Os Gatos Detetives e o Sumiço do Canarinho: uma história de mistério

maio 6, 2020 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Educação, Leitura, Literatura, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Toda criança nasce com um gene de detetive. É só observar a maneira como os pequenos se relacionam com o mundo que logo percebemos isso. Tudo começa com a curiosidade, depois com os porquês e logo a investigação ganha espaço. Por isso, o sucesso das histórias de mistério para crianças, afinal investigar faz parte da natureza humana. Prova disso é o sucesso do detetive Sherlock Holmes e de tantas outras séries literárias e televisivas sobre o tema. Mas se engana quem acha que as histórias misteriosas não combinam com o bom humor. O livro “Os gatos detetives e o sumiço do canarinho” está aí para nos provar o contrário!

Da investigação às risadas

No clima do mistério e investigação, quatro amigos – Corisco, Pança, Paloma e Pingo – se veem frente a uma grande injustiça, que pode prejudicar o direito à liberdade de Corisco. Como todo bom detetive, a turma logo se organiza para interrogar os suspeitos e levantar as evidências. Mal sabiam, que o canarinho, aquele que havia sumido, estava mais perto do que imaginavam ou mais alto, a depender da perspectiva. 

Publicado pela editora Saber e Ler, o livro foi escrito por Mariza Tavares e José Godoy, com ilustrações de Venes Caitano. Perfeito para os leitores fluentes e críticos, a obra conjuga o bom humor e o mistério, produzindo uma leitura fluida e envolvente. Além disso, um dos aspectos que chama atenção do livro é o formato em quadrinhos, que atrai ainda mais o olhar dos leitores apaixonados pelo gênero. 

A importância da leitura de livros nacionais

Todo livro, filme, série ou desenho carrega os traços da cultura dos seus criadores, isto é, um filme escrito e produzido por autores europeus trazem características do modo de vida europeia. Do café da manhã ao modo de pensar, tudo está intimamente relacionado com a cultura que serviu de berço para a criação da história. Sendo assim, quando lemos livros de apenas uma nacionalidade ou continente, o risco de construirmos um olhar restrito sobre o mundo é grande. Como anunciou Chimamanda, é preciso que estejamos atento aos perigos de uma história única. 

O mundo é grande, complexo e diverso. Assim, uma biblioteca ideal é aquela que reflete tamanha riqueza. Só assim é possível explorar uma das belezas da literatura: a percepção da complexidade do mundo e dos seres. Daí a importância de livros nacionais na biblioteca dos pequenos!

Para receber livros incríveis como esse e incentivar a leitura em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha!

Juliana Freitas

Formada em Psicologia, é apaixonada pela ciência e pelas artes literárias. Estuda o encontro entre a criança e o livro, a criança e o psicólogo e a criança e o mundo.

    Acompanhe nossas redes sociais