Entendendo o autismo

Cada criança tem suas necessidades e características próprias. Mas, isso não quer dizer que todas as especificidades podem ser banalizadas ou justificadas pela individualidade. É preciso estar atento aos sinais, pois, um grupo de comportamentos pode caracterizar, por exemplo, o distúrbio do “espectro autista”. O Autismo (Transtorno do espectro autista – TEA), está incluso no Manual de Transtornos Mentais (DSM), desde 1980. Na última publicação, o DSM-5, o autismo é descrito com uma série de sintomas que se manifestam, principalmente, no campo das interações sociais, isto é, nas relações que os pequenos estabelecem com outras pessoas ou até mesmo com o ambiente que os cercam. Outro sintoma recorrente também se dá no âmbito da comunicação, apresentando dificuldades na fala e no contato, esses sintomas se esbarram em fatores no campo dos comportamentos, que podem ser repetitivos.

Um livro sobre autismo

A literatura vem abordando o autismo de forma suave e compreensível para aqueles que se enquadram no espectro, àqueles que convivem, conhecem ou até mesmo que nunca ouviram falar sobre o TEA. Um dos livros mais sensíveis e atuais sobre o autismo esteve presente na seleção  de livros do Kit Leiturinha, no mês de agosto: O menino só, da autora Andrea Viviana Taubman. Andrea demorou 5 anos para completar a obra, isso porque a autora realizou uma pesquisa aprofundada no tema.

O-menino-só

O menino só

Autora: Andrea Viviana Taubman
Ilustrações: Anielizabeth
Editora: Escrita Fina3

A infância é a época de se expressar livremente. Nesta fase, tudo é novo e reagimos de forma surpreendente e espontânea diante daquilo que surge. Dentre tantos jeitos e formas de ser, existem alguns traços especiais, que caracterizam “O menino só” – único, como tantos outros iguais a ele.  A sensibilidade das palavras de Andrea Viviana Taubman tecem a história de um menino em seu próprio mundo de introspecção e transformação. A obra aborda de forma delicada, simples e cuidadosa o mundo de um menino diferente, muitas vezes despercebido em meio a tantos outros mundos singulares.

A coordenadora da Equipe de Curadoria da Leiturinha, Cynthia Spaggiari, conversou com Andrea Viviana Taubman sobre a obra. Você pode conferir esse bate-papo no áudio a seguir:

Leia mais:

Profile photo of Caroline Lara

Faz parte da Equipe de Curadoria da Leiturinha. É leitora compulsiva e apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!