Parte do processo de conhecer o mundo acontece durante as brincadeiras. Nos momentos de lazer, as crianças têm a oportunidade de explorar o mundo real e imaginário, exercitar a criatividade, manifestar as emoções, aprender e se desenvolver. Neste momento, é importante oferecer brinquedos infantis que estimulam a imaginação e os brinquedos reciclados são ótimas opções! Há brinquedos com garrafa pet, brinquedos de papelão, brinquedos com caixa de leite e até brinquedos reciclados com rolo de papel higiênico!

A Leiturinha separou sete brinquedos reciclados fáceis de fazer para deixar a hora da brincadeira ainda mais divertida. Confira!

Brinquedos educativos: Alfabeto de Tampinhas

Os brinquedos educativos são excelentes ferramentas para auxiliar na alfabetização das crianças, podendo ser utilizados na educação escolar.

Um brinquedo reciclado bem simples e divertido é o alfabeto de tampinhas! Você vai precisar de 26 tampas de garrafa pet, folhas de EVA coloridas, cola quente, régua, caneta e tesoura.

1º passo: Em uma folha de EVA, faça 26 círculos do mesmo tamanho das tampinhas. Utilize uma delas como molde. Depois, recorte todos os círculos.

2º passo: Com uma régua, meça a altura das tampinhas e recorte tiras de EVA para cobrir as laterais de cada uma delas.

3º passo: Com a cola quente, revista todas as tampinhas com os círculos e tiras de EVA recortados.

4º passo: Em cada tampinha, desenhe uma letra do alfabeto até que ele esteja completo. Você também pode optar por recortar as letras em EVA e colá-las em cima das tampinhas.

Brinquedos com garrafa pet: Cai não Cai

Para fazer esse brinquedo, você vai precisar de duas garrafas pet, muitas tampinhas de garrafa, palitos de churrasco, tinta e tesoura.

1º passo: Pinte os palitos de churrasco (quanto mais coloridos, melhor!) e deixe-os secar.

2º passo: Com cuidado, corte ao meio as duas garrafas. Você irá utilizar as duas partes de baixo, descartando os gargalos. Faça furos perfurando os dois lados do plástico, de forma que os palitos possam atravessar a garrafa.

3º passo: Coloque todas as tampinhas em uma das garrafas e feche com a outra. Por fim, encaixe todos os palitos de churrasco, de forma que as tampinhas não passem para o outro lado.

Brinquedos com papelão: Avião

Você vai precisar de uma caixa de papelão grande o suficiente para que seu filho caiba dentro, pedaços de papelão, caneta, cola, tesoura e tinta.

1º passo: Nos pedaços de papelão, desenhe a hélice e as asas do avião. Em seguida, recorte-as.

2º passo: Com a cola, fixe a hélice na parte frontal da caixa de papelão e as asas em cada lateral.

3º passo: Depois que tudo estiver fixado, utilize diferentes cores de tinta para enfeitar o avião do seu pequeno.

Brinquedos com caixa de leite: Fantoche de cachorrinho

Você vai precisar de uma caixa de leite, EVA nas cores laranja e vermelho, papel cartão roxo, papéis contact preto e branco, caneta permanente, estilete, tesoura, régua e cola quente.

1º passo: Corte o papel contact preto em um pedaço grande o suficiente para embrulhar toda a caixinha de leite. Em seguida, cole o papel em toda a caixa.

2º passo: Com a ajuda de um estilete, corte uma das faces da caixinha e as duas laterais, deixando uma das faces sem cortar. Depois, dobre a caixa ao meio, de forma que você consiga encaixar as mãos na parte de dentro, para movimentar o fantoche.

3º passo: Recorte o papel cartão preto em formato de orelhinhas e cole-as na caixinha. Lembre-se de que as extremidades formarão a cara do cachorro. Em seguida, corte dois círculos de papel contact branco e dois círculos menores de papel contact preto, para fazer os olhos. Cole os círculos pretos dentro dos círculos brancos e depois posicione e cole os olhinhos no rosto do fantoche.

4º passo: Para a boca, corte dois semicírculos no EVA laranja e cole-os na frente do fantoche, para fazer o focinho. Depois, corte o EVA vermelho em formato de língua e cole-o na abertura entre os dois semicírculos laranjas, deixando a ponta da língua para fora.

5º passo: Corte um círculo no papel cartão roxo e cole-o no local onde será o nariz do cachorro.

6º passo: Por fim, faça os detalhes do focinho com a caneta permanente.

Brinquedos reciclados com rolo de papel higiênico: braceletes de super-herói

Você vai precisar de rolos de papel higiênico, tinta metalizada, tesoura, cola e alguns enfeites, como adesivos brilhantes.

1º passo: Pinte os rolos de papel higiênico com uma tinta metalizada e deixe-os secar.

2º passo: Após secar, corte uma fenda ao longo dos rolos e arredonde os cantos.

3º passo: Para finalizar, adicione alguns detalhes, como adesivos com glitter ou enfeites em EVA.

Brinquedos com palitos de sorvete: Jogo da velha

Você vai precisar de quatro palitos de sorvete, dez tampinhas de garrafa pet, tinta, caneta permanente e cola.

1º passo: Pinte os palitos de sorvete. Cada um com uma cor, para ficar bem divertido. Deixe-os secar.

2º passo: Depois que estiverem secos, cole os palitos em formato de “jogo da velha”.

3º passo: Pinte todas as tampinhas de branco e deixe-as secar.

4º passo: Por fim, com a caneta permanente, desenhe um X em cinco tampinhas e um O nas outras cinco tampinhas.

Brinquedos com garrafa pet: Boliche

Você vai precisar de dez garrafas pet do mesmo tamanho, papel colorido, fita adesiva colorida, jornal, fita crepe e tinta.

Para fazer a bolinha, faça uma bola de jornal e depois passe a fita crepe em volta de tudo, para que ela não desmanche. Para finalizar, pinte com tinta da cor que preferir.

Para fazer os pinos:

1º passo: Coloque um pouco de areia ou pedras dentro de todas as garrafas, para que elas fiquem um pouco mais pesadas.

2º passo: Encha cada uma das garrafas com papéis colorido e, em seguida, lacre-as com cola.

3º passo: Com a fita adesiva colorida, numere cada garrafa de zero a dez.
Para se divertir, não é preciso muito, apenas alguns brinquedos reciclados e muita criatividade!