Você ensina seu pequeno a respeitar os mais velhos?

set 24, 2020 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

É muito comum ouvirmos a frase: “respeita a vovó, ela é mais velha que você!” E no lugar de vovó podemos colocar a mamãe, o papai, a tia, tio, etc. Criança precisa respeitar os mais velhos, essa é a tradição. Ensinamos isso a eles desde pequenos, porque queremos que eles sejam pessoas de bem e respeitar os mais velhos faz parte do processo. 

Mas o que significa respeitar os mais velhos?

Ao perguntar para algumas pessoas o que significa respeitar os mais velhos, a maior parte das respostas é: saber ouvir o que está sendo falado e obedecer, afinal os mais velhos têm mais experiência de vida. Mas qual o significado da palavra respeito? Segundo o dicionário, respeito “é um sentimento que leva alguém a tratar as outras pessoas com grande atenção e profunda deferência, consideração ou reverência… obediência, acatamento ou submissão (respeito às leis)… Apreensão ou sensação de medo.”. 

Para mim, a melhor definição é: sentimento que leva alguém a tratar outras pessoas com grande atenção. E para isso, é preciso saber ouvir. Costumeiramente confundimos respeito com obedecer cegamente os desejos dos outros. Então, quando a criança questiona ou não obedece àquilo que estamos lhe falando achamos que ela não nos respeita. 

Se respeito é saber ouvir, como ensinamos às crianças a ouvir? 

Ouvindo-as!

Muito mais do que aquilo que falamos, é o que fazemos. Se você não ouve seu filho, não espere que ele te escute. Crianças ouvem melhor quando se sentem ouvidas. Quando falo isso para os pais que atendo, alguns me dizem: “Mas eu ouço meu filho”. A questão é: seu filho sente que está sendo escutado? Porque se você entende que está ouvindo, mas a criança não se sente assim, é preciso ajustar o processo. Algo não vai bem. 

Respeito é uma via de mão dupla

Falamos sobre respeito para as crianças, mas em diversos momentos não as respeitamos. Quando batemos em alguém incapaz de se defender, desrespeitamos. Quando impedimos de falar (“Não me interessa o que você tem a dizer!”), desrespeitamos. Quando punimos de forma severa comportamentos que são completamente naturais na sua faixa de etária de desenvolvimento, desrespeitamos. 

Ensine sobre respeito ao seu filho, independente da idade. Ensine ele a respeitar o colega que senta ao seu lado, a professora, o porteiro da escola, a vovó. Não porque são mais velhos ou mais novos, mas porque todos merecem respeito. Ensine seu filho sobre respeito respeitando-o. Ele tem opiniões, gostos, ideias que talvez sejam diferentes das suas. Se você não souber lidar com isso, jamais conseguirá ensinar sobre respeito como um sentimento positivo e não como submissão ou medo. 

Dica Leiturinha: livros sobre os avós

“Algumas vovós dão diversos conselhos. Algumas vovôs dão muitos livros. (…)” É com essa história que Todd Parr conta um pouquinho sobre as mais diferentes vovós e vovôs que existem por aí, mas que têm sempre algo em comum: aquele amor imenso pelos netinhos! Confira essa seleção de livros da Loja Leiturinha:

Livros sobre Avós

Quem teve o privilégio de conviver e quem ainda convive com seus avós, sabe: é um sentimento inigualável! Pensando nisso, preparamos uma coleção de livros infantis sobre avós para juntar a família e fazer uma homenagem a quem tem muito amor e muita experiência de vida para compartilhar!

Para saber mais ou adquirir, acesse: Livros sobre Avós.

Venha conhecer e garantir muita diversão e aprendizado em sua casa, acesse a Loja Leiturinha!

Gabriela Braun

Consultora educacional, educadora parental e mãe do Rafael. Ajuda mães e pais a lidarem com comportamentos desafiadores dos filhos através da educação consciente. *Gabriela é especialista em educação parental e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais