Como montar uma lancheira saudável? O lanchinho que preparamos todos os dias pode esconder vilões nocivos à saúde alimentar dos pequenos. Às vezes eles passam despercebidos e até confundidos com alimentos saudáveis.

Os hábitos alimentares atuam diretamente no desenvolvimento e a disposição para executar tarefas e aprender. No caso das crianças em especial, além do crescimento, a alimentação balanceada vai contribuir muito para o desempenho escolar. Aprender envolve entre muitas coisas, energia para que o corpo e a mente estejam saudáveis e dispostos a receber novos estímulos.

Uma lancheira saudável é um representante dos bons hábitos alimentares dos pequenos. O que preparamos todos os dias para a hora do lanchinho diz muito sobre como vai a alimentação. Pensando nisso, preparamos uma lista de itens que comumente estão presentes, mas que são vilões de uma lancheira saudável. A lista serve para que mães, pais e família fiquem atentos e optem por versões mais saudáveis de alimentos para as crianças. Confra a lista:

Barrinha de cereais

barrinha-de-cereais
Muitas delas se escondem por trás da imagem de que as barrinhas são alimentos super saudáveis. Fique atento ao rótulo! As fibras, nutrientes que mais esperamos deste alimento, não são encontradas em níveis relevantes em todas elas. Elas podem, além de conter muito açúcar e sódio, causar alergia aos intolerantes a lecitina de soja, ingrediente que dá liga ao alimento.

Bisnaguinha

Apesar de fofinha como o pezinho de um bebê, ela não é tão inofensiva quanto parece. Para durar tantos dias gostosa e perfeita para o consumo, ela carrega uma grande quantidade de conservadores. Prefira os pães de padaria, especialmente aqueles feitos com farinha integral.

Achocolatado

achocolatado-leiturinha
Os achocolatados são pobres de nutrientes. Ainda as versões enriquecidas com vitaminas, possuem alto teor de açúcar e sódio. Por isso, controle o consumo deles no lanche do seu pequeno. Já experimentou utilizar cacau em pó para preparar o leite? Você mesmo pode controlar a quantidade de açúcar necessária.

Suco de caixinha

A grande maioria dos sucos ou néctares têm uma porcentagem extremamente pequena de fruta propriamente dita. Em contrapartida, açúcar e aditivos químicos são utilizados em grande quantidade na sua produção. Então fique atento aos ingredientes dispostos no rótulo dos produtos! Lembrando que a ordem dos ingredientes significa a quantidade que contém de cada um na fórmula, em ordem decrescente (o primeiro da lista é o que compõe em maior quantidade o produto, enquanto o último, a menor quantidade).

Congelar a polpa das frutas para fazer suco é uma opção. As frutas picadas duram vários dias no congelador. Reserve-as em porções dentro de saquinhos e sempre que quiser bata a  polpa no liquidificador com água ou leite.

Cereal Matinal

cereal-matinal
Se a primeira refeição do seu pequeno é na escola, este tópico é para você. Na primeira refeição do dia, o corpo precisa absorver muitos nutrientes para ter energia, por isso os alimentos ingeridos neste momento são muito importantes. Uma porção de cereais açucarados elevam os níveis de açúcar no sangue logo pela manhã, o que faz com que a pessoa provavelmente sinta mais vontade de comer doces durante todo o dia. Pense em compor a lancheira escolar com cereais menos açucarados.

Industrializados em geral

industrializados
Muitas vezes a praticidade dos industrializados nos vence pela falta de tempo em preparar alimentos em casa. Tudo bem. Não consegue fazer sempre um lanche saudável em casa? Dê preferência às opções integrais, com menos açúcar, corantes e conservantes. As frutas também nos ajudam bastante neste dilema: prontas e rápidas de preparar elas são ideais para levar na lancheira escolar.

A hora do lanche também pode ser um momento de socialização. Estimular que as crianças façam refeições juntas. Ver as outras crianças comendo pode contribuir para que seu filho se renda e dê oportunidade para novos alimentos que ele julgava não gostar! Reservamos também 12 maneiras criativas de incentivar seu filho a comer frutas que você pode conferir aqui.

Deixe as guloseimas para algumas ocasiões como fins de semana, festinhas ou passeios! Garanta uma alimentação equilibrada e uma vida mais saudável para seu pequeno. :)