“Sem a música, a vida seria um erro.”  – Friedrich Nietzsche

É nos primeiros anos de vida que mais aprendemos. Tudo que assimilamos nesta etapa da vida, é crucial para o desenvolvimento nas demais fases.

E falando de um dos aprendizados mais ricos, poderíamos ficar horas e horas escrevendo sobre os inúmeros benefícios que a música traz à vida num todo. E na infância, ela tem papel fundamental. Se você quiser opções de música infantil, neste post aqui reunimos 5 opções de cantigas de ninar para seu filho dormir em paz.

A musicalização e o desenvolvimento do bebê

Estudos apontam que, basicamente, a música é um estímulo fundamental para o desenvolvimento de capacidades sensoriais que são cruciais para o sequenciar da estruturação de outras funções cognitivas. No mais, os afetos, assim como o processo de aquisição da linguagem e os aspectos relacionais e sociais, são influenciados pelos estímulos musicais.

O contato desde muito cedo

O  contato precoce com a música cria repertório para que a criança se comunique de forma mais fluída e tenha um pelo desenvolvimento intelectual. Desde o ventre, já é possível que o bebê escute as primeiras canções –  esta interação é ainda mais eficaz se as canções sejam cantadas pela mãe. Já no mundo, a música será um instrumento auxiliar de comunicação entre mãe e bebê.

Pensando nisso…

A música auxilia no desenvolvimento de muitos aspectos como o social, cognitivo e linguístico. Além de favorecer a criatividade, a capacidade rítmica e a coordenação dos seus movimentos. Por isso, nas últimas seleções, a Leiturinha preparou um livro que traz uma bagagem muita rica de brincadeiras cantadas. Confira a dica de leitura:

Brinquedos Cantados  – Callis Editora

Brinquedos Cantados CAPA BROCHURA

Créditos da imagem: Editora Callis

Com uma bela iniciativa, as autoras  Mônica Sima e Vera Lúcia Dias unidas em prol de duas paixões em comum: a literatura e a música, desenvolveram um projeto, através de uma rede de financiamento, que deram origem a esta sensível obra. Pensamos neste envio no mês de março, como um estímulo a mais para que os pequenos entrem, desde muito jovens, em contato com o mundo musical, que é permeado de significados que se mantém por toda a vida.

Brinquedos Cantados MIOLO 8

Página do livro Brinquedos Cantados. Créditos da imagem: Callis Editora

Brinquedos Cantados, além de fazer parte dos livros que a Leiturinha envia, foi indicado ao Prêmio Jabuti em 2013.

A Leiturinha é o maior clube do livro do Brasil e tem uma equipe de especialistas em desenvolvimento infantil que seleciona todo mês os melhores títulos disponíveis no mercado editorial para crianças de 0 a 10 anos. A seleção dos livros segue uma linha de desenvolvimento, com leituras diferenciadas, atrativas e cada vez mais elaboradas, de acordo com o crescimento de cada pequeno leitor.

Para receber os Kits de livros da Leiturinha para o seu pequeno, acesse: www.leiturinha.com.br.

Quer conhecer mais livros que a Leiturinha já enviou nos Kits? Leia também:

7 livros infantis para ler junto com as crianças

Os 15 melhores livros infantis de 2016