5 clássicos da literatura infantil brasileira que todo mundo deveria conhecer

por | abr 30, 2019 | 17 Comentários

A literatura infantil brasileira é riquíssima, cheia de autores, autoras e histórias que marcaram gerações de crianças, tornando-se verdadeiros clássicos! Afinal, quem aqui não conhece pelo menos um livro infantil de Ziraldo, Monteiro Lobato, Ruth Rocha ou Lygia Bojunga Nunes, por exemplo? Aliás, algumas dessas histórias fizeram taaanto sucesso que acaram até se tornando filmes, ganhando as telonas do cinema em adaptações lindas e emocionantes (confira 8 filmes brasileiros inspirados em livros infantis). Em uma homenagem a toda a diversidade e riqueza da nossa literatura brasileira, nós reunimos aqui 5 livros infantis que marcaram a literatura infantil brasileira. Confira:

1. A bolsa amarela – Lygia Bojunga

classicos da literatura infantil 1Raquel é a filha caçula em uma família que não leva muito a sério seu universo infantil. Ela tem três principais desejos: ser gente grande, ter nascido menino e virar escritora. Uma bolsa amarela, vinda dos desapegos da tia, parece ser o lugar ideal para abrigar esses desejos e outras histórias, em uma narrativa que mescla o real e o imaginário. Esta obra premiada é uma das mais importantes da autora Lygia Bojunga Nunes.

2. Marcelo, marmelo, martelo – de Ruth Rocha

classicos da literatura infantil 2

Os personagens dos três contos deste livro são crianças que resolvem seus impasses com muita vivacidade: Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela superam as diferenças e Caloca compreende a importância da amizade. Ruth Rocha torna encantada qualquer situação por mais comum que pareça…

3. O meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos

classicos da literatura infantil 3

Uma emocionante história de Zezé, um garotinho de 5 anos de uma família grande e carente. Zezé toma conta do seu irmão mais novo, enquanto seus pais enfrentam dificuldades para sustentar os filhos. Este livro também virou telenovela e foi sucesso nas telas de cinema.

4. A história dos pingos – Mary França

A-Historia-dos-Pingos-Mary-Franca-e-Eliardo-Franca-1715301

Apesar de semelhantes, cada pingo tem sua cor… Este livro, escrito por Mary França, revela a criação dos 7 personagens: Pingo-de-Flor, Pingo-de-Fogo, Pingo-de-Ouro, Pingo-de-Sol, Pingo-de-Mar, Pingo-de-Céu e Pingo-de-Lua. Ao longo da história, os pequenos leitores desvendam as relações entre as cores dos pingos e a personalidade de cada um. A leitura também é um momento de descoberta para as crianças que se identificaram com as características de cada pingo.

5. O Menino Maluquinho – Ziraldo

o-menino-maluquinho

O menino maluquinho é uma série de quadrinhos eternizados na infância de muitas crianças. O Menino Maluquinho saiu das páginas dos livros para a TV, virou série, novela, peças teatrais, filmes, óperas e tema de diversos produtos infantis.

E você? Qual clássico da literatura infantil brasileira marcou a sua infância? 

Para incentivar o hábito da leitura e o gosto pela literatura e ainda ter deliciosos momentos de leitura em família, faça parte da Leiturinha!
Categorias:
10+ | 4 - 6 | 7 - 10 | Idade | Leiturinha | Livros | Sem autor
Escrito por oculto
Relacionados
Aniversário da Leiturinha: completamos 7 anos com muita festa!

Aniversário da Leiturinha: completamos 7 anos com muita festa!

Maio é o mês de aniversário da Leiturinha! 🥳 Muita coisa já aconteceu de 2014 para cá...  Até agora, são 7 anos de muita dedicação de uma grande família (a nossa!) que trabalha incansavelmente para levar até a sua casa não apenas livros – mas também experiências de...

Aniversário da Leiturinha: completamos 7 anos com muita festa!

Aniversário da Leiturinha: completamos 7 anos com muita festa!

Maio é o mês de aniversário da Leiturinha! 🥳 Muita coisa já aconteceu de 2014 para cá...  Até agora, são 7 anos de muita dedicação de uma grande família (a nossa!) que trabalha incansavelmente para levar até a sua casa não apenas livros – mas também experiências de...

Você já fez simpatia para descobrir o sexo do bebê?

Você já fez simpatia para descobrir o sexo do bebê?

Assim que a gravidez é anunciada, o casal, os amigos e toda a família ficam sedentos por uma coisa: descobrir o sexo do bebê! Mas até a tão esperada resposta chegar, como segurar a ansiedade e a curiosidade? Afinal, antes do veredito do ultrassom, é possível...

17 Comentários

  1. silva

    gostei des livros

    Responder
  2. Silvia

    A bolsa amarela foi o primeiro livro que li na minha vida,vendo agora viagei,q legal.

    Responder
  3. Alessandra Almeida Santos

    Amei conhecer essa página através da minha comadre que me marcou.
    Parabéns por esse trabalho maravilhoso.

    Responder
  4. Cristiane

    Adorei as dicas.

    Responder
  5. Valentina Moura e Silva de Lucena Pombal

    Adorei esse blog.Minha mãe já tem cadastro no leiturinha e eu adoro os livros.Muito boa ideia criar o blog.

    Responder
  6. Ana Clara Cesquim Paiva

    Essa pesquisa foi muito útil para eu fazer o trabalho da feira cultural 😍 Sobre a :
    Literatura Infantil

    Responder
  7. Jailse

    Amo os livros do Alvaro Ottoni de Menezes!

    Responder
  8. Valeria

    Já salvei todos para comprar …. Blog do leiturinha sempre nos auxiliando nas escolhas… Obrigada … Parabéns ! Sou assinante e fã do Leiturinha e já fiz várias indicações para amigas que assinaram e estão amando. Super indico!

    Responder
  9. THAIS

    Sou apaixonada pelo Bolsa Amarela!

    Responder
  10. Vanessa Bertacchini

    O livro “O meu pé de laranja lima” ficou marcado na minha infância, lembro das horas deliciosas que passei desfrutando das suas páginas e das lágrimas que derramei por conta da emoção. Ótima leitura, eu recomendo.

    Responder
  11. Ramony

    Amor a bolsa amarela era Meu livro de cabeceira quando criança ainda hoje lembro de algumas histórias como o Alfinete de fralda. Também tinha o Gato malhado e andorinha sinhá a primeira história de amor de minha infância…estes são apenas uns entre tantos que fizeram parte de minha infância…. Saudades.

    Responder
  12. Osmar dos Reis Pereira

    Eu li e ficou gravado na memória para sempre Meu Pé de Laranja Lima. Outro livro que marco muito foi: O Velho e o Mar- Ernest Hemingway.

    Responder
  13. Cleo

    Amei estar aqui.

    Responder
  14. Rosângela Rodrigues Carvalho

    Ótima dicas de leitura. Essas sinopses estão perfeitas.👏👏👏❤

    Responder
  15. Flávia Oliveira

    Alguém sabe o nome do livro que fala como surgiu a necessidade de o homem inventar as coisas? Vivia esse homem e sua família e ele criava as coisas. Porém, faz muitos anos que li e me recordo vagamente. Se alguém souber, por favor me diga, faz tempo que o procuro.

    Responder
  16. agatha

    Faltou o ” Ana, levada da breca”

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *