Um livro com pouco texto e muito sentimento

ago 31, 2017 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

As crianças são pequenos cientistas

Como já dizia um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, Jean Piaget: as crianças são pequenos cientistas. Essa frase faz todo o sentido para quem convive com os pequenos. Eles tentam explorar o mundo a todo o momento, por vezes com o corpo todo, de modo a experimentar, testar, conhecer e compreender tudo que os cerca. A curiosidade os guia por caminhos diversos e chega um momento em que já não basta conhecer, eles querem também entender a origem e o funcionamento das coisas.

Assim, além de pequenos cientistas, também são pequenos filósofos, que todos os dias repensam aquilo que já conhecem, descobrindo novos mundos e questionando o que já sabem. Nesse processo, os adultos não saem ilesos. Na tentativa, muitas vezes engraçada e embaraçosa, de responder os “porquês” das crianças, nós também acabamos repensando nossos conceitos já estabelecidos. Aqueles mais empolgados podem ainda ajudar a criança a problematizar e a ir mais longe em seus questionamentos, estimulando seu pensamento crítico e filosófico ao invés de responder rapidamente, resolvendo seus “porquês”.

Leia também: Filosofia também é coisa de criança!

Foto-Depois

Depois

Autor e ilustrador: Laurent Moreau
Editora: SM

Não se engane com o pouco texto… As entrelinhas deste livro dizem mais do que as aparências. O livro Depois, escrito e ilustrado por Laurent Moreau, aborda temas filosóficos de forma poética, levando o pequeno leitor a refletir sobre temas do cotidiano, lançando um olhar desnaturalizante sobre si mesmo e sobre sua realidade.

Depois apresenta temas como a natureza e o tempo; o ciclo da vida; os sonhos; a realidade; a raiva; o silêncio; a efemeridade; a memória; a identidade; o prazer; o medo; a angústia; entre outros, a serem desdobrados e explorados pelo pequeno leitor.

Por que a Curadoria da Leiturinha recomenda este livro?

Seja de forma individual, introspectiva ou coletiva, ou ainda por meio da leitura compartilhada, Depois estimula a interpretação de texto e a leitura reflexiva, podendo gerar um longo e produtivo bate-papo entre família e amigos. Os pequenos irão se identificar com o texto, que pode ser um eco de suas próprias questões, e curtir as belas ilustrações, que podem levar a reflexões para além do livro.

Este título faz parte da seleção de livros que já integrou o Kit Leiturinha. Você também pode receber, mensalmente, os melhores livros infantis selecionados de acordo com a fase de desenvolvimento do seu filho. Faça parte do clube em www.leiturinha.com.br.

Leia mais:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais