Jogos, enigmas, quebra-cabeças e outras atividades lúdicas são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos seres humanos. E não é de hoje que essas brincadeiras são utilizadas para enriquecer o conhecimento: o Tangram, por exemplo, é um desses jogos milenares, que são utilizados para estimular a atividade cerebral. Ele é tão interessante que, ainda nos dias de hoje, cativa adultos e crianças em todo o mundo. Quer saber mais? Acompanhe a leitura e conheça mais sobre o Tangram! 🔺 Vamos lá?
Leia mais:
👉 14 brincadeiras para fazer dentro de casa
👉 Como fazer tinta caseira para as crianças
👉 Aprenda a fazer massinha de modelar em casa
O que é o Tangram?
O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo. Afinal, uma das suas características principais é poder ser jogado por pessoas de diversas faixas etárias, desde pequenos e pequenas a adultos!
Acredita-se que o Tangram surgiu na China durante a dinastia Song (960-1279 d.C.). Na época, ele era visto como um dos mais famosos testes utilizados para estudar a inteligência humana. Para quem não conhece, o jogo basicamente funciona assim:
- O Tangram é formado por 7 peças;
- São 2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo;
- Com essas peças, chamadas de “tans”, é possível criar diversas formas e figuras!
Os benefícios desta brincadeira são muitos: enquanto as crianças se divertem montando figuras, eles treinam diversas habilidades! Como a visão espacial, a criatividade, as formas geométricas, o raciocínio lógico, a imaginação e muito mais. Tudo isso, enquanto aprimoram suas competências em resolver problemas!
Nesse sentido, a prática do Tangram leva quem está brincando a desenvolver inúmeras aptidões, que vão além da resolução do quebra-cabeças em si. E influenciam positivamente outras áreas da vida social, emocional e cognitiva dos jogadores. 😉
Lenda do Tangram
Existem várias lendas acerca do surgimento do Tangram. E dentre as histórias mais populares, estão as lendas: O Mensageiro e o Imperador e O Discípulo e o Mestre.
Na verdade, ninguém sabe ao certo qual das duas é a verdadeira. Ou mesmo se existe ainda outra história por trás da brincadeira do Tangram! Entretanto, mesmo que não saibamos ao certo qual delas é a real, essas duas histórias contribuem para deixar a tarefa de montar o seu Tangram ainda mais divertida e prazerosa, cheia de aventuras e de emoção.
Por isso, quer conhecer um pouquinho destas histórias? 💬 Vamos lá!
O Mensageiro e o Imperador
Cerca de 4.000 atrás, um mensageiro incumbido de levar um espelho quadrado (ou uma placa de jade) ao imperador Tan, quebrou o objeto quando o deixou cair no chão. Com isso, o espelho partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado perfeito.
Contudo, enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado. Segundo conta a lenda, cada forma que ele conseguiu criar representa uma virtude chinesa. Sendo uma delas, a paciência!
Finalmente, o mensageiro conseguiu recriar o espelho quadrado e enviou o objeto ao imperador. Mas, antes, mostrou a seus amigos as formas que ele acabara de criar. Impressionados, cada um deles desejou criar o seu próprio Tangram. E o incidente acabou se tornando uma grande inspiração para todos eles!
O Discípulo e o Mestre
Um jovem chinês despedia-se do seu mestre para fazer uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
– Com esse espelho, registrarás tudo o que vires durante a viagem para me mostrares na volta!
O discípulo, surpreso, indagou:
– Mas mestre, como poderei mostrar-lhe, com um simples espelho, tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia essa pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos e quebrou-se em sete peças.
Então, o mestre disse:
– Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viste durante a viagem!
Os benefícios do Tangram
Raciocínio lógico, prática das composições geométricas e incentivo à criatividade são apenas alguns dos principais benefícios que o Tangram pode trazer para seus praticantes, que podem ser adultos ou crianças. Afinal, existem alguns destes quebra-cabeças adaptados para diversas faixas-etárias, inclusive os mais pequenos e pequenas!
Além disso, os pais, mães e outros responsáveis que incentivam a brincadeira com o Tangram também podem verificar uma melhora nos desempenhos da sociabilização, comunicação, coordenação motora, noção espacial e concentração, por exemplo.
Ainda, o Tangram é uma atividade muito importante para o cérebro: este quebra-cabeça é capaz de estimular tanto o lado esquerdo do cérebro (responsável pela lógica) quanto o lado direito (que é encarregado das informações abstratas). 🧠 Portanto, ao realizar esta atividade lúdica, é possível:
- Exercitar a resolução de problemas, pois para montar cada figura é necessário planejar onde cada peça será colocada;
- Estimular a criatividade, porque as peças permitem formar várias figuras (sendo que algumas dessas imagens podem ser montadas de maneiras distintas);
- Melhorar a noção espacial, pois o Tangram exige que as peças sejam posicionadas e rotacionadas, levando o cérebro a trabalhar as regiões responsáveis pelo reconhecimento e posicionamento de formas geométricas.
Imprima o seu Tangram!
Sabendo do caráter interdisciplinar do Tangram e da sua importância enquanto recurso didático, que auxilia o desenvolvimento do raciocínio lógico e apoia o ensino da matemática, das ciências, artes e história, a Leiturinha criou um Tangram! Especialmente para seu pequeno ou pequena. ❤️ Para isso, acesse o Tangram da Leiturinha! Basta imprimir e recortar para começar a diversão com as crianças.
👉 Clique aqui para acessar o Tangram da Leiturinha!
Figuras para montar com as crianças
Selecione cada uma das imagens para abrir em tamanho maior!
Dicas da Leiturinha
Quer levar outras opções de Tangram para a sua casa? Então, confira abaixo algumas sugestões da Loja Leiturinha para sua família:
Meu Primeiro Tangram
Meu Primeiro Tangram é um brinquedo feito de madeira! São 74 peças e 12 cartelas educativas, que irão guiar a montagem do Tangram para as crianças. É, portanto, uma opção bastante divertida e mais resistente para estimular as habilidades dos pequenos e pequenas!
👉 Clique aqui para comprar o brinquedo “Meu Primeiro Tangram” na Loja Leiturinha!
Tangram
Nesta versão do Brinquedo Tangram, além do tabuleiro e 7 peças grandes e grossas de madeira reflorestada (que são ideais para as crianças), o jogo acompanha 24 fichas com desafios e soluções para montar! Demais, não é?
👉 Clique aqui para conferir o brinquedo “Tangram” na Loja Leiturinha!
Você gostou da nossa matéria especial sobre o Tangram? Não deixe de se divertir com um dos jogos mais legais e incríveis da história! Tangram é sinônimo de diversão, alegria e brincadeira. Sem abrir mão do pensamento analítico e do aprendizado que ele pode trazer para adultos e crianças!
E se você quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️
muito interessante
Muito bom
Essa página me ajudou muito a elaborar meu trabalho escolar, obrigado!
Muito bom, obrigada pelas esplicaçoēs sobre o tamgram .
Gostei
obrigado esse blog me ajudou muito a fazer meu trabalho obrigado
Gostei muito das dicas sobre o Tangram. Muito interessante para trabalhar com as crianças para estimular o pensamento e a criatividade.
Adorei a página. Super explicativa e me ajudou muito a fazer um projeto com os meus alunos. Parabéns.
Isso me ajudou no meu trabalho
Gostei. Adoro estimular minha filha de 04 anos. Vou imprimir.
Me ajudou muito no meu trabalho escolar. Agora sempre vou ver esse site antes de qualquer trabalho ou para tirar alguma dúvida.
muito bom, me ajudou no trabalho escolar. OBRIGADA
Eu quero tbmm amei muito bom
Muito bom;
e todas as informações estão corretas.parabéns
Ótimo conteúdo sobre a história do Tangran!
Gostei muito!
maneiro
gostei
Conheço o “Leiturinha através do meu filho que assinava para sua filha, e gosto muito.
Obaa, ficamos super contentes em saber isso, Cleuza!