Autismo: O que é e quais são os sinais do TEA?

abr 2, 2021 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Desde 2008, no dia 02 de Abril, o mundo inteiro comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e criada para chamar a atenção da sociedade em relação ao tema. De uns anos pra cá, as pessoas, os monumentos e as fotos de perfis nas redes sociais estão indo além e se ‘vestindo’ de azul. Muito legal! Mas, além de apoiar a causa tão nobre, reforço para que todos nós estejamos sempre alerta para as etapas do desenvolvimento infantil e que, no primeiro sinal de alteração, o bebê seja levado para uma avaliação.

O que é e quais são os sinais do TEA?

Atualmente denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA), o quadro do distúrbio engloba uma série de aspectos do desenvolvimento infantil que se manifestam em maior ou menor grau de acometimento – e, por isso, utiliza-se a noção de espectro.

O diagnóstico de TEA passou a englobar três quadros clínicos principais:

  • Autismo clássico (aquele tipo mais conhecido, em que há um comprometimento nas áreas de interação, comportamento e linguagem, além de relevante déficit cognitivo);
  • Autismo de Alto funcionamento (ou Síndrome de Asperger: os portadores conseguem se expressar através da fala e são muito inteligentes, acima da média da população);
  • Distúrbio Global do Desenvolvimento (tem características do TEA, como alteração de interação e comportamento, mas não há um diagnóstico fechado).  

As principais alterações nas crianças com TEA são:

  • Interação social: Ausência ou baixa frequência de contato visual, sem interação espontânea com adultos e crianças;
  • Comportamento: Repetitivo, estereotipado (dar pulos, chacoalhar as mãos ou sem balançar). Ter interesse restrito em temas e brinquedos específicos;
  • Linguagem: Ausência ou atraso significativo do desenvolvimento de linguagem oral (compreensão e expressão) e alteração em diversas habilidades linguísticas.

Mais recentemente, com o refinamento dos métodos e instrumentos de diagnóstico, outras características vêm sendo observadas como recorrentes nos quadros clínicos de TEA: Distúrbio Alimentar (seletividade e/ou aversividade a cores, sabores ou texturas de alimentos) e Transtorno Sensorial (hipersensibilidade ou hipossensibilidade a um ou vários estímulos sensoriais auditivos, tais como visual, tátil, paladar equilíbrio e do próprio corpo).

Existem ainda pessoas que estão dentro do Espectro e que possuem outros distúrbios associados, como por exemplo o Déficit Cognitivo, Apraxia (distúrbio de planejamento motor da fala) ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Acredita-se que, no mundo, a cada 88 crianças nascidas, uma tenha características do Transtorno de Espectro Autista. Apesar do aumento de incidência, ainda não há uma causa determinada para tal distúrbio neurobiológico. O que as pesquisas mostram é que os primeiros sinais de TEA já estão presentes desde o inicio da vida do bebê e principalmente, quanto antes iniciar a intervenção, mais rapidamente a criança terá ganhos. Por isso, não espere… Aja logo!

A literatura infantil como ferramenta de apoio no desenvolvimento de crianças com TEA

Crianças que se enquadram no espectro autista precisam de apoio e orientação como qualquer outra criança. Por isso, selecionamos diretamente da Loja Leiturinha duas publicações que abordam de forma delicada, simples e cuidadosa o mundo dos pequenos e pequenas autistas, que muitas vezes passa despercebido em meio a tantos outros mundos singulares. Confira nossas recomendações!

A escova de dentes azul

Marcos Mion frequentemente compartilha em suas redes sociais seu cotidiano em família, abordando inclusive a aventura que é ser pai do Romeo, que possui TEA. Um episódio específico despertou a comoção de toda a família e do público em geral… E foi assim que nasceu A Escova de Dentes Azul, que também irá emocionar você e seu pequeno ou pequena!

O menino só

A infância é a época de se expressar livremente. Nessa fase, reagimos de forma surpreendente e espontânea diante de tudo que é novo. Dentre tantos jeitos e formas de ser, existem alguns traços especiais, que caracterizam O menino só – único, como tantos outros iguais a ele. A sensibilidade das palavras de Andrea Viviana Taubman tecem a história de um menino em seu próprio mundo de introspecção e transformação.

👉 Clique aqui para adquirir os dois livros na Loja Leiturinha!

Leia também:

Lílian Kuhn

Fonoaudióloga com especialização em audiologia e mestrado e doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem. Há dez anos atende crianças e adultos com distúrbios de linguagem. *Lílian é especialista em fonoaudiologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais