12 brincadeiras para fazer no carro com seu filho

dez 5, 2019 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Levar para a escola, voltar para a casa… Como você usa o tempo do trajeto feito com seu pequeno, de carro, todos os dias? Em tempos em que cada segundinho a mais, importa, o tempo gasto no trânsito é um gasto necessário, mas uma preciosidade que escoa pelas mãos todos os dias. Sabendo que basta estar junto para “estar junto”, preparamos aqui algumas brincadeiras que podem trazer qualidade para que o tempo no trânsito passe um tantinho mais rápido e os vínculos sejam alimentados a todo momento! Confira 12 brincadeiras para fazer no carro com seu filho: 

1. Invista em cantigas!

Sabe aquela cantiga preferida do seu pequeno? Cante ela no carro para ele – com ou sem o rádio ligado – o que importa mais é a sua voz. Especialmente se você tem um bebê. Certamente ele vai aproveitar esses momentos e sentir-se confortado e estimulado com a cantiga. Com os maiorezinhos, além de ser divertido, cantar com o som do carro desligado, estimula sua linguagem e imaginação! Em alguns momentos, tente errar a letra de propósito – ele vai rir e te corrigir! Vocês podem ficar nessa brincadeira e inventar variações de letras para a melodia da música já conhecida.

2. Carregue livros

Sabe aquela história que você já decorou de tanto ler? Leve o livro para o carro, deixando com que seu pequeno brinque com ele. Enquanto isso, você pode ir falando e perguntando para ele sobre os personagens e a história. Os livros de pano e banho são perfeitos para os bebês. Já para as crianças maiores, deixe que seu pequeno escolha o livro que irão levar para o carro. Ele pode ler para você (se já souber), ou vocês podem rememorar a história juntos, enquanto ele acompanha as ilustrações.

3. Conversar só em perguntas 

Essa é uma brincadeira antiga e muito divertida? Mas tem que falar tudo em forma de pergunta? Isso não seria muito difícil? E se meu pequeno não conseguir? E se EU não conseguir? Mas sempre é possível inventar um novo assunto? O que você acha?

4. O Fusca é meu 

O carro queridinho do Brasil é alvo de muitas brincadeiras. O “fusca azul”, o “fusca é meu” e, certamente ainda existem outras variações. Nesta versão, o que vale é contar os fuscas dizendo “fusca meu” toda vez que virem um fusca. Quem contar mais fuscas, ganha! O prêmio fica a cargo da imaginação!

5. Falar como se estivesse em um musical

Uma das brincadeiras mais engraçadas de todas! Fechem as janelas (ou não, vai que você canta bem…) e cantem bem alto o grande musical da vida cotidiana. Vale enfeitar como quiser, e quem não dirige pode até batucar uma melodia… O importante é dizer tudo e qualquer coisa – cantando!

6. Cor de carro 

Uma brincadeira para todas as idades! Mais antiga que a minha avó. Os carros pretos são meus, os brancos, seus. Quem tem mais? Quem ver um carro rosa, ganha! Quem ver um fusca vermelho, perde. As regras são infinitas, o que vale é a diversão.

7. Ler placas 

Sabe aquela fase em que as crianças começam a ler? E querem ler TUDO, tipo placas, adesivos de carro, bula de remédio, pacote de pão? Então! O trânsito poderá ser bem informativo com esta brincadeira. Peça ao seu pequeno para ler as placas de trânsito e te “ajudar” a dirigir, dizendo para onde as placas estão indicando, por exemplo.

8. Adivinha 

Que tal improvisar uma brincadeira literária dentro do carro? Basta falar as características de um personagem que ele goste e pedir para que adivinhe quem é. O adivinha pode ter temas variados, conforme o gosto de vocês. E pode variar para “quem sou eu?”, “qual é a fruta?”, “qual é o objeto?”, etc. 

9. Enigmas 

Existem aplicativos gratuitos com enigmas cheios de suspense e mistério. Para as viagens mais longas e pré-adolescentes, eles são perfeitos! Mas vocês também podem criar o próprio enigma. Basta apresentar ao seu pequeno uma história que seja como uma cena de um filme, mas apenas seu final. Ele vai ter de adivinhar como tudo aconteceu, desde o início. Para isso, só poderá usar perguntas diretas, e você só poderá responder com sim, não ou irrelevante. 

10. Fazer o som da música e ter de adivinhar 

Essa é mais uma brincadeira musical! Assobiar uma melodia ou cantar apenas em uma sílaba, para dar a dica e o outro ter de adivinhar que música é essa. 

11. Falar só em rimas 

Um grande desafio, mas essa tarefa, a você confio! Que tal brincar de a tudo rimar? Além de ser divertido, pode ser… ido, ido ido… colorido?! É… mais difícil do que parece, mas falar tudo rimado, além de ajudar a passar o tempo, pode ser um grande aprendizado! Para crianças líricas ou não, mamães e papais, poetas de plantão, rimar pode ser pura diversão! 

12. Completar a frase

Pense em uma frase. Pensou? Agora diga em voz alta no carro e cada um que está lá dentro deve dizer uma palavra dessa frase, bem rápido, cada um de uma vez. Mas, atenção, não vale combinar! Vocês tem que sincronizar e fazer dar certo. Para deixar a brincadeira ainda mais legal, invente frases engraçadas e inusitadas.

Ufa! Depois de tantas dicas, o tempo no trânsito vai passar rapidinho e o melhor, vai render ótimos momentos em família!

E aí? Vocês brincam no trânsito? Em viagens ou dentro da cidade? Conte pra gente o que vocês fazem!

Confira também: 

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais