Experimentar é algo indispensável para o amadurecimento dos pequenos. Conteúdos inovadores transmitidos por meio dos livros, além de auxiliarem no processo de aprendizagem, estimulam o hábito da leitura e, se adequados ao interesse dos pequenos, podem se tornar seu passatempo favorito. O patinho (in)verso: aventuras com brinquedos, das autoras Kate Manhães e Rhelga Westin, é um exemplo de livro que transcende a leitura de histórias e passa a ser instrumento de experimentação, ao ensinar os pequenos a criarem ecobrinquedos.

O patinho (in)verso: aventuras com brinquedos – Kate Manhães e Rhelga Westin

patinho_inverso

Vocês sabem o que são ecobrinquedos? Esta obra convida os pequenos a participarem de uma aventura fantástica e muito criativa. Imaginem só: criar brinquedos sem gastar nada, com coisas, muitas vezes descartáveis, que temos em nossa casa! Segundo as autoras deste livro, sua história foi inspirada em um conto muito antigo: o Patinho Feio. Incorporado à imaginação de Pedrinho, personagem deste livro, nasceu o Patinho (in)verso, um mestre em reciclagem que vem com a missão de ensinar a lançar um novo olhar sobre nós, as coisas e o mundo. Esta é uma obra que tem o intuito de levar conhecimento, diversão e arte para crianças de várias faixas etárias, realidades sociais e lugares do mundo.

Por que recomendamos este livro?

No contexto da literatura infantil, é preciso que o potencial do leitor em questão seja explorado. Livros que mesclam atividades práticas, interações, imagens e texto, ultrapassam a função de instrumento formador e transformam a leitura em um ato de construção livre, criativa, despretensiosa e ativa. Além disso, abre possibilidades para uma experiência artística, crítica e literária.

*Créditos da imagem: fotógrafo Rodrigo França

O patinho (in)verso: aventuras com brinquedos faz parte da seleção de livros que a Leiturinha já enviou no Kit Leiturinha. Para fazer parte do clube, cadastre pelo site www.leiturinha.com.br.

Leia mais:

Profile photo of Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela equipe de curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.