do petróleo e, de certa forma, da humanidade. E o melhor de tudo é que sua criança, como parte da nossa futura geração, será inspirada a pensar em nosso papel de cuidado com o mundo. Uma leitura com relevância ontem, hoje e amanhã!

Quer levar o livro infantil Meu Amigo Dinossauro para sua casa? Clique aqui e confira a obra na Loja Leiturinha!

18. Juca Mil Perguntas 

Editora: Carochinha
Autoria: Antonis Papatheodoulou
Ilustrações: Iris Samartzi
Tradução: Maria Alice Araripe

Em Juca Mil Perguntas, conhecemos um personagem muito especial. Nascido com um sinal de interrogação no lugar em que deveria haver um tradicional gancho, elemento marcante para todos os aventureiros piratas, Juca Mil-perguntas embarca numa aventura a bordo de um navio repleto de emoções e descobertas. É assim que, na companhia de seu capitão e vários outros pequeninos piratas aprendizes, ele descobrirá que seu insaciável espírito curioso, repleto de muitas perguntas sobre tudo que se possa imaginar, é a combinação perfeita para uma vida de aventuras, aprendizagem e – como não? – novas amizades! 

19. Bicho Que Chama Bicho 

Original Leiturinha
Autoria: Mateus Rios

Bicho Que Chama Bicho é uma história especial que representa efetivamente o carinho, o amor e a coletividade em prol do cuidado com a natureza. Os bichos se uniram para acabar com a queimada que estava destruindo a sua morada e depois da tempestade sempre existe a esperança. Esse é um Original Leiturinha produzido com muita delicadeza e com ilustrações que promovem a reflexão sobre um tema muito importante: a consciência ambiental.

Quer saber mais sobre o livro infantil Bicho Que Chama Bicho? Clique aqui e veja todos os detalhes na Loja Leiturinha!

20. A Menina que Abraça o Vento 

Editora: Vooinho
Autoria: Fernanda Paraguassu
Ilustrações: Suryara Bernardi

Esta é uma narrativa de encher o coração de emoção. O livro A Menina que Abraça o Vento é um convite à sua criança para assimilar de maneira leve e delicada a história de vida dos refugiados, sobretudo nos sensibilizarmos e levarmos em conta sua cultura para que possamos sempre  acolhê-los. Nesta idade, a criança já é capaz de compreender assuntos delicados e ressignificá-los, por isso é tão importante falarmos sempre sobre eles com muita clareza e segurança. E a literatura sempre será aliada nessa missão. 

📚 Leitor Fluente

Depois de já estabelecida a alfabetização, as crianças passam a exercer a autonomia conquistada com os livros. Se tornam agora mediadores da própria leitura, travando diálogos internos e com outras pessoas sobre as obras lidas. Por isso, os livros enviados na categoria Leitor Fluente são mais densos, porém sem perder de vista a importância das ilustrações vivas e instigantes. Afinal, elas tornam as histórias mais completas e as transformam em verdadeiras obras de arte, para serem revisitados ao longo da vida.

21. Socorro 

Editora: Escarlate
Autoria: Silvana Rando

Dos seres vivos que existem, alguns podem ter uma vida mais difícil que a dos outros. Já parou para pensar em quem não tem uma vida nada fácil? Sem dúvidas, Socorro está entre eles. Essa pequena baratinha simpática e divertida tem grandes amizades, dentre elas a do famoso e bondoso Gildo. Mas nem sempre foi tudo assim. No livro Socorro, sua criança irá conhecer um pouco da história dessa baratinha, da época em que ela ainda morava em um hotel e vivia as mais loucas aventuras. Um livro com muita diversão e curiosidades!

22. Imbatível

Editora: Saber e Ler
Autoria: Pascal Jousselin
Tradução: Cristina Fernandes  

Já pensou se sua vida fosse um roteiro escrito e você pudesse saber de antemão o que acontecerá na próxima página? E se sua vida fosse uma história em quadrinhos e você tivesse o superpoder de ver além? Você saberia, antes dos outros, o que vai acontecer nos próximos quadrinhos… o que você faria com esse superpoder? Como o usaria? Imbatível é uma história em quadrinhos inovadora e divertida, que é também uma brincadeira de metalinguagem. Um livro desafiador e intrigante, que enriquece qualquer biblioteca!

Se você gostou e quer saber mais sobre o livro infantil Imbatível, é só clicar aqui e conferir na Loja Leiturinha!

23. Um mistério para Januária 

Original Leiturinha
Autoria: Karina Almeida e Cristiano Gouveia
Ilustrações: Amanda Daphne

Um mistério para Januária é a história de um mistério! A vida de Januária é aparentemente comum, até que uma carta é entregue na porta da sua casa. Com ilustrações da artista Amanda Daphne, esta é uma daquelas obras que une gerações. Além de trazer conhecimentos sobre importantes figuras femininas negras da História, o livro conta com uma ilustração empoderada e envolvente. Com uma boa pitada de humor e mistério, a obra vai alcançar tanto crianças mais velhas como adolescentes!

Que tal presentear as crianças com o livro Um Mistério para Januária? Clique aqui e saiba mais na Loja Leiturinha!

24. O Pulo do Coelho

Editora: Carochinha
Autoria: Lázaro Ramos
Ilustrações: Lais Dias

“Gusmão era um menino ‘querente’. Queria tudo e ao mesmo tempo”. Convidamos você e sua criança para embarcar nessa aventura pela busca de um sonho, uma busca mágica e especial. O Pulo do Coelho é uma obra cativante, que fala “sobre liberdade, autonomia e esperança”. O escritor da obra, Lázaro Ramos, atua também como embaixador do Unicef pelos direitos das crianças. Neste livro, sua criança irá embarcar num mundo onde sua imaginação e seus sonhos têm vez e voz.

Quer levar O Pulo do Coelho para a sua casa? Clique aqui e compre o livro infantil na Loja Leiturinha!

25. Os Detetives do Prédio Azul: Aventuras Culinárias 

Editora: Pequena Zahar
Autoria: Flávia Lins E Silva

D.P.A. é uma das séries mais conhecidas pelos pequenos, não só pelos livros mas também pelas telinhas. Esse sucesso se explica pelo bom roteiro: um grupo de amigos que se reúne em um local secreto e, juntos, investigam e desvendam mistérios. É por esse e muitos outros motivos que a Curadoria da Leiturinha selecionou o livro DPA: Aventuras Culinárias para a nossa lista de 30 melhores livros infantis de 2021! Ele traz temas importantes, como o valor das amizades e das relações de confiança;  busca, acima de tudo, gerar momentos despretensiosos de prazer e diversão, por ser uma história com muito mistério e suspense são um convite para uma leitura atrativa.

📚 Leitor Crítico

Na categoria Leitor Crítico, a Curadoria da Leiturinha apostou em livros com capítulos, séries e obras com maior volume de texto. Dessa maneira, buscamos atender às expectativas de leitores exigentes que, mais do fluentes na leitura, são também leitores com desejo de narrativas que os desafiem e os fazem ir além!

26. O Convidador de Pirilampos 

Editora: Pallas
Autoria: Ondjaki
Ilustrações: António Jorge Gonçalves

Escrita pelo autor angolano Ondjaki, O Convidador de Pirilampos é uma obra que permite encontrar uma leitura poética e, sobretudo, imaginativa. O que poderíamos fazer se não estivéssemos imersos em um mundo tecnológico a todo momento? Talvez observar a natureza e descobrir as maravilhosas facetas que existem dentro dela. Esta é a história de uma singela relação entre um avô e seu neto que se resume em afeto, sabedoria, fascínio pelas descobertas e em observar o mundo ao seu redor.

27. Do Outro Lado Tem Segredos 

Editora: Cia das Letrinhas
Autoria: Ana Maria Machado
Ilustrações: Renato Alarcão

Do Outro Lado Tem Segredos conta a história de Bino, um menino que vive e convive com o mar, a pesca e as tradições de uma comunidade que tem no peixe seu sustento. Seu sonho? Ir para o alto mar, assim como os bons e velhos pescadores. Mas o que será que tem do outro lado? Os leitores conhecerão a vida num contexto de compartilhamento, comunidade, sonhos e descobertas. Um livro de autoria de Ana Maria Machado, para conhecer e amar desde cedo!

Gostou do livro infantil Do Outro Lado Tem Segredos? Para saber mais, clique aqui e descubra todos os detalhes na Loja Leiturinha!

28. O Diário das Fantásticas Viagens de Giovana 

Editora: Bambolê
Autoria: D. J. Galvão
Ilustrações: Bruna Mendes

O livro O Diário das Fantásticas Viagens de Giovana narra as incríveis aventuras de Giovana, uma menina que passa por várias experiências e momentos inesquecíveis na Amazônia! Sim. Este é o cenário dessa obra, que apresentará aos leitores muitas das riquezas culturais dessa região brasileira. Acompanhada de sua família, a garota registra seus momentos num diário, elemento tão caro a adolescentes e crianças. Uma leitura para ficar na memória.

29. Rita e o Manual para Ser Astronauta 

Editora: Melhoramentos
Autoria: Vinícius Campos
Ilustrações: Lila Cruz

Rita e o Manual para Ser Astronauta é uma obra que reserva uma aventura cheia de imaginação, afeto e a busca por um sonho. Os leitores vão acompanhar a trajetória, as angústias, os medos e também as descobertas e sonhos de Rita, uma adolescente que vive em uma casa-lar, uma instituição para crianças que foram retiradas do seio familiar por algum motivo, por sua proteção. Em uma virada de ano, Rita deseja que as coisas possam ser diferentes em sua vida a partir daquele momento. Foi aí então que ela viu uma luz super brilhante, lá no céu… 

30. A Jacaré

Inédito Leiturinha
Autoria: María Eugenia Marique
Ilustrações: Ramón París
Tradução: Ricardo Ditchun 

Esta história aconteceu há muitos anos, às margens de um rio imenso, onde vivem muitos jacarés. Lá, Faoro encontrou um bebê jacaré que o nomeou de Negro. Juntos passaram a viver e estabeleceram uma grande amizade, com muito carinho e amor. Mas o que será que aconteceu nessa história? O livro A Jacaré é baseado em fatos reais, e contém um enredo que acolhe os mais belos sentimentos. Esta é uma edição inédita e exclusiva, publicada pela primeira vez no Brasil pela Leiturinha.

Quer saber mais sobre a obra A Jacaré? Clique aqui e confira mais informações na Loja Leiturinha!

E aí? Se interessou por algum livro da nossa lista dos 30 melhores livros infantis de 2021? Então, não perca tempo! Clique aqui, corra agora mesmo para a nossa Loja Leiturinha e garanta seus exemplares.

Se quiser receber livros como esses todo mês na sua casa e incentivar a leitura infantil com toda a comodidade, assine o Clube Leiturinha, o maior clube de livros infantis do Brasil. Boa leitura!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais