7 curiosidades sobre a Índia para conversar com os pequenos

ago 15, 2018 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Na Edição Um País de Todas as Cores do Playkids Explorer, a turma de Mu e Moscovis foi conhecer a Índia, um país tão diferente do nosso. Para estimular a curiosidade, sua e do seu pequeno, preparamos essa lista com algumas curiosidades sobre a Índia.

Confira 7 curiosidades sobre a Índia:

1. A Índia tem símbolos nacionais

Quando conquistou sua independência, a Índia oficializou diversos símbolos para representar a cultura nacional. Confira os principais:

  • Animal Nacional – Tigre
  • Ave Nacional – Pavão
  • Flor Nacional – Flor-de-lótus
  • Árvore nacional – Figueira
  • Fruta nacional – Manga

2. Roupas muito diferentes (e coloridas!)

As roupas na Índia são muito coloridas e variadas. O principal motivo para isso é a enorme quantidade de culturas e etnias dentro das fronteiras do país, cada uma com métodos diferentes de tingimento, bem como formas diferentes de se obter tecido e de cortá-lo para vestir.

O sári, considerado o traje nacional da mulher indiana, é uma peça de tecido comprida, com até 8 metros, que é vestida envolvendo-se todo o corpo em padrões únicos.

3. Varanasi, uma das cidades mais antigas do mundo

Também conhecida como Benares, Varanasi é uma cidade sagrada com mais de 3000 anos. Todos esses séculos de história transpiram por suas ruas. A cidade recebe milhões de peregrinos todos os anos, em especial de seguidores da religião hindu. Uma das práticas mais comuns no lugar é se banhar nas águas do Rio Ganges ao amanhecer.

4. Hinduísmo: a religião oficial

A religião oficial da Índia é o hinduísmo, cujos seguidores são adeptos, entre muitas coisas, da meditação e do canto de mantras (palavras cantadas em homenagem a divindades específicas).

Suas representações artísticas, seja na música ou na pintura, são muito ricas e sua grande quantidade de deuses e personagens diferentes tornam o tema muito interessante.

5. Yoga, uma prática milenar

Bastante popular hoje, a yoga é um conjunto de saberes sobre saúde, filosofia e fisiologia com mais de 5000 anos. Os primeiros registros encontrados dessas práticas, no entanto, são apenas do século 5 AC.

É bastante popular aqui no Brasil por seu valor como exercício físico e também como forma de meditar e aliviar o stress e as preocupações, mas isso é apenas uma parte de todas as aplicações que tem na Índia.

6. O divertido festival Holi

Festival em que todos saem às ruas e começam uma verdadeira guerra de tintas e pigmentos coloridos. É comemorado durante a chegada da primavera na Índia e é um momento de reunião com família e amigos.

7. O que vai em um tempero Curry

Apesar de ser considerado um prato em muitos lugares fora da Índia, curry é apenas o nome de uma forma de preparo dos alimentos.

Devido à grande variedade de etnias e culturas na Índia, bem como a enorme biodiversidade do país, cada local tem uma receita diferente para os temperos e até vegetais que utilizam em seus pratos curry. É bastante comum, inclusive, que famílias mantenham uma receita única, passada de geração em geração.

Leia também:

Leo Amaral

Midiálogo que ama livros, músicas e desenhos animados. Acredita que a curiosidade é fundamental e deve estar presente em todas as épocas da vida, e que quando a tecnologia e a educação se encontram o aprendizado pode ficar ainda mais divertido.

    Acompanhe nossas redes sociais