Filosofia para crianças

Introduzir a filosofia na infância é abrir a possibilidade para que os pequenos vejam o mundo de uma forma diferente desde cedo. Refletir sobre o dia a dia, o ciclo das coisas e a nossa própria existência, muda a forma como enxergamos e nos posicionamos diante da vida.

Sabe-se que o papel da filosofia é de problematizar, de nos tirar da zona de conforto e nos colocar a caminho do novo, do inusitado. Nesse sentido, quem desenvolve o pensamento filosófico nunca sai ileso, transforma a si mesmo enquanto pensa e, consequentemente, o mundo a sua volta já não pode ser o mesmo.

A literatura está certamente aliada à construção do pensamento filosófico. Unida ao diálogo, ela centraliza temas que desenvolvem reflexões e pensamentos sobre os acontecimentos do mundo. Por isso, preparamos uma indicação que diz muito sobre como nos tornamos filósofos – isto é: perguntando!

Dica da Loja Leiturinha:

Sabendo da importância de instigar o pensamento filosófico desde cedo, a Loja Leiturinha oferece duas super Coleções de Livros sobre Filosofia. Confira: 

Coleção Filosofinhos

Editora: Tomo Editorial

Esta Coleção é um convite ao universo dos grandes, ops… pequenos filósofos e sua rotina, mostrando a forma como eles pensavam a si mesmos e ao mundo à sua volta, ainda quando crianças. Coordenada pela filósofa Maria de Nazareth Agra Hassen e publicada pela Tomo Editorial, estes 9 volumes irão apresentar de Sócrates a Sartre e Simone de Beauvoir de forma leve, bem humorada e acessível. Os textos são rimados e bilíngues, com versões em Português e Francês.

 

Mundo Cruel

Editora: Boitatá

Esta coleção é perfeita para os pequenos leitores inquietos e curiosos, sendo uma ótima introdução às grandes indagações da ética e da filosofia! Para além da história ou da teoria, os dois títulos desta coleção instigam o filosofar em sua prática cotidiana, incentivando o pensamento e a visão crítica de mundo, de forma criativa e inusitada. E como o papel da filosofia é problematizar, nos tirar da zona de conforto e nos colocar a caminho do novo, quem desenvolve o pensamento filosófico nunca sai ileso, transformando a si mesmo enquanto pensa, e, consequentemente, o mundo a sua volta já não pode ser o mesmo. Então vamos filosofar?

 

Se quiser conhecer melhor a Coleção Filosofinhos ou Mundo Cruel, acesse a Loja Leiturinha

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.