O que são jogos literários?

mar 16, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você certamente sabe o que é um livro, não é mesmo? De forma geral, livro é o nome dado ao conjunto de folhas unidas, cobertas por uma capa. Os livros podem ser de papel ou pano, por exemplo, e conter textos, imagens, ilustrações, fotografias e muito mais. Mas, então, o que seria um jogo literário? 🤔 Se você também ficou curioso(a) e quer descobrir como os jogos e a literatura podem se unir para criar experiências fantásticas, continue a leitura deste texto! A seguir, vamos falar mais sobre os jogos literários e seus benefícios para o desenvolvimento infantil. Acompanhe!

Leia mais:
👉 Quando começar a ler para o bebê?
👉 10 livros com mulheres inspiradoras para crianças
👉 5 clássicos da literatura infantil brasileira

O que são jogos literários?

Jogos literários são obras interativas, que utilizam personagens, cenários e outros aspectos das histórias como pano de fundo para a criação de jogos. Nesse sentido, são atividades divertidas, que exploram a criatividade e incentivam que os pequenos e pequenas brinquem com a narrativa. 😜 É o caso dos livros de atividades, caixas de histórias, diários, livros de montar, álbuns de colorir e muito mais.

Por isso, pais, mães e pessoas responsáveis podem apostar na ludicidade dos jogos literários para estimular o desenvolvimento infantil. Afinal, para além dos livros, os jogos literários também são uma outra maneira bastante interessante de envolver os pequenos e pequenas com o universo da literatura.

Ainda, é importante ressaltar que os jogos literários podem abordar diferentes temas e apoiar o desenvolvimento de habilidades, como a leitura, a escrita, a imaginação, o raciocínio lógico, a concentração, a memória, o autoconhecimento, a coordenação motora e até o trabalho em equipe. Além disso, os jogos literários podem ser utilizados para apresentar os números para os pequenos e pequenas, apoiar a alfabetização das crianças e estreitar os laços entre adultos e crianças, já que permitem momentos divertidos em família.

Como utilizar os jogos literários com as crianças?

Há diferentes formas de inserir os jogos literários no dia a dia dos pequenos e pequenas. Uma dica é procurar por um assunto que chame a atenção das crianças, como animais, piratas ou dinossauros, por exemplo. Além disso, existem inúmeros tipos de jogos literários. Por isso, ofereça opções diferentes para sua criança e descubra as suas preferências!

E que tal estabelecer um momento específico do dia, para que toda a família participe desta atividade animada? Pode ser antes do jantar ou aos fins de semana, quando adultos e crianças estão mais disponíveis para interagir e se divertir. O importante é que todos estejam, de fato, presentes e vivenciem este momento de integração com os pequenos e pequenas, tudo bem? 😉

Por fim, alguns jogos literários são especialmente interessantes porque apresentam obras clássicas de maneira desafiadora, incentivando novos olhares para as histórias já conhecidas pelas crianças. Por isso, uma sugestão é fazer perguntas e ouvir as respostas dos pequenos e pequenas sobre esses personagens e enredos famosos.

Dicas de jogos literários para os pequenos

Agora que você já sabe porque os jogos literários são bastante úteis para o desenvolvimento infantil, vamos conhecer algumas dicas de obras interativas para as crianças? Confira abaixo algumas opções da Loja Leiturinha para os pequenos e pequenas, com as quais eles irão aprender e se divertir:

Meus Segredinhos: O Pequeno Príncipe

Meus Segredinhos: O Pequeno Príncipe

Meus Segredinhos: O Pequeno Príncipe é uma obra que propõe uma brincadeira de autoconhecimento! Por isso, esse jogo literário acompanha uma caneta mágica, que é a responsável por guardar os segredos e sonhos do seu pequeno ou pequena. Afinal, essa caneta tem tinta branca, que só mostra o que está escrito com a luz azul! Demais, não é mesmo? Nesse sentido, a magia é a alegoria perfeita para esse diário especial, que tem como pano de fundo a clássica obra de O Pequeno Príncipe. 👑

👉 Clique aqui para conferir o jogo literário “Meus Segredinhos: O Pequeno Príncipe” na Loja Leiturinha!

Lendo a Lenda: Papa-Páginas

Lendo a Lenda: Papa-Páginas

O objetivo do jogo Lendo a Lenda: Papa-Páginas é apresentar para as crianças algumas das lendas do folclore brasileiro, evidenciando o que nossos personagens fazem para proteger a flora e a fauna das ameaças dos inimigos da natureza. 🌳🌳 Assim, as histórias do Saci-Pererê, Curupira e Caipora, por exemplo, são contadas para os pequenos, que devem adivinhar quem são eles entre os diferentes Papa-Páginas do livro. E a experiência fica ainda mais interessante com os QR Codes impressos no verso de cada Papa-Página, que levam para animados videoclipes!

👉 Clique aqui para ver o jogo literário “Lendo a Lenda: Papa-Páginas” na Loja Leiturinha!

Vai, Lobo!

Vai, Lobo!

No jogo literário Vai, Lobo! 🐺 as crianças irão reencontrar alguns dos personagens mais queridos da literatura mundial, como a Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau e os Três Porquinhos. Por isso, essa é uma nova experiência de leitura, uma outra forma de se conectar com os clássicos da literatura! Além disso, este jogo tem níveis de dificuldade diferentes, o que possibilita que pequenos e pequenas de várias idades aproveitem igualmente. Ele estimula a coordenação motora, agilidade e concentração e também a criatividade e a imaginação!

👉 Clique aqui para descobrir o jogo literário “Vai, Lobo!” na Loja Leiturinha!

Livros Criativos Para Todas as Idades

Livros Criativos Para Todas as Idades

A coleção Livros Criativos Para Todas as Idades conta com duas obras incríveis, que divertem adultos e crianças. São elas: Acredite! e Destrua Este Diário. Na primeira, a leitura é totalmente interativa e o projeto conta com mensagens que procuram estimular os pequenos e pequenas a contribuir com a transformação do mundo. Já na segunda, a obra procura incentivar a criatividade e levar as crianças a refletir sobre temas como as convenções sociais.

👉 Clique aqui para comprar a coleção “Livros Criativos Para Todas as Idades” na Loja Leiturinha!

Tá Doido?!

Tá Doido?!

O jogo literário Tá Doido?! explora a clássica narrativa de Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Nesse jogo de tabuleiro e de cartas, os participantes precisam ler a história para um melhor desempenho, respondendo a perguntas sobre a aventura de Dom Quixote e “pagando micos” ao ter de imitar muitas das loucuras do cavaleiro da triste figura!

👉 Clique aqui para saber mais sobre o jogo literário “Tá Doido?!” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas sugestões de jogos literários? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais