5 programas para os pequenos que abordam alimentação infantil

mar 26, 2019 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

É difícil falar de alimentação infantil com os maiores envolvidos. Sim, estamos falando das próprias crianças. A hora das refeições não precisa ser aquele enorme desafio. A resistência de muitos pequenos às opções que oferecemos está ligada a muitas causas. De seu processo de individualização, em que descobre ser capaz de ter gostos, até mesmo problemas de saúde ou hipersensibilidade.

Mas um fator é um tanto simples de resolver: o desconhecimento dos alimentos. Já pensou que estranho deve ser ver um brócolis pela primeira vez, completamente diferente de tudo que já se viu antes, com uma textura que não parece nada que se provou anteriormente? Com certeza você também ficaria de cara amarrada ou se recusaria a comer aquilo. Resolver isso é bem fácil: fale sobre os alimentos, mostre para as crianças de onde eles vêm e envolva-as no processo. Michael Pollan, jornalista americano que publicou vários livros sobre alimentação saudável e nossa relação com a comida, sugere que conhecer e se envolver faz a criança entender o que é aquele alimento. Sua sugestão ideal é ter uma pequena horta em casa em que a própria criança colha o que vai comer.

Para aqueles cuja ideia de uma horta é inviável, podemos então estimular as conversas sobre alimentos, não é? E que tal trazer essa conversa para o mundo da criança, com desenhos animados e programas infantis que podem ajudá-la a compreender tudo isso? Preparamos uma lista para você!

5 desenhos animados do Playkids App que abordam alimentação infantil

1. Monster Chefs

Come-come e Monstro do Gongo trabalham como chefes de cozinha em um foodtruck que atende os pedidos de pessoas do mundo inteiro! Sempre que falta algum ingrediente, viajam para descobrir de onde ele vem e como é feito!

2. Beet Party

Essa turminha animada de 5 beterrabas que vivem dentro da geladeira estão sempre arranjando confusão e fazendo música com os novos alimentos que chegam no espaço.

3. Carlos

Carlos é um super-herói pêra que está sempre tentando proteger o menino Juanito das comidas não-saudáveis que o assombram. De chocolate a doce de leite, até marshmallow e pizza, o desenho mostra de forma divertida o que é saudável e o que não é na alimentação infantil.

4. Minichefinhos

Esse é para colocar as crianças na cozinha! Com a supervisão de um adulto, Minichefinhos mostra receitas simples que os pequenos podem seguir para começar a se envolver no preparo dos alimentos.

5. Ticochef (Ticolicos)

Programa que nasceu do clássico Ticolicos em que o mágico de cozinha Ticochef, junto com chefs de cozinha de verdade, receitas gostosas e saudáveis para serem feitas com adultos.

Leia também:

Leo Amaral

Midiálogo que ama livros, músicas e desenhos animados. Acredita que a curiosidade é fundamental e deve estar presente em todas as épocas da vida, e que quando a tecnologia e a educação se encontram o aprendizado pode ficar ainda mais divertido.

    Acompanhe nossas redes sociais