Preparar o enxoval, comprar as fraldas, arrumar a mala da maternidade, escolher a decoração do quarto, comprar o berço… É, a espera pelo primeiro bebê traz inúmeras questões e inseguranças, são muitos detalhes para pensar e infinitas opções para escolher. Sabendo que a escolha do berço é foco de grande parte dessas dúvidas, nós trouxemos algumas dicas super importantes para o momento de se decidir entre os diversos modelos de berço disponíveis. Afinal, o que é preciso levar em consideração para escolher o berço ideal para seu pequeno?

Qual o tamanho?

O tamanho do berço não é padrão e, por isso, o ideal é escolher o modelo de berço de acordo com o espaço que você dispõe no quarto do bebê. O tamanho americano, de 130 x 70cm, é o mais comum. Lembrando que este é o tamanho interno. Considerando a largura das grades e detalhes externos, este tamanho pode aumentar em até 15 ou 20cm (na largura e no comprimento).  

Segurança garantida!

No que diz respeito à segurança da criança, é importante se atentar para algumas questões:

1. Certifique as medidas: a largura das grades não deve ser superior a 6,5cm, a largura entre o estrado e as grades não pode ultrapassar 2,5cm e a distância do topo da grade até o estrado não pode ser menor do que 60cm.

2. Escolha marcas de confiança: é importante buscar as melhores marcas e pesquisar mais sobre a reputação do fabricante na internet ou com conhecidos. Também é fundamental que a marca traga o selo do Inmetro.

3. Teste o produto: Caso a compra seja efetuada presencialmente na loja, teste a qualidade e as funcionalidades do produto para ter certeza de que é de confiança.

4. Quinas e detalhes: no momento de escolher o modelo, prefira aqueles com quinas mais arredondadas e sem detalhes que possam soltar o machucar ou bebê.

Grade móvel é uma boa opção?

A grade móvel fica em um dos lados do berço e é muito útil e prática, permitindo que os pais a utilizem mais baixa quando o bebê é muito novinho. Mas lembre-se que é muito importante testá-la para se certificar de que o sistema de travas da grade funciona em todas as posições.

Com ou sem rodinhas?

Essa é uma decisão bem particular e vai do gosto de cada família. A maior vantagem de optar pelas rodinhas é que fica mais fácil mover o berço na hora de limpar o quarto. Caso prefira um modelo com rodas, certifique-se de que há um sistema de travas (e de que ele funciona), para garantir que o berço não saia do lugar quando o bebê estiver inquieto.

Madeira ou MDF?

Hoje, a maioria dos berços é produzida em MDF ou madeira. Embora o MDF não seja tão resistente quanto a madeira, como o bebê é levinho e o berço será utilizado apenas por um tempo, essa pode ser uma boa opção e também mais econômica. Claro que é fundamental garantir que a marca seja de qualidade e confiança, e que o berço não seja “fraquinho”.

Mais funcionalidades!

Berço que vira mini cama ou com cômoda, trocador e estantes acoplados… Alguns modelos são multifuncionais, colaborando para otimizar o espaço e aumentar o tempo de uso do móvel. Portanto, se o quarto do bebê é muito pequeno ou se você quer estender o tempo de utilização do berço, vale optar por modelos com mais funcionalidades.

Modelos de berço

Reunimos aqui algumas opções de modelos de berço, dos clássicos aos inovadores, para ajudar você a se decidir pela melhor opção para o seu bebê. Confira:

Berço Moisés

Berço Moisés Soninho com Colchão e Suporte para Mosquiteiro - Branco

O Berço Moisés é uma ótima opção para oferecer conforto e tranquilidade para o seu bebê. Seu modelo é muito delicado, possui regulagem de altura das grades, prateleira na parte inferior para colocar objetos ou decorar o quarto, conta com 4 rodízios, 2 com travas para facilitar ainda mais o momento de limpeza ou reorganização do quarto. Este móvel é recomendado para você que quer dar segurança e conforto ao seu bebê e ainda deixar o quarto bonito e sofisticado.

Confira mais detalhes deste modelo!

 

Berço Mini Cama Americano

Berço Mini Cama Americano Provence em MDF Laqueado - Teka Touch

O Berço Provence vem com a opção para se transformar em mini cama, dando mais utilidade e praticidade ao berço, além do estilo provençal com detalhes na cabeceira e peseira. Com estrutura em MDF e acabamento laqueado, dando maior resistência ao produto. Conta também com regulagens de altura e rodízios em gel, para melhor movimentação do berço.

Confira mais detalhes deste modelo!

 

Berço Americano

Berço Americano Estilo Realeza Anti Refluxo - Branco Acetinado

Perfeito para você mamãe que procura sofisticação para a decoração do quarto do seu pequeno. No estilo da realeza, os pés são levemente curvados e a cabeceira sem quinas e detalhes colados a madeira. As grades são seguras e possui 3 regulagens de alturas, com sistema anti refluxo. Os pés são em rodízios, o que facilita o deslocamento conforme a sua necessidade.

Confira mais detalhes deste modelo!

 

Berço multifuncional 

Berço vira Cama de Solteiro com 2 Criados Mudo BB670 - Branco

Está à procura de um berço de grande custo benefício para você? Que além dessa qualidade, seja funcional, de grande prazo de aproveitamento e que ainda decore com elegância, charme e aconchego o quarto do bebê? Então o seu desejo será realizado com o Berço Cama 670, uma única peça, com 3 móveis e funções diferentes. Um berço com cômoda, que se transforma em cama de solteiro de 78×188 e 2 criados-mudo para compor o momento da infância. E para facilitar as trocas, o tampo pode ser útil como trocador.

Confira mais destalhes deste modelo!

E o colchão?

Bom, depois de pensar e analisar bem as opções, com o berço escolhido, é hora de pensar no colchão. Afinal, de que adianta um bom berço sem um colchão ideal? Até os três anos de idade, o colchão indicado para os pequenos é o de espuma densidade 18, que garante o conforto e a segurança da criança.

Confira os melhores modelos de berços e colchões infantis na Loja Leiturinha!

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.