Muito mais do que uma tarefa doméstica ou um afazer do dia a dia, cozinhar é um ato de cuidado e amor! Escolher o prato, separar os ingredientes (se for de uma hortinha caseira, melhor ainda!) e preparar as refeições são coisas que podem até parecer rotineiras, mas são verdadeiros rituais de carinho por aqueles que amamos. Além disso, é preparando e degustando as refeições que muitas famílias conseguem, ainda hoje, dar uma pausa na correria para conversar sobre o dia e a vida.

6 coisas que as crianças aprendem na cozinha

E quando incluímos os pequenos na deliciosa tarefa que é cozinhar, ainda proporcionamos diversos aprendizados e momentos em família. Afinal, as crianças aprendem na cozinha muito mais do que receitas! Ajudar no preparo das refeições, entre outras coisas, estimula a curiosidade, a criatividade e a autonomia dos pequenos. Confira alguns dos aprendizados que a cozinha pode proporcionar às crianças:

1. Desperta o gosto pela culinária

Assim como outros hábitos, quando as crianças ajudam desde cedo nos preparos da cozinha, elas acabam desenvolvendo um interesse maior pela culinária. Claro que o ideal é que tudo aconteça naturalmente e de maneira bem tranquila, respeitando a idade dos pequenos. Esse gosto pela culinária pode ser algo bem positivo para seu filho no futuro, e até mesmo durante a infância.

2. Estimula uma alimentação mais saudável

Isso vale para adultos e crianças! Quando preparamos nossas próprias refeições, prestamos mais atenção e cuidado no que comemos. Por isso, incluir os pequenos na cozinha, vai ensiná-los sobre a importância de uma alimentação saudável e balanceada, estimulando o gosto por frutas, verduras, legumes e pratos para lá de coloridos!

3. Ensina noções de peso, medida e química

Ao preparar as receitas, principalmente de bolos, pães e massas, os pequenos podem ter um contato mais palpável e prático com noções que aprendem na escola, como peso, quantidades, medidas e misturas químicas!

4. Estimula a autonomia e a responsabilidade

Aprendendo a preparar suas próprias refeições – inicialmente das mais simples, até as mais complexas, mais tarde – os pequenos aprendem a “se virar sozinhos”, estimulando a responsabilidade e a autonomia, ao perceberem que podem fazer as coisas por si mesmos e que os pais confiam neles para tanto. Além disso, ao ajudarem na cozinha, as crianças se dão conta do quão trabalhoso pode ser preparar um almoço para a família, valorizando mais este trabalho realizado, na maioria das vezes, pelos adultos.

5. Ensina sobre higiene e cuidado

Junto com a responsabilidade e a autonomia, os pequenos também aprendem a importância de higienizar bem as mãos e os alimentos antes de prepará-los, despertando, assim, a noção de cuidado para com os outros e consigo mesmo também.

6. Proporciona deliciosos e divertidos momentos em família!

Ufa! São muitas coisas que os pequenos podem aprender em alguns minutos ou horas na cozinha, não é mesmo? Mas para que tudo isso de fato aconteça, e de maneira tranquila e gostosa, os momentos dos pequenos na cozinha devem ser permeados de muito afeto, diversão e alegria. Afinal, cozinhar pode render deliciosos momentos entre pais e filhos!

Se animou em levar seu pequeno para a cozinha? Então, confira 4 receitas para fazer em família!

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.