Livros sobre representatividade negra para crianças

nov 23, 2023 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Sabemos que a representatividade na literatura importa, tanto quanto importam as vozes presentes no texto. Afinal, quem ilustrou cada obra? Quem escreveu? As vozes negras são importantes, assim como os livros infantis que tratam sobre a representatividade negra para crianças.

Nesse sentido, é preciso oferecer um amplo repertório para os pequenos desde cedo. E, assim, não correremos o risco de apresentar às crianças apenas uma versão das histórias ou uma única visão de mundo. 

👉 Leia mais: Como a literatura infantil pode colaborar no combate ao racismo

Precisamos mostrar a diversidade para os pequenos desde cedo

Apresentar vozes diversas, que traduzem as diferentes realidades nas quais os pequenos estão inseridos é bastante necessário. Dessa forma, é possível desenvolver o senso crítico, o sentimento de pertencimento, a autoestima e a empatia. Em cada leitura que apresente personagens diversos, estaremos um passo a frente no combate aos preconceitos existentes na sociedade. 

Além de tudo isso, valorizar as vozes de pessoas pretas na literatura é fomentar artistas e escritores que historicamente não tiveram as mesmas oportunidades que artistas e escritores brancos, por exemplo. E isso ocorre na literatura assim como ocorre nos demais setores da sociedade. Por isso, é preciso que esse quadro mude urgentemente.

Dicas da Loja Leiturinha para levar a representatividade negra para as crianças

Pensando em tudo isso, apresentamos agora alguns livros, todos curados diretamente da Loja Leiturinha, que podem ser chamadas de leituras indispensáveis. Principalmente se você quiser agregar mais diversidade em sua biblioteca!📚 Vamos lá?

O Garoto da Camisa Vermelha

Clique na imagem para ver o item na Loja Leiturinha

Este é um livro cheio de metáforas. O Garoto da Camisa Vermelha fala de sonhos e livros, mas também fala de uma realidade de tantos e tantas brasileiras: a favela. Escrito por Otávio Júnior, ainda morador do Complexo do Alemão, ele se tornou um livro necessário. Através dessa história, os pequenos e as pequenas terão uma aula de realidade social e serão incentivados a sonhar com um mundo melhor e mais justo para todos.

👉 Clique aqui para ler mais sobre o título e comprar na Loja Leiturinha!

Olha aqui o Haiti!

Clique na imagem para ver o item na Loja Leiturinha

O livro infantil Olha aqui o Haiti / Le voilà le Haiti é uma obra bilíngue (português-francês) que retrata a saga de uma família de imigrantes haitianos até chegar a São Paulo. Na trajetória, passaram pela Floresta Amazônica a partir do Peru, pela Brasilândia, no estado do Acre, e depois fazer uma longa viagem cruzando o Brasil de oeste a leste. Na história, o pequeno Jacques não vê a hora de encontrar Léon, seu primo também haitiano, que já está no Brasil faz seis anos.

👉 Clique aqui para ler mais sobre o título e comprar na Loja Leiturinha!

Gostou das dicas? Quais outros livros com personagens negros ou autores negros você conhece? Conta pra gente! E os ilustradores negros, você conhece algum? Vamos aumentar a lista de dicas literárias e, juntos, mostrarmos que representatividade importa sim!

Leia mais: 

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais