Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

5 clássicos da literatura infantil brasileira

por | fev 17, 2022 | 17 Comentários

A literatura infantil brasileira é riquíssima! Cheia de autores, autoras e histórias que marcaram gerações de crianças, tornando-se verdadeiros clássicos. Afinal, quem aqui não conhece pelo menos um livro infantil de Ziraldo? Ou de Ruth Rocha? E algumas dessas histórias fizeram tanto sucesso que até se tornaram filmes, ganhando as telonas do cinema em adaptações lindas e emocionantes. Por isso, em uma homenagem a toda a diversidade e riqueza da nossa literatura infantil brasileira, nós reunimos aqui 5 livros infantis que são verdadeiros clássicos. 📚 Confira!

Leia mais:
👉 Como ler para uma criança?
👉 8 filmes infantis brasileiros inspirados em livros
👉 Sono e livros: como a hora da leitura ajuda em noites mais tranquilas?

5 clássicos da literatura infantil brasileira

Dentre os muitos destaques da literatura infantil brasileira, alguns livros se tornaram clássicos! São obras recomendadas por educadores, por exemplo, e que até costumam ser trabalhadas em sala de aula com os pequenos e pequenas. Isso acontece porque esses livros infantis são considerados verdadeiras obras-primas, já que marcaram época e a história de muitas crianças!

Claro que, para além deles, existe uma lista incrível de livros que não caberiam aqui, em tão pequeno espaço. No entanto, são livros que nunca saíram dos nossos corações de grandes leitores e que podem chegar aos olhos e ouvidos dos nossos pequenos leitores em formação, em cada um dos nossos lares.

Por isso, gostaríamos de fazer uma menção honrosa a toda a Coleção Vagalume e ao livro Menino no Espelho, de Fernando Sabino. Também, ao Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon, e de tantos outros escritores e escritoras. Foram eles que fizeram com que os nossos dias fossem mais cheios de luz, mesmo quando o tempo era nublado e chovia! ✨

Agora, vamos a nossa lista especial de 5 clássicos da literatura infantil brasileira. Acompanhe!

1. A Bolsa Amarela (Lygia Bojunga)

A Bolsa Amarela

Raquel é a filha caçula em uma família que não leva muito a sério seu universo infantil. Por isso, ela tem três principais desejos: ser gente grande, ter nascido menino e virar escritora! E uma bolsa amarela, vinda dos desapegos da tia, parece ser o lugar ideal para abrigar esses desejos. Ali, ela guarda outras histórias, em uma narrativa que mescla o real e o imaginário.

A Bolsa Amarela é uma obra premiada, uma das mais importantes da autora Lygia Bojunga. Além de nos conduzir pelos passos da pequena Raquel, Lygia também nos convida a repensar a infância. Ao longo do texto, ela mostra que a criança também tem vontade e querer.

Através da escrita sensível de Lygia Bojunga, temos contato com uma personagem com a imaginação repleta de ideias. E por meio delas, temos pistas importantes sobre o que é a infância, com seus amigos super secretos. Sobretudo, com o seu mundo vivo em fantasia. 

Seja em sua narrativa realista, seja em sua narrativa fantástica: com o livro A Bolsa Amarela temos contato com uma grande aventura! Nela vemos uma criança assumir e criar seu próprio espaço no mundo enquanto uma pessoa. 💛

2. Marcelo, Marmelo, Martelo (Ruth Rocha)

Marcelo, Marmelo, Martelo

Os personagens dos três contos do livro Marcelo, Marmelo, Martelo são crianças que resolvem seus impasses com muita vivacidade. Marcelo cria palavras novas, Teresinha e Gabriela superam as diferenças e Caloca compreende a importância da amizade. Ruth Rocha torna encantada qualquer situação, por mais comum que pareça! 😉

E é justamente no universo encantado que existe isso que chamamos de cotidiano. Nele, as palavras da autora nos atingem, inovando em sua forma peculiar de nos contar histórias. Por viverem no espaço urbano, temos uma referência rica sobre os caminhos que podemos percorrer, mesmo que nas grandes cidades, em nossa imaginação.

Por tudo isso, Marcelo, Marmelo, Martelo é, certamente, um daqueles livros que fingimos que são feitos para os nossos pequenos e pequenas leitoras… Mas que carregamos conosco também, enquanto adultos! 😍

3. O Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos)

O Meu Pé de Laranja Lima

Em O Meu Pé de Laranja Lima conhecemos a emocionante história de Zezé, um garotinho de 5 anos de uma família grande e vulnerável. Zezé toma conta do seu irmão mais novo, enquanto seus pais enfrentam dificuldades para sustentar os filhos.

Na narrativa, encontramos Zezé, que, em meio a tantas travessuras, expõe a docilidade de uma criança que tem como seu melhor amigo um pé de laranja lima, o Xururuca. 🍊 É com ele quem divide o seu mundo encantado de fantasia, diversão e, sobretudo, de aprendizado.

Além de ser uma história que realmente toca o coração de quem a lê, sendo um instrumento de educação para além do aprendizado das palavrinhas, O Meu Pé de Laranja Lima também é considerado um dos grandes clássicos da literatura infantil. Isso por ter sido, desde muito cedo, levado para as escolas de todo o país! 

Por fim, vale ressaltar que este livro tem tamanha importância para o universo infantil que já está presente em mais de 19 países. E por isso, foi traduzido para mais de 52 idiomas. Além disso, este livro sensível também virou telenovela e foi sucesso nas telas de cinema! 🎬

Assim, tamanha é a sua importância, que O Meu Pé de Laranja Lima também deve estar na cabeceira do seu pequeno leitor. Ele irá certamente se divertir com todas as aventuras desse tão querido menininho!

4. A História dos Pingos (Mary França)

A História dos Pingos

O livro A História dos Pingos, escrito por Mary França, revela a criação dos 7 personagens: Pingo-de-Flor, Pingo-de-Fogo, Pingo-de-Ouro, Pingo-de-Sol, Pingo-de-Mar, Pingo-de-Céu e Pingo-de-Lua. Contudo, apesar de semelhantes, cada pingo tem sua cor!

Ao longo da história, os pequenos e pequenas leitoras desvendam as relações entre as cores dos pingos e a personalidade de cada um. A leitura também é um momento de descoberta para as crianças, que se identificaram com as características de cada pingo. Afinal, embora tenham a mesma forma, estão muito distantes de serem todos iguais! 🌈

Nesse sentido, o livro A História dos Pingos é uma aventura e tanto pela diversidade, que encanta adultos e crianças há gerações! E que já foi desenho e também pequenos filmes.

Durante a leitura, aproveite também para explorar, junto da criança, quais são os “Pingos” que ela vê no mundo que está ao seu redor, como eles se comportam, como eles agem, o que há de diferente e o que há de igual entre eles. Essa é uma forma incrível, lúdica, suave e gentil de explorar no mundo real tudo aquilo que os clássicos da literatura infantil nos traz enquanto fantasia!

5. O Menino Maluquinho (Ziraldo)

O Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho é uma série de histórias em quadrinhos, eternizadas na infância de muitas crianças. E este personagem incrível saiu das páginas dos livros para a TV, virou série, novela, peças teatrais, filmes, óperas e até tema de diversos produtos infantis! 

No livro, temos como o personagem central o Maluquinho, um garoto alegre, cuja imaginação rompe as paredes de qualquer lugar em que ele está, seja em casa, na escola ou na rua. 💭 Está sempre rodeado por amigos e por pessoas que tem sempre por objetivo encantar com a sua imaginação fértil e repleta de ideias mirabolantes, que nos fazem rir e imaginar a vida com mais frescor.

Mas, por que Maluquinho? Ora, um dos seus traços mais marcantes é o fato de que sempre anda com uma grande panela na cabeça! 😝 Assim, ele ocupa os dias dos seus pais com sua ingenuidade e doçura, sempre servindo como uma inspiração de leveza. E por isso, 30 anos após sua estreia, O Menino Maluquinho continua um dos clássicos da literatura infantil!

Dicas da Leiturinha

Que tal conhecer algumas outras obras destes fantásticos escritores e escritoras com as crianças? Pois, então, a Loja Leiturinha tem algumas opções para sua família! Conheça três delas agora mesmo:

Meu Amigo Dinossauro

Meu Amigo Dinossauro

E o que aconteceria se, nesse mesmo instante, um grande dinossauro invadisse a sua casa? Eles podem até já ter sido extintos, mas quem disse que a nossa imaginação foi? Meu Amigo Dinossauro é um livro Original Leiturinha, escrito pela grande Ruth Rocha, e é um grande presente para a imaginação da sua criança, que desbravará o mundo junto de um amigo bastante peculiar: um dinossaurinho. 🦕

Nessa aventura mágica, os pequenos e pequenas poderão conhecer a forma como o petróleo se forma e como é utilizado, por exemplo. E, com isso, aprenderá muito mais sobre a história da humanidade, como um todo!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Meu Amigo Dinossauro” na Loja Leiturinha!

Ziraldo para Crianças

Ziraldo para Crianças

A coleção Ziraldo para Crianças é composta por três livrinhos, que trazem para as crianças o universo encantador do nosso grande cartunista: Ziraldo! Em O Menino Marrom temos a história de uma grande amizade entre duas crianças, o menino marrom e o menino cor de rosa. Entre muitas aventuras da infância, o tempo passa e eles crescem. Mas e como fica a amizade? Ela supera diferenças e se estende pela vida.

Já em O Menino e Seu Amigo, Ziraldo nos presenteia com a sua autobiografia, em uma passadela por sua relação com o seu avô que, ainda que pouco dissesse, muitas vezes com apenas um olhar, lhe ensinava sobre o mundo!

E, para abrilhantar a coleção, a Menina Nina – Duas Razões para não Chorar, é um livro para chorar. A Menina Nina e sua vovó Vivi têm a sua história narrada de um jeito delicado, que trata sobre a finitude da vida em uma forma terna e serena de falar do tempo. ❤️

👉 Clique aqui para conferir a coleção “Ziraldo para Crianças” na Loja Leiturinha!

Uma História para Ana

Uma História para Ana

Ana é uma menina cheia de curiosidade, que embarca, junto de seu pai, em uma vida cheia de aventuras na imaginação, inspirando em seu pai a vontade de acolher um sonho antigo: o de se tornar um escritor. ✍️

O livro Uma História para Ana é uma homenagem à grande Ana Maria Machado, mais uma das grandes escritoras da literatura infantil brasileira. Além disso, é mais um livro Original Leiturinha!

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “Uma História para Ana” na Loja Leiturinha!

Você gostou da nossa lista de obras clássicas da literatura infantil brasileira? E das dicas da Leiturinha para sua família? Se você quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças, então chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Categorias:
Leitura
Escrito por Blog Leiturinha
A equipe do Blog Leiturinha é formada por especialistas em educação, literatura infantil, parentalidade e desenvolvimento infantil.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Você já deve ter ouvido a expressão: o melhor presente é estar presente! Apesar de muitas vezes repetida, sobretudo em datas comemorativas, essa frase carrega um lembrete para pais, mães e pessoas responsáveis. Afinal, sua presença e participação ativa na criação dos...

Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

Por vezes, as crianças sentem medo: medo do escuro, de dormir sozinha, de trovões, de pessoas estranhas ou fantasiadas e de mudanças, por exemplo. Além disso, muitas crianças sentem medo de monstros, já que são criaturas assustadoras e ameaçadoras para muitas delas....

Quem é você na literatura infantil brasileira?

Quem é você na literatura infantil brasileira?

A literatura infantil brasileira é vasta e rica em diversidade. Afinal, existem histórias sobre todo tipo de criança! Ao viverem grandes e inesquecíveis aventuras, esses personagens ficaram marcados para sempre na imaginação das pequenas e dos pequenos leitores. Por...

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Você já deve ter ouvido a expressão: o melhor presente é estar presente! Apesar de muitas vezes repetida, sobretudo em datas comemorativas, essa frase carrega um lembrete para pais, mães e pessoas responsáveis. Afinal, sua presença e participação ativa na criação dos...

Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

Por vezes, as crianças sentem medo: medo do escuro, de dormir sozinha, de trovões, de pessoas estranhas ou fantasiadas e de mudanças, por exemplo. Além disso, muitas crianças sentem medo de monstros, já que são criaturas assustadoras e ameaçadoras para muitas delas....

Quem é você na literatura infantil brasileira?

Quem é você na literatura infantil brasileira?

A literatura infantil brasileira é vasta e rica em diversidade. Afinal, existem histórias sobre todo tipo de criança! Ao viverem grandes e inesquecíveis aventuras, esses personagens ficaram marcados para sempre na imaginação das pequenas e dos pequenos leitores. Por...

5 autores famosos que já escreveram livros infantis

5 autores famosos que já escreveram livros infantis

A literatura brasileira, além de rica, carrega consigo todo o colorido da nossa diversidade cultural. E você sabia que existem grandes escritores e escritoras do nosso país que também já escreveram livros para o público infantil? Pensando nisso, queremos incentivar a...

17 Comentários

  1. silva

    gostei des livros

    Responder
  2. Silvia

    A bolsa amarela foi o primeiro livro que li na minha vida,vendo agora viagei,q legal.

    Responder
  3. Alessandra Almeida Santos

    Amei conhecer essa página através da minha comadre que me marcou.
    Parabéns por esse trabalho maravilhoso.

    Responder
  4. Cristiane

    Adorei as dicas.

    Responder
  5. Valentina Moura e Silva de Lucena Pombal

    Adorei esse blog.Minha mãe já tem cadastro no leiturinha e eu adoro os livros.Muito boa ideia criar o blog.

    Responder
  6. Ana Clara Cesquim Paiva

    Essa pesquisa foi muito útil para eu fazer o trabalho da feira cultural 😍 Sobre a :
    Literatura Infantil

    Responder
  7. Jailse

    Amo os livros do Alvaro Ottoni de Menezes!

    Responder
  8. Valeria

    Já salvei todos para comprar …. Blog do leiturinha sempre nos auxiliando nas escolhas… Obrigada … Parabéns ! Sou assinante e fã do Leiturinha e já fiz várias indicações para amigas que assinaram e estão amando. Super indico!

    Responder
  9. THAIS

    Sou apaixonada pelo Bolsa Amarela!

    Responder
  10. Vanessa Bertacchini

    O livro “O meu pé de laranja lima” ficou marcado na minha infância, lembro das horas deliciosas que passei desfrutando das suas páginas e das lágrimas que derramei por conta da emoção. Ótima leitura, eu recomendo.

    Responder
  11. Ramony

    Amor a bolsa amarela era Meu livro de cabeceira quando criança ainda hoje lembro de algumas histórias como o Alfinete de fralda. Também tinha o Gato malhado e andorinha sinhá a primeira história de amor de minha infância…estes são apenas uns entre tantos que fizeram parte de minha infância…. Saudades.

    Responder
  12. Osmar dos Reis Pereira

    Eu li e ficou gravado na memória para sempre Meu Pé de Laranja Lima. Outro livro que marco muito foi: O Velho e o Mar- Ernest Hemingway.

    Responder
  13. Cleo

    Amei estar aqui.

    Responder
  14. Rosângela Rodrigues Carvalho

    Ótima dicas de leitura. Essas sinopses estão perfeitas.👏👏👏❤

    Responder
  15. Flávia Oliveira

    Alguém sabe o nome do livro que fala como surgiu a necessidade de o homem inventar as coisas? Vivia esse homem e sua família e ele criava as coisas. Porém, faz muitos anos que li e me recordo vagamente. Se alguém souber, por favor me diga, faz tempo que o procuro.

    Responder
  16. agatha

    Faltou o ” Ana, levada da breca”

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boa leitura!