O livro brinquedo no desenvolvimento dos bebês

set 26, 2019 | 0 - 3 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Nós, adultos, temos o infeliz costume de subestimar os bebês. É natural. Parte disso tem relação com nosso senso de proteção. Embora sempre desejarmos o melhor para nossas crias, é muito difícil permitir plenamente que eles descubram o mundo por si próprios. E fique tranquilo se você se sentir um tanto quanto superprotetor, todo nós, pais, passamos por isso. Mas, o importante é enxergar o limite disso e iniciar as mudanças necessárias para que nossos bebês caminhem rumo à autonomia.

Os primeiros exercícios do bebê

É por volta do terceiro salto de desenvolvimento ou do terceiro mês de vida que o bebê começa a mostrar “as asinhas”. Brincadeiras à parte, é neste momento que ele começa a demonstrar interesse real pelo ambiente e mover seu pescoço, demonstrando a necessidade do fortalecimentos dos músculos do pescoço. É neste momento também que algumas imagens passam a ser mais interessantes e fazer mais sentido para os pequeninos. 

Mas, para que isso aconteça nesta ordem natural, é necessário que estimulemos o interesse nos bebês. Se não incitarmos, se não apresentarmos o que julgamos que eles não conheçam, se não mostrarmos o “incômodo” do não conhecer a eles, naturalmente eles demorarão mais a querer descobrir o novo. E é por isso que precisamos não subestimar os bebês. Precisamos apresentar o novo, e por mais que eles ainda pareçam não estar preparados para captar a mensagem, aos poucos tudo fará mais sentido para eles.

A literatura como principal estímulo: a hora e a vez do livro brinquedo!

O livro brinquedo, geralmente, traz com ele muitas descobertas. Seja pela interatividade, pelas cores vivas, pelo interesse que desperta nos bebês. Tudo isso faz com que os livros brinquedo sejam objetos ricos em estímulos para o desenvolvimento. Livros que estimulam o olhar, a curiosidade, são os mais válidos. 

Independente do material em que eles são produzidos, eles fornecem estímulos para que os pequenos fixem o olhar e tenham diferentes áreas do cérebro ativadas. No primeiro mês de vida, a visão do bebê ainda é restrita por não estar totalmente formada, e é justamente dos contrastes que os músculos são fortalecidos e essas áreas se desenvolvem. 

Mais tarde, as cores e as formas passam a se destacar produzindo sentido para os pequeninos que já são capazes de fazer associações. As sinapses cerebrais estão a todo vapor e qualquer pequena leitura pode trazer um turbilhão de aprendizados

E falando de aprendizado, para ilustrar as potencialidades dos livros direcionados para os bebês, a Leiturinha selecionou o livro Fora deste Mundo para os pequenos Leitores de Berço

Fora deste Mundo
Editora: Saber e Ler

Aprender a andar é um processo que acontece aos poucos. Portanto, atividades como engatinhar, ficar de bruços e sentado, sustentar a cabeça, equilibrar, são etapas importantes a serem vencidas para finalmente dar os primeiros passos. O formato deste livro foi feito pensando nisso. 

Basta colocar o livro aberto e em pé, diante do bebê, e logo ele estará fortalecendo os músculos necessários para desenvolver tais habilidades. As cores desta obra são um estímulo à parte, elas atraem a atenção do bebê, mesmo que não entenda ainda o que é um planeta ou o próprio universo. Você poderá criar histórias relacionando as imagens, cores e formas presentes no livro, ao universo particular do seu bebê.

Leia também: 

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais