Inspirado no método Montessori, que propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, o “pote da calma” (calming jar, em inglês) é usado para acalmar crianças pequenas depois de uma situação de briga ou choro. O objetivo é distraí-los com a tinta e o glitter se movendo dentro do recipiente. Assim, eles se concentram no vidro, voltam a atenção para o efeito e têm tempo de respirar e se acalmar. Além disso, cria um momento propício para que as crianças se expressem e tentem explicar os motivos de raiva ou tristeza.
É possível fazer diversos potes, com efeitos variados. Veja o passo a passo a seguir.
Você vai precisar de:
– 1 pote de vidro ou garrafa com tampa
– 1 ou 2 colheres (sopa) de cola glitter
– 3 ou 4 colheres (chá) de purpurina
– 1 gota de corante alimentar
– Água quente
Dentro do vidro, despeje a água quente e a cola glitter. Mexa até que o glitter da cola se desmanche. A quantidade de água depende da capacidade do pote, pois você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro para agitar o conteúdo. Acrescente a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.
E tem episódio de SuperHands ensinando a fazer o Pote da Calma! Confira:
Nesse episódio SuperHands irá nos ensinar como criar uma galáxia dentro de um potinho! Uau, é muito gostoso observar todos esses pontinhos de luz! O episódio traz uma narrativa para a construção desse potinho da calma; o SuperHands chama a criança para criar uma “galáxia”.
Se você já testou? Compartilhe a sua experiência!
Por Pais&Filhos.