Não há como julgar apenas como feia ou bonita uma obra de arte, ela é uma representação simbólica do mundo, para interpretá-la é importante um repertório intuitivo e cultural. O mesmo acontece com o desenho infantil, pois ele é a expressão do pequeno, o modo como expressa o que conhece e sente do mundo. Para interpretar e julgar uma obra de arte é preciso repertório intuitivo e cultural.

Joan Miró é um artista espanhol de Barcelona, que viveu entre 1893 e 1983. A obra de Miró é original, ingênua e transborda cor e poesia. Para conhecer um pouco dele seguem duas obras:

Personagens e cachorro diante do sol – 1949

 

Miró - Personagens e cachorro diante do sol, 1949 - CopiaMiró - Personagens e cachorro diante do sol, 1949

 

Personagem diante do sol – 1968

miro

Ao observar suas pinturas, é possível perceber como ele se apropria da forma e ingenuidade dos desenhos infantis. Ele não tem a intenção de representar os elementos do mundo real, tal como são, apenas linhas, cores e formas, como se estivesse vendo o mundo pela primeira vez. É uma pintura viva e repleta de emoções!

Considerando toda a genialidade e a importância da obra deste artista, selecionamos um livro infantil inspirado na sua obra.

Livro-Isso-qualquer-criança

Isso, qualquer criança faz!

Editora: Abacatte Editorial / A Semente
Texto e ilustrações: Denise Rochael  

Ser criança, é ser feliz! Elas sempre veem o mundo de maneira diferente e a diversão acontece na simplicidade das coisas. Tudo vira uma festa. Gostam de brincar, de imaginar de ser heróis, de fazer amigos e também de amar. Esta é uma história delicada, que traz para o adulto a compreensão do olhar sobre o mundo do jeito que os olhinhos dos pequenos conseguem enxergar.

Por que a Curadoria da Leiturinha recomenda este livro?

Este livro tem como inspiração a obra de um grande artista, nele a ilustradora mineira Denise Rochael, usa toda sua sensibilidade para apresentar ao leitor a aproximação que existe entre o mundo infantil e a obra deste consagrado artista catalão. A ideia é apresentar o mundo através dos olhinhos encantadores dos pequenos, valorizando seus traços e a ingenuidade poética de como veem o mundo. Aproveite deste livro para apresentar outras imagens de Miró e incluir seu pequeno no vasto repertório do mundo das obras de arte.

Para apresentar outros artistas para seu pequeno, utilize a biblioteca digital da Leiturinha, lá você encontra uma biografia de Vicent Van Gogh e uma coleção linda de Limeriques* sobre várias obras.

Mais livros com referências de arte para os pequenos

Vicent ama as cores – Uma história para conhecer Vicent Van Gogh – Editora Autêntica

Limeriques das Pinturas – Gustavo Rosa – Autor: Elias José

Limeriques das Pinturas – Romero Britto – Autor: Zaé Junior

Limeriques das Pinturas – Dalmau – Autor: Tatiana Belinky

Limeriques das Pinturas – Da Paz – Autor: Tatiana Belinky

*Limeriques são poemas curtos, geralmente sobre coisas ou situações engraçadas. Eles têm sempre cinco versos, onde a primeira, a segunda e a quinta linhas terminam com a mesma rima.

Leia mais:

Profile photo of Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela equipe de curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.