Vamos falar sobre bilinguismo, identidade cultural e multiculturalismo

Quando paramos para pensar sobre bilinguismo, principalmente infantil, em algum momento vem a questão cultural, como datas comemorativas, receitas típicas, músicas, ditados populares, etc. 

Além disso, surjem também dúvidas super comuns, por exemplo: preciso celebrar as datas comemorativas de outro país? Como fica a cultura do país em que nasci? Preciso abandonar minhas raízes e aceitar novas? 

E esse assunto veio em uma época muito especial, afinal, é mês do Halloween, uma data que não era tão conhecida por aqui, mas que vem ganhando cada vez mais espaço, sendo comemorada por muitas escolas bilíngues e cursos de idiomas.

🎃 Lista de filmes para assistir com as crianças no Halloween

E antes de seguirmos sobre o assunto deste artigo, te convido para uma reflexão: você acha importante comemorar datas de outros países ou de países que você vive o outro idioma? 

Dica: faça sua reflexão e, após terminar de ler o artigo, retome a pergunta acima! 😉

Bilinguismo, identidade cultural e multiculturalismo

Agora, sim, vamos lá! Todas aquelas perguntas que te fiz lá no início, podem ser respondidas se pensarmos em um termo muito importante: multiculturalismo.

O multiculturalismo nada mais é do que a convivência com diversas culturas diferentes, ou seja, viver uma cultura diferente sem apagar a sua ou hipervalorizar a outra.

É quase impossível falarmos do multiculturalismo sem falar do bilinguismo, isso porque uma língua não é “só” uma língua, é muito mais! Uma língua é vivência, cultura, sotaque, leitura, é muita coisa. E, sim, o multiculturalismo é algo que, querendo ou não, vai fazer parte da vida de quem convive com mais de uma língua. Mas ele pode – e deve ser – lindo de ser vivido! ❤️

E, ao contrário do que se pode pensar, não significa que você tem a obrigação de celebrar coisas que não goste, não concorde ou simplesmente esteja muito distante da sua realidade.

Viver de forma multicultural pode estar nos detalhes, como fazer uma torta cheesecake enquanto fala os ingredientes em inglês, ver filmes sobre momentos históricos de um determinado local, ouvir músicas em outra língua, ler livros em outro idioma ou até celebrar datas comemorativas que não são tradicionalmente comemoradas no seu país.

Sei que alguém pode estar pensando “Mas eu sou do Brasil, não posso ‘negar’ minha cultura”. E até entendo esse pensamento, porém, multiculturalismo é sobre somar, sobre empatia, sobre estar aberto ao mundo. 

Afinal, não é por isso que queremos ser bilíngues e que nossas crianças também sejam? 

Além disso, hoje em dia, com essa facilidade em nos tornarmos bilíngues e criarmos nossas crianças desta forma, a identidade cultural está muito mais ampla!

E agora tenho mais um convite para te fazer: pense sobre multiculturalismo e identidade cultural na sua realidade. 

Como você poderia incluir na sua rotina? Por aqui, nós amamos ler em inglês, fazer receitas clássicas inglesas ou americanas, mas também comemorar datas especiais, principalmente o Thanksgiving (Ação de Graças), que é um feriado tipicamente canadense. Quanta coisa, né?  Mas não deixamos nunca de comemorar festas juninas, comer arroz com feijão e ler em português. 

E isso é sobre ser multicultural! 

E agora, que você já entendeu a relação entre o bilinguismo, identidade cultural e multiculturalismo, como vai celebrar tudo isso ao lado da sua família?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados:

Acompanhe nossas redes sociais