5 dicas para brincar com as Surpresinhas Leiturinha de dezembro

dez 4, 2020 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Chegou dezembro, o último mês de um ano muito diferente para todos nós! E para as crianças, em especial, foi um momento bastante desafiador. Afinal, tivemos que ter um olhar diferente para o home office, para as aulas on-line, para as festas de aniversário à distância e até para aproveitar os finais de semana. Pensando nisso, queremos apresentar para você as Surpresinhas Leiturinha de dezembro!

Na verdade, mais do que só apresentar, queremos trazer também 5 dicas para brincar com as Surpresinhas Leiturinha deste mês. Ou seja, com um olhar novo, assim como tivemos ao longo deste ano todo. Vamos lá?

5 dicas para brincar com as Surpresinhas Leiturinha de dezembro

Chuveirinho Juca

Surpresinha Leiturinha de dezembro: Chuveirinho

A Surpresinha Leiturinha do mês de dezembro para os Leitores de Berço e Leitores Brincantes é o Chuveirinho Juca! Ele será um grande companheiro dos pequenos e pequenas na hora do banho e também nas brincadeiras ao ar livre.

Funciona assim: primeiro, os pais ou responsáveis deverão encher o chuveirinho de água. Através dos buraquinhos, a água irá escorrer, transformando os momentos em família em uma grande diversão. E o Chuveirinho Juca também servirá como saboneteira para decorar o banheiro dos pequenos! 

Agora, que tal criar novos momentos com o Chuveirinho Juca? Descubra abaixo 5 atividades para você usar a Surpresinha Leiturinha com seus filhos. A ideia é que, desde sempre, você mostre às crianças o quanto elas podem ir além com os brinquedos e com as atividades propostas!

  • Prepare o banho do seu pequeno e coloque a música do Mundo Bita – Chuva Chove
  • Use o chuveirinho para desenvolver a coordenação motora fina e peça que seu bebê coloque e retire de dentro dele alguns objetos, como a chupeta ou a escova de cabelo. 
  • Carimbe o Chuveirinho Juca na massinha de modelar.
  • Encha o chuveirinho de areia para construir castelinhos com seu pequeno ou pequena. 
  • Brinque de ser artista com seu pequeno: faça uma tinta caseira comestível e brinque de pintar usando os furinhos do chuveirinho!

 

Girocóptero

Surpresinha Leiturinha de dezembro: Girocóptero

Voar sempre esteve presente na ludicidade das crianças. Isso porque remete à liberdade, aos desafios e inspira as crianças a ver como o mundo é gigante! Pensando nisso, preparamos uma Surpresinha Leiturinha muito especial para os Pré-leitores e Leitores Iniciantes do Clube, que certamente lembrará a infância de alguns pais: o Girocóptero!

Além de estimular a coordenação motora, o girocóptero é uma ótima oportunidade para brincar em família. Veja abaixo algumas atividades que organizamos para vocês se divertirem com o Girocóptero:

  • Faça uma competição de quem consegue chegar mais alto.
  • Faça bolhas de sabão e tente estourá-las com o girocóptero.
  • Busquem imagens reais de um girocóptero, seja na internet ou em livros. 
  • Crie em casa outros modelos de girocópteros, com papel e clips, por exemplo.
  • Aproveite o momento para conhecer uma música nova que fale sobre voar! Aqui está nossa sugestão: Alceu Valença – Eu Vou Fazer Você Voar. Será que seu pequeno ou pequena já conhece essa canção?

 

Tangram

Surpresinha Leiturinha de dezembro: Tangram

Por fim, os Leitores em Processo, Leitores Fluentes e Leitores Críticos do Clube Leiturinha receberão neste mês o Tangram! Também conhecido como o quebra-cabeça chinês, o Tangram já é famoso no mundo todo. E, diferente do quebra-cabeça comum, ele possui infinitas possibilidades de montagem a partir de suas sete peças.

Dessa forma, com o Tangram, os pequenos e pequenas irão desenvolver a criatividade, o raciocínio, a construção e a visualização das figuras geométricas, por exemplo. Quer conhecer algumas atividades que são possíveis com o Tangram? Confira a seguir!

  • Proponha a gravação de um vídeo em stop-motion, como a filmagem de alguma forma geométrica se mexendo.
  • Divida a sua família em dois times e cada um terá que adivinhar qual animal o outro time está montando.
  • Crie desafios, como “20 minutos para montar o alfabeto todo”. 
  • Incentive o seu pequeno ou pequena a conhecer mais sobre a história do Tangram
  • Faça fichas com contas matemáticas e peça para que as crianças construam os resultados com as formas do Tangram. 

Ah! E junto com o Tangram você recebeu uma tag com mais modelos de formas para criar, não é mesmo? Clique aqui e baixe o material completo!

 

Espero que tenham gostado das Surpresinhas Leiturinhas de dezembro! Conte para nós quais brincadeiras mais agradaram as crianças e quais foram as novas descobertas do mês. E, se puder, tire uma foto, use a #leiturinha e compartilhe com a gente!

Para receber Surpresinhas incríveis como essas e incentivar a leitura, a diversão e o aprendizado em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha. Acesse já!

Leia mais:

Marina Monteiro

Sonha com um mundo onde todo mundo tenha acesso à educação. Publicitária que produz conteúdo e entrega, de maneira criativa, conhecimento e diversão.

    Acompanhe nossas redes sociais