Por que a musicalização é tão importante quanto saber ler e escrever?

abr 25, 2017 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

“Sem a música, a vida seria um erro.”  – Friedrich Nietzsche

É nos primeiros anos de vida que mais aprendemos. Tudo que assimilamos nesta etapa da vida, é crucial para o desenvolvimento nas demais fases.

E falando de um dos aprendizados mais ricos, poderíamos ficar horas e horas escrevendo sobre os inúmeros benefícios que a música traz à vida num todo. E na infância, ela tem papel fundamental. Se você quiser opções de música infantil, neste post aqui reunimos 5 opções de cantigas de ninar para seu filho dormir em paz.

A musicalização e o desenvolvimento do bebê

Estudos apontam que, basicamente, a música é um estímulo fundamental para o desenvolvimento de capacidades sensoriais que são cruciais para o sequenciar da estruturação de outras funções cognitivas. No mais, os afetos, assim como o processo de aquisição da linguagem e os aspectos relacionais e sociais, são influenciados pelos estímulos musicais.

O contato desde muito cedo

O  contato precoce com a música cria repertório para que a criança se comunique de forma mais fluída e tenha um pelo desenvolvimento intelectual. Desde o ventre, já é possível que o bebê escute as primeiras canções –  esta interação é ainda mais eficaz se as canções sejam cantadas pela mãe. Já no mundo, a música será um instrumento auxiliar de comunicação entre mãe e bebê.

Pensando nisso…

A música auxilia no desenvolvimento de muitos aspectos como o social, cognitivo e linguístico. Além de favorecer a criatividade, a capacidade rítmica e a coordenação dos seus movimentos. Por isso, nas últimas seleções, a Leiturinha preparou um livro que traz uma bagagem muita rica de brincadeiras cantadas. Confira a dica de leitura:

Brinquedos Cantados  – Callis Editora

Brinquedos Cantados CAPA BROCHURA

Créditos da imagem: Editora Callis

Com uma bela iniciativa, as autoras  Mônica Sima e Vera Lúcia Dias unidas em prol de duas paixões em comum: a literatura e a música, desenvolveram um projeto, através de uma rede de financiamento, que deram origem a esta sensível obra. Pensamos neste envio no mês de março, como um estímulo a mais para que os pequenos entrem, desde muito jovens, em contato com o mundo musical, que é permeado de significados que se mantém por toda a vida. Brinquedos Cantados, além de fazer parte dos livros que a Leiturinha envia, foi indicado ao Prêmio Jabuti em 2013.

Dica da Loja Leiturinha: 

Pensando na importância da musicalização na infância, a Loja Leiturinha dedicou um departamento inteiro para instrumentos musicais. Incentivar o aprendizado de instrumentos musicais é uma ótima pedida para estimular o desenvolvimento infantil e, de quebra, encontrar um hobby divertido para o seu pequeno! Confira os produtos disponíveis, acessando nosso departamento de Instrumentos Musicais.

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais