Artes Plásticas na Literatura Infantil

As Artes Plásticas têm valor inestimável na Literatura Infantil Brasileira. Pensando nisso, preparamos duas dicas de livros que, além de contar com a arte de ilustradores brasileiros, homenageiam dois grandes artistas do Brasil: Tarsila do Amaral e Candido Portinari.

tarsilinha e as cores

Tarsilinha e as cores

Texto: Patrícia Engel Secco e Tarsilinha do Amaral
Ilustrações: Cris Alhadeff
Editora: Melhoramentos

Em uma linguagem adaptada ao público infantil, este livro apresenta algumas das principais obras da pintora e artista plástica Tarsila do Amaral como “O Manacá” e “A Cuca”. A narrativa é feita em primeira pessoa pela personagem Tarsilinha, que dialoga com as crianças de forma lúdica e apresenta as obras sutilmente em meio a cores e paisagens da fazenda.

Mais sobre Tarsila…

Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886 e foi uma das mais importantes artistas da Arte Moderna brasileira. Ela é autora de alguns quadros como Abaporu, criada ao lado de Anita Malfatti, outra artista do movimento, obra ícone da primeira fase do modernismo no Brasil.

portinari para crianças

Guerra e Paz

Texto: Eraldo Miranda
Ilustrações: Marcelo Alonso
Editora: Cria

Este livro foi inspirado em uma das mais importantes obras de Cândido Portinari. A história emocionante sobre as injustiças e tristezas da guerra despertam em um menino a vontade de lutar pela paz e pela justiça. Com prefácio do cantor e compositor Milton Nascimento, este livro vem comovendo o mundo em ações de incentivo à leitura e à arte.

Mais sobre Portinari…

Candido Portinari nasceu em 29 de dezembro de 1903 na cidade de Brodowski, no estado de São Paulo e é considerado um dos artistas plásticos mais aclamados do Brasil e o que mais alcançou projeção internacional. As suas obras mais prestigiadas são O Lavrador de Café, pintada em em 1834 e os imensos painéis Guerra e Paz, criados entre  1952 e 1956, por encomenda do governo brasileiro para presentear a Organização das Nações Unidas (ONU).

Todos os meses preparamos seleções recheadas de arte para nossos pequenos. Fique de olho também nas nossas coleções. Através delas apresentamos temas sobre cultura em geral!

Leia também:

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.